A qualidade e o momento de amadurecimento da colheita do tomate são amplamente influenciados pelo período de plantio. Na maioria das vezes, a semeadura é feita no início da primavera, então você deve saber os dias favoráveis para o plantio do tomate em março de 2024. Plantar plantas na época certa ajuda a prevenir uma série de problemas nos cuidados futuros.
- Marcha para semear: prós e contras
- Plantio precoce - problemas com mudas crescidas demais
- Quando semear tomate para mudas em março?
- Dias favoráveis para o plantio de mudas em estufa
- Em terreno aberto
- Para uso doméstico
- Dias desfavoráveis para semeadura e plantio
- O que afeta os tempos de plantio?
- Região
- região de Moscow
- Urais
- Sibéria
- Determinado dependendo da variedade
- Cuidados adicionais com os tomates
Marcha para semear: prós e contras
O plantio de tomate em março de 2024 tem vários aspectos positivos e negativos.
A lista das principais vantagens inclui o seguinte:
- quando semeadas no início da primavera, as mudas terão tempo de crescer até o tamanho desejado e darão frutos no período quente;
- as baixas temperaturas ambientes na primavera não levarão ao ressecamento das plantas frágeis;
- De acordo com o calendário lunar, março tem o maior número de dias favoráveis à semeadura.
A principal desvantagem é o alto risco de retorno de geadas. A semeadura precoce pode resultar na morte de mudas jovens devido à exposição ao frio. Além disso, o solo pode não aquecer totalmente no início da primavera.
Plantio precoce - problemas com mudas crescidas demais
Mudas cultivadas em tempo hábil são a base para uma grande colheita. As mudas devem ser transferidas para o solo com 55-60 dias de idade. O momento exato depende da variedade de tomate cultivado. Se você não transferir as mudas para o solo a tempo, elas crescerão demais. Também as razões para o crescimento excessivo são:
- semeadura precoce;
- iluminação insuficiente;
- condições de temperatura inadequadas;
- rega abundante;
- fertilização frequente.
Mudas crescidas têm baixa imunidade, portanto, é necessário endurecê-las antes de plantá-las no solo. Caso contrário, as plantas provavelmente morrerão. Primeiramente, é necessário deixar as mudas ao ar livre por 2 horas em dias nublados, tempo quente e alta umidade atmosférica. Durante a semana, o procedimento é repetido várias vezes com o aumento do tempo. Depois de uma semana, as mudas ficam ao ar livre por um dia e só depois são transferidas para o solo.
Quando semear tomate para mudas em março?
O momento de semeadura das mudas varia dependendo de vários fatores. É preciso estar atento à variedade de tomate que está sendo cultivado.Via de regra, os fabricantes indicam a época de semeadura recomendada na embalagem das sementes. Os seguintes fatores também são importantes:
- Clima. Com o início da primavera precoce e quente, a semeadura pode ser realizada no início de março e, em caso de clima gelado, é melhor adiar o plantio por 1 a 2 semanas.
- Calendário lunar. O calendário, desenvolvido levando em consideração nuances agroastrológicas, contém informações sobre as fases da lua, o que permite plantar tomate no período mais favorável.
- Estado das mudas. Com cuidados inadequados ou influência externa, as mudas podem não ter tempo de ficar mais fortes no início da primavera e, neste caso, é recomendável atrasar a transferência das plantas para o solo.
Dias favoráveis para o plantio de mudas em estufa
As sementes das mudas para posterior transferência para solo aberto são semeadas na primeira quinzena de março. De acordo com o calendário lunar, os dias de maior sucesso para o plantio de tomates em estufa são de 3 a 5, 10 e 12 de março.
Em terreno aberto
Recomenda-se que mudas de tomate para solo aberto em março de 2024 sejam plantadas nos dias 20, 25, 30 e 31. As sementes de tomate para cultivo em solo aberto são semeadas mais tarde do que as variedades de estufa, para que tenham tempo de crescer mais fortes e adquirir um sistema radicular suficientemente poderoso.
Para uso doméstico
Ao cultivar tomate em um apartamento, a semeadura de mudas pode ser feita do início de março a meados de abril. O período de tempo é aumentado devido ao fato de os pés de tomate crescerem e frutificarem em condições ambientais inalteradas. Para um crescimento ativo e frutificação abundante, é necessário proporcionar um ambiente favorável. Em particular, ao semear mudas em casa, é preciso prestar atenção aos seguintes fatores:
- Condições de temperatura. A temperatura ideal para mudas de tomate durante o dia varia de 18 a 25 graus.À noite, a temperatura pode cair para 12-15 graus.
- Indicador de umidade. Para que as mudas germinem e comecem a se desenvolver na hora certa, o nível de umidade deve estar na faixa de 65-75%.
- Iluminação. Independentemente da variedade de tomate cultivada, as mudas precisam de bastante luz natural. Recomenda-se deixar o recipiente com as mudas no parapeito da janela caso as janelas estejam voltadas para o sul e não estejam cobertas por árvores. Caso haja falta de luz natural, é permitido o uso de iluminação artificial.
Dias desfavoráveis para semeadura e plantio
Não é recomendado semear mudas e transferi-las para campo aberto ou estufa nos dias 12 e 28 de março. Essas datas caem na lua cheia e na lua nova, respectivamente. Durante os períodos de mudança das fases lunares, é melhor não realizar nenhuma ação agrotécnica, pois a Lua afeta os processos de crescimento e desenvolvimento das plantas. Nos momentos em que a Lua passa de uma fase para outra, os sucos se movimentam dentro dos arbustos e o replantio pode atrapalhar o processo.
O que afeta os tempos de plantio?
O momento do plantio das mudas, bem como da semeadura das mudas, depende de uma série de condições. É importante levar em consideração a região de cultivo, a variedade do tomate e as características climáticas.
Região
Ao planejar o plantio de tomates, você precisa se preparar para as condições climáticas e as especificidades do solo de uma determinada região. Levando em consideração todas as características, você poderá fazer uma grande colheita e não terá problemas de manutenção.
região de Moscow
Variedades de tomate adequadas para cultivo na região de Moscou começam a ser semeadas como mudas desde o início da primavera até os primeiros dias de abril. O longo período está associado às especificidades das variedades e aos métodos de cultivo.Se os tomates forem plantados em solo aberto, é necessário determinar o momento em que a probabilidade de retorno das geadas é mínima.
Para diferentes áreas da região de Moscou, a transição da temperatura média diária do ar para 10 graus na primavera ocorre em momentos diferentes. No território Centro e Norte, esta transição ocorre nos primeiros dez dias de maio, e nas regiões Sudeste a transição ocorre uma semana antes.
Na maioria das áreas da região de Moscou, o clima quente e estável se instala a partir da segunda década. Em áreas com terreno plano, as geadas terminam a partir do dia 20, mas dependendo da temperatura média diária do ano passado, há risco de retorno das ondas de frio no início de junho.
Urais
As condições climáticas do Médio Ural são mais adequadas para o cultivo de tomate em estufa. Isso se deve ao fato do período de temperaturas positivas durar menos de 3 meses. Nos Urais, para a semeadura, são frequentemente escolhidas variedades híbridas modernas de tomate, que apresentam alta resistência a doenças e mudanças nas condições climáticas.
Devido ao clima dos Urais, a semeadura é realizada 50-60 dias antes do início do período quente, para que as plantas possam se adaptar e se desenvolver no nível desejado. Via de regra, as mudas podem ser semeadas no mês de março. É especialmente importante semear as mudas na hora certa se os tomates forem posteriormente transferidos para solo desprotegido. Variedades determinadas e superdeterminadas são frequentemente plantadas em terreno aberto, e arbustos altos são plantados em estufas.
Sibéria
Ao plantar tomate na Sibéria, é importante levar em consideração uma série de nuances.
Nos territórios da Sibéria, pode ser cultivado um número limitado de variedades que podem suportar quedas bruscas de temperatura e verões frescos.Se você planeja cultivar hortaliças em casa de vegetação na primavera, a época de semeadura é em meados de março, a mesma do plantio em solo aberto. Nos demais casos, é permitida a escolha de qualquer dia para a semeadura. Recomenda-se o cultivo de tomates na Sibéria em estufas porque:
- O tomate é considerado uma cultura termofílica e em casa de vegetação é possível proporcionar temperaturas favoráveis ao crescimento ativo e à formação de frutos grandes.
- A cultura pode ser cultivada durante todo o ano.
Determinado dependendo da variedade
Diferentes variedades de tomate devem ser plantadas em um período favorável para uma determinada variedade. Distinguem-se as seguintes datas de plantio de tomate:
- as variedades precoces são semeadas entre 7 e 13 de março;
- as variedades de meia estação são plantadas em meados de março, de 13 a 25;
- Os tomates de maturação tardia começam a semear a partir do final de fevereiro;
- tomates altos e de tipo indeterminado são plantados de meados de fevereiro até o início da primavera;
- pequenos tomates cereja podem ser plantados no início de abril.
A maioria dos fabricantes de material de plantio marca nas embalagens informações sobre a época de semeadura das mudas. Utilizando as informações fornecidas pela empresa agrícola, não será necessário calcular as datas exatas de plantio.
Cuidados adicionais com os tomates
A maioria das variedades de tomate requer cuidados básicos, que incluem regar, cultivar o solo, podar arbustos, fertilizar e usar abrigos. A rega é feita à medida que o solo seca, tendo em conta a quantidade de precipitação. Cada rega é acompanhada de afrouxamento do solo para que o ar possa passar livremente para as raízes das plantas.
Para um desenvolvimento adequado e frutificação intensiva, utilizam-se fósforo-potássio, nitrogênio e fertilizantes orgânicos.Recomenda-se fertilizar 3-4 vezes durante a temporada. A formação de arbustos também contribui para o crescimento ativo. O procedimento envolve a remoção de folhas amareladas e galhos deformados que continuam absorvendo componentes nutricionais.