Muitos residentes de verão estão interessados em saber por que os tomates estouram. O que influencia e como evitar esse problema. Frutas estragadas não têm aparência comercializável e são inadequadas para armazenamento por longo prazo.
Por que os tomates quebram na estufa quando maduros?
Na maioria das vezes, os tomates são cultivados para seu próprio prazer. Eu quero que eles fiquem lindos. O incômodo é causado por frutas estragadas por rachaduras, verdes e maduras. Os jardineiros imediatamente começam a procurar a razão para isso.
Quebrar frutas não é uma infecção. Mas vale a pena pensar no fato de que algo está errado no desenvolvimento.
Uma mudança brusca na porcentagem de umidade tem um grande impacto nos tomates.Como resultado, a pele delicada explode, mas depois cicatriza. O tomate corre grande risco durante o período de violação da integridade da estrutura do fruto. Neste momento, o agente causador de uma doença infecciosa pode facilmente entrar nele. E assim destruir não apenas um tomate, mas possivelmente a planta inteira. Os tomates com efeito de estufa são mais suscetíveis a rachaduras do que os tomates cultivados ao ar livre.
Como isso acontece
Os materiais modernos que servem de cobertura para estufas aquecem e ressecam o solo durante o dia. Ao mesmo tempo, o crescimento das plantas diminui, a casca do tomate torna-se gradualmente mais áspera.
À noite, durante regas abundantes, todo o líquido do solo é direcionado para os frutos, organizando o seu crescimento. Aqueles, por sua vez, não suportando a pressão, quebram. Então, a planta se esforça rapidamente para curar a rachadura resultante. Para evitar que a infecção entre. Os tomates verdes são os que mais sofrem com isso, mas os frutos maduros também são afetados.
Como evitá-lo
Jardineiros experientes recomendam seguir estas etapas para evitar que os tomates quebrem:
- Dosear a quantidade de água de irrigação. Divida o volume necessário 3-4 vezes. Assim, a rega não terá um efeito prejudicial.
- Quando o tempo estiver ensolarado por muito tempo, regue uma vez a cada 3-4 dias, em dias nublados, uma vez a cada 4-5 dias.
- Em dias ensolarados, ventile a estufa com mais frequência. (Se não for cultivado em terreno aberto)
- Escureça o abrigo da estufa com uma malha especial ou leite de cal.
- Se a temperatura noturna for inferior a 13 ⁰C, você não poderá regar antes das 11h. Durante o calor do verão, pelo contrário, a rega é feita à noite.
- Aplique cobertura vegetal nas raízes.Isso reterá a umidade por mais tempo e evitará possíveis rachaduras.
- Organize a irrigação por gotejamento, a água será fornecida em doses, para que não surjam problemas como rachaduras nas frutas.
- Compre variedades que não sejam propensas a rachar.
Os jardineiros muitas vezes se perguntam por que os tomates estouram nas estufas e como evitá-los. Na maioria das vezes, os principais motivos são que os jovens residentes de verão cometem os seguintes erros.
- Uma planta com grande número de frutos maduros é regada com mais abundância e frequência. Não se esqueça que um sistema radicular desenvolvido retira água de uma camada mais profunda do solo. Com base nisso, é necessário regar uma vez por semana, de preferência logo na raiz.
- Os tomates são alimentados com fertilizantes mais concentrados. Mas é melhor levar 20 gramas. solução em um balde de água.
- O excesso de folhas e brotos é frequentemente removido. Você só pode colher 3 folhas por semana de um arbusto.
- Se as folhas ficarem amarelas ou enroladas, comece a regar com mais frequência. Isso não deveria ser feito, talvez o motivo seja diferente.
Esses erros listados levam ao excesso de umidade no solo, fazendo com que os tomates comecem a rachar.
Falta de nutrição
As deformações visíveis da planta são mais frequentemente percebidas como ressecamento, mas você deve prestar atenção às características e aos seguintes sinais.
- A planta para de crescer, as folhas velhas ficam mais claras. Os frutos começam a amadurecer antes do previsto e permanecem pequenos. O tomate carece de nitrogênio.
- A planta fica mais lenta, as folhas são pequenas com bordas curvas de tom roxo. Há falta de fósforo.
- As folhas velhas parecem ter sido queimadas. Logo eles ficam completamente amarelos e caem. Gradualmente, as folhas mais novas começam a amarelar. Listras pretas aparecem nos frutos.Falta de potássio.
- As folhas amareladas começam a se deformar e tecido morto aparece em alguns lugares. Falta de cálcio.
- Os brotos ficam subdesenvolvidos, o ovário desmorona e as folhas da planta ficam brancas. O tomate não tem cobre.
- Os pontos de crescimento morrem e os enteados crescem. A planta fica mais exuberante. Ele não tem boro.
- As folhas velhas ficam cobertas de manchas amarelas, depois ficam marrons. E então eles cairão completamente. Os tomates não têm magnésio.
Depois de estudar cuidadosamente a planta, é melhor aplicar fertilizante. Como fornecer umidade desnecessária às plantas. Então não aparecerão rachaduras.
Variedades de tomate que não são suscetíveis a rachaduras
A rega dosada e a aplicação oportuna de fertilizantes podem afetar o processo de quebra do tomate. Mas existe outra maneira de se livrar desse problema: escolha variedades que não estourem. Os tomates amarelos são mais suscetíveis a rachaduras.
Os tomates mais comuns que não quebram:
- “Bohemia” f1, um tomate de frutos grandes, resiste a longos transportes e é bem armazenado.
- O “asteróide” tem frutos grandes e é resistente às principais doenças.
- “Dedos de senhora” são pequenos tomates que marinam bem como um todo.
- “Grushovka”, de frutos grandes, dura muito tempo.
- "Mel rosa", tomates muito grandes.
- “Raspberry Visconde” são pequenos e muito despretensiosos.
- O Rio Grande, fruto de formato médio, é despretensioso e resistente a climas quentes.
- "Vladimir" f1, variedade de tomate despretensiosa e de frutos grandes. Os frutos ficam armazenados por muito tempo.
- “Decapagem Khutorskoy”, tarde, mas os tomates duram até 5 meses.
As variedades listadas não estão todas disponíveis atualmente. Antes de adquirir uma nova variedade, você deve ler a descrição na embalagem de sementes ou na Internet.
Por que os tomates quebram, o motivo pode não ser claro. É importante monitorar cuidadosamente se as plantas estão saudáveis e se há nutrientes suficientes no solo. E o mais importante, durante o período de maturação ativa, tente não inundar os tomates com água.