Todos os anos, novos tipos de tomate são desenvolvidos através de cruzamentos. Os híbridos diferem em tonalidade e formato e encantam com a produtividade. Muitos residentes de verão continuam a cultivar tomates soviéticos, que não pretendem trocar por outras variedades. Frutifica bem tanto em estufa de filme como no jardim. A cultura não tem medo de doenças e com muito cuidado produz frutos grandes.
Descrição da variedade
O tomate soviético é uma espécie de planta indeterminada. O caule atinge quase 2 metros de altura. O arbusto deve ser amarrado a um suporte e enteado para dar um certo formato e retirar o excesso de brotos.Na zona intermediária, a variedade Sovetsky é plantada em estufa, na região sul o tomate é colhido em campo aberto.
Os frutos amadurecem 120 dias após o período vegetativo. O tomate começa a florescer quando aparecem 9 folhas verdes escuras no caule. Para não reclamar do rendimento, é preciso estudar com atenção a descrição da variedade e os requisitos para o cuidado do arbusto.
É aconselhável deixar não todos os caules que se formaram, mas apenas dois ou um deles, então os cachos de flores se formarão após 3-4 folhas.
A semeadura é realizada 2 meses antes do plantio da cultura no solo, por 1 quadrado. Três arbustos são suficientes para um metro de solo.
Tipo e características das frutas
Vários tomates estão amarrados em um pincel. O tomate verde é de cor verde, quando maduro adquire uma cor carmesim brilhante. O fruto nervurado tem formato achatado e redondo, com uma mancha escura localizada próxima ao caule. Se você ler a descrição da variedade Sovetsky, poderá entender por que os residentes de verão gostam dela.
O peso médio de um tomate é de 400 g, chegando em alguns casos a 700 g.
A polpa densa e carnuda do tomate possui alto teor de:
- açúcares;
- vitaminas;
- minerais.
O primeiro indicador é de 3,5%, o segundo é de 17,5 mg por cento. Os tomates têm muito potássio e contêm fósforo e magnésio. O licopeno, presente na fruta, atua como um antioxidante natural que combate as células cancerígenas que crescem no corpo humano.
Características e análises sobre o sabor do tomate e seu rendimento ajudam a entender por que muitos residentes de verão e horticultores preferem a variedade soviética aos híbridos altamente elogiados. De um arbusto, tanto na estufa quanto no solo, são colhidos até 9 kg de frutos perfumados e apetitosos.
Como você deve se importar?
Os pés altos de tomate de variedade indeterminada são recompensados com uma colheita generosa de tomates lindos e grandes, se forem formados corretamente e na hora certa. Toda semana é necessário retirar os enteados que se formam nas axilas das folhas. Os rebentos laterais não devem atingir os 7 cm, nas estufas da zona média e nos campos abertos da região sul não restam mais de 7 inflorescências. O topo da planta é cortado, devendo haver apenas algumas folhas acima do último pincel.
O arbusto vai se formando até os frutos endurecerem. Dá-se preferência a um talo, depois o sol ilumina os tomates por todos os lados, e eles amadurecem e ganham doçura.
Os tomates são alimentados com fertilizantes minerais que contêm fósforo e potássio. Isso é feito uma vez por semana e meia até que apareçam várias inflorescências.
Os canteiros são cobertos com grama, feno ou serragem. A umidade é mantida no mesmo nível. Não devem cair gotas de água nas folhas, caso contrário os tomates racharão e perderão a doçura.
Os tomates da variedade soviética são usados em saladas e produzem sucos deliciosos. Na estufa, excelentes colheitas amadurecem mesmo em verões frios e úmidos.