A conhecida jardineira Oktyabrina Ganichkina compartilha sua experiência no cultivo de vegetais há muitos anos. Na primavera, os jardineiros estão mais interessados em colher mudas e alimentá-las.
Dicas básicas para colher tomates:
- Ganichkina recomenda picar duas vezes as mudas de tomate. Isso ajudará a evitar arrancar os arbustos e a formar uma raiz poderosa. Isso é relevante para o cultivo do tomate na zona central, quando o plantio em campo aberto só é possível em junho.
- O primeiro transplante é realizado na fase de 1–2 folhas verdadeiras para pequenos vasos com volume de 200–300 ml.
- Antes do mergulho, os tomates são regados generosamente com água e fertilizante para mudas do complexo Agrícola.
- A temperatura da água para regar as mudas deve ser a temperatura ambiente. Água muito quente faz com que os tomates que gostam de calor fiquem muito esticados.
- Ganichkina recomenda o uso de solo adquirido de boa qualidade, especificamente para mudas de tomate ou solo universal.
Primeira escolha
- Despeje a mistura de terra na panela e faça um buraco com um palito.
- Umedeça generosamente o solo com a mesma água e fertilizante.
- Com a ajuda de um pedaço de pau ou dos dedos, retire cuidadosamente o arbusto da caixa com as mudas e transfira-o para o vaso sem perturbar o coma de terra.
- Usando os dedos, cave o tomate até o meio do caule e pressione suavemente a terra ao redor da raiz.
- Após 2 semanas, as plantas precisam ser alimentadas com Agrícola para mudas ou outro fertilizante mineral complexo.
Segunda escolha
O segundo mergulho é realizado após 3–4 semanas.
Duas horas antes do transplante, é necessário cortar 2 a 3 folhas inferiores com uma tesoura, deixando pequenos tocos. A cada colheita de tomate, Ganichkina recomenda aprofundar os arbustos para formar novas raízes laterais. Para evitar que as folhas apodreçam no solo, elas são retiradas.
É melhor levar potes com volume de 2 a 2,5 litros. Você pode plantar 1–2 arbustos em cada um.
- Um punhado de mistura de solo é colocado no fundo.
- As plantas são cuidadosamente retiradas de vasos pequenos, preservando se possível o sistema radicular, e colocadas em um novo vaso.
- Usando a mão, polvilhe e amasse gradualmente a raiz do tomate até que a panela esteja ⅔ cheia.
- Deve haver espaço no vaso para futura adição de terra.
- As mudas transplantadas são regadas com água decantada em temperatura ambiente.
Após 2 semanas, adicione a mistura de solo, deixando 2-3 cm da borda superior do vaso.Os tomates são alimentados com Agrícola com uma pequena adição de mistura orgânica (Humate ou similar). É útil realizar adicionalmente alimentação foliar com a mesma composição. Seguindo o conselho de Ganichkina, é melhor começar a pulverizar cada arbusto pela parte inferior das folhas.
Preparando-se para o transplante em terreno aberto
Oktyabrina Ganichkina recomenda iniciar os preparativos para o transplante endurecendo as mudas. Quando a temperatura externa sobe acima de 14–15 ⁰C durante o dia, os potes de tomates podem ser levados para a varanda aberta por um curto período de tempo. Nos primeiros dias, é melhor cobrir as plantas com uma cobertura fina para evitar queimaduras por luz solar direta.
Uma semana antes do plantio planejado no solo, os tomates precisam ser alimentados com fertilizantes minerais complexos. É útil tratar o tomate com o preparado “Bud”, pois estimula a floração abundante.
Um dia antes do transplante para o solo, corte 1–2 folhas inferiores, liberando o caule para o enterro. As “feridas” devem ter tempo de resistir antes de entrar em contato com o solo para evitar o apodrecimento. Se houver dois arbustos em um vaso, você poderá separá-los com cuidado. Ou plante-os aos pares, mas ao amarrar os arbustos a um suporte, coloque-os ligeiramente um ao lado do outro.
Após o plantio, é aconselhável cobrir os tomates com filme plástico pela primeira vez até que o clima estável, quente e seco se estabeleça.