A variedade Mazarin recebeu o nome de um dos cardeais franceses. O Cardeal Mazarin usava uma barba apontada para baixo, e o formato dessas frutas é muito parecido com ela.
Os tomates são cultivados em campo aberto e em estufas - depende inteiramente da região. No Território de Krasnodar, os tomates plantados em terreno aberto crescem bem. Na região de Moscou, é melhor plantar mudas em estufa.
Existe também o tomate Cardinal, que nas suas características é muito semelhante à variedade Mazarin, mas os frutos não apresentam um formato tão claro.
Descrição da variedade
Características e descrição da variedade:
- Os arbustos são altos, indeterminados, até 1,7 m de altura, por isso a planta deve ser amarrada.
- São muitas folhas, são muito cortadas.
- Grandes colheitas são colhidas nos arbustos - 12 kg de frutos são colhidos em 1 m², 4 kg são colhidos no mato.
- 5 pincéis podem crescer em um tronco, 5 peças em cada pincel.
- Os tomates Mazarin são colhidos do final de junho até a geada.
O tomate Mazarin f1 é classificado como meia temporada. Desde a semeadura até a colheita dos tomates, passam pelo menos 15 semanas ou 110 a 120 dias.
Descrição do tomate Mazarin: os frutos são grandes e perfumados. Do primeiro cacho você pode coletar tomates pesando 600-700 g; nos cachos subsequentes os frutos são menores, pesando 300-400 g. Há frutos que pesam até 800 g. A polpa é suculenta e doce, quase sem ácido. Os tomates têm formato redondo de coração e ponta ligeiramente pontiaguda. Semelhante a morangos muito grandes. Quando totalmente maduro, vermelho-carmesim. A casca é bastante densa, por isso os tomates não racham. Existem muito poucas sementes nos frutos. Pode haver manchas amareladas características onde o fruto se fixa ao pedúnculo.
Peculiaridades do consumo de frutas: o tomate é consumido in natura, feito em saladas, recheado, guisado e suco. Os tomates não são adequados para decapagem porque os frutos são muito grandes e têm sabor adocicado.
Vantagens e desvantagens
Entre as principais vantagens:
- frutas com sabor de sobremesa, doces;
- a produtividade é alta;
- tomates grandes;
- minta bem;
- os arbustos são resistentes a algumas mudanças de temperatura;
- tolerar o calor com calma;
- resistente a doença;
- transportável;
- você pode colher tomates antes que a geada chegue;
- Os arbustos são fáceis de cuidar, a variedade pode ser plantada até por jardineiros novatos.
As desvantagens incluem o fato de Mazarin não ser resistente à seca.
Semeando sementes
O cultivo do tomate Mazarin começa com o plantio das sementes em casa. Semeie-os em caixas no final do inverno ou no início da primavera. Para plantar sementes, selecione solo leve, fértil e com características neutras. Misture solo de jardim com húmus ou turfa. Adicione um pouco de potássio, superfosfato e cinzas. Polvilhe as sementes por cima do solo e depois polvilhe com terra. Cubra as caixas com filme.
Coloque em uma sala com temperatura de 23 – 25 °C. Não se esqueça de umedecer o solo. Quando aparecerem brotos, retire o filme.
Nos dias em que não há sol, recomenda-se iluminar as mudas com lâmpadas fluorescentes. Regue as mudas com um borrifador.
Se você cultivou mudas com duas folhas verdadeiras, colha-as plantando cada broto em um vaso de turfa. Fertilize com fertilizante de fósforo e potássio de acordo com as instruções. Alimente-o uma segunda vez antes de plantá-lo em local permanente.
Atenção! Os arbustos precisam ser endurecidos: leve-os primeiro para a loggia por 2 – 3 horas e depois o dia todo.
Plantar mudas em local permanente
O plantio de mudas no local começa no final de maio ou início de junho. É necessário que a ameaça de retorno das geadas passe, mas ainda é possível cobrir as mudas com filme. Primeiro cave o chão.
Importante! É melhor plantar 3 mudas por 1 m²: se as plantações forem mais densas, devido aos arbustos muito altos e muito frondosos, produzirão rendimentos muito menores.
Despeje 1 colher de sopa em cada buraco cavado. colher de uma mistura de sulfato de potássio e superfosfato. Após o plantio, certifique-se de amarrar os arbustos. Cuide dos tomates Mazarin, deixando apenas um talo, arranque o resto, retire os enteados. Para evitar que os frutos fiquem pequenos, deixe 4–5 cachos em cada arbusto e arranque os ovários restantes.Durante a temporada, os arbustos são fertilizados 3–4 vezes com um intervalo de 2–3 semanas. Quando os tomates começarem a endurecer, alimente os arbustos com sulfato de magnésio.
Regue os arbustos abundantemente, mas não com muita frequência; regue durante a seca. Entre duas regas, a camada superior do solo deve secar um pouco. Regue de manhã ou à noite com água morna e sedimentada. Você pode adicionar verbasco à água. Retire constantemente as folhas amareladas.
Pragas e doenças
Observe as medidas preventivas: não alimente com muita frequência com fertilizantes que contenham nitrogênio, pois isso pode causar a queda dos ovários dos arbustos.
Nas estufas, troque a camada superficial do solo todos os anos. Antes de plantar as mudas, regue o solo com uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre.
Se as pragas atacarem os pés de tomate Mazarin, borrife-os com fitosporina. Se encontrar pulgões, lave as folhas e caules com água e sabão. Para eliminar lesmas nuas, borrife os arbustos com amônia diluída em água. Para combater os ácaros, use inseticidas. Isso é feito apenas na primavera - até que os botões desabrochem e os ovários apareçam.
O tomate Mazarin f1 é uma variedade de tomate de muito sucesso tanto para jardineiros experientes quanto para iniciantes. As avaliações de quem plantou tomate Mazarin são extremamente positivas: os tomates têm frutos doces, aromáticos, praticamente sem ácido, e são muito grandes.