Os tomates são apreciados não só pelos adultos, mas também pelas crianças. O cultivo de mudas de tomate em casa é do interesse de muitas pessoas que não têm a oportunidade de fazer isso em sua casa de verão. Atualmente, você pode encontrar variedades projetadas especificamente para o cultivo em casa, em uma varanda ou varanda. Como você cultiva tomates dentro de casa?
Como escolher sementes de tomate para interior
Graças aos criadores, agora é possível cultivar não só plantas de interior, mas também hortaliças em casa.Cultivar tomates em ambientes fechados não é mais difícil do que cultivar em um canteiro de jardim. Além disso, em casa não haverá insetos nos arbustos que estraguem a colheita.
Antes de começar a cultivar tomates em seu apartamento, você precisa escolher o material de plantio. As variedades de interior têm características próprias.
- Acrobacias
Variedades altas de tomate não são adequadas para cultivo doméstico. Devido ao espaço limitado, não terão espaço suficiente e não conseguirão crescer adequadamente e produzir uma colheita consistente. Em um vaso, o sistema radicular não será capaz de se desenvolver normalmente. As variedades de baixo crescimento prosperam nessas condições.
- Padronização
Nem todos conseguem formar um arbusto, mas esta é uma das condições mais importantes para se obter uma boa colheita. Variedades padrão de tomate já tem uma haste principal. Não há necessidade de amarrá-los ou remover os brotos laterais.
- Capacidade de tolerar a falta de luz solar e nutrientes
Mesmo em casa de vegetação, as mudas não recebem luz suficiente e microelementos benéficos. Variedades de tomate especialmente criadas para cultivo doméstico não precisam de muito sol. Existem variedades de tomate que necessitam de luz artificial apenas em dias nublados.
Uma característica dessas variedades é a presença de entrenós curtos. Graças a esta característica, os arbustos não esticam.
A principal desvantagem do cultivo de tomates de interior é que raramente é possível obter uma boa colheita. Em maior medida, essas variedades são cultivadas como ornamentais. Há mais uma característica significativa. Todas as variedades de tomates de interior são perenes. Portanto, após a colheita, não há necessidade de pressa para jogar fora os arbustos. Depois de um tempo, eles começarão a dar frutos novamente.Via de regra, essas variedades vivem em média 5 anos. Mas a colheita mais abundante só pode ser colhida nos primeiros dois anos de cultivo.
Momento de plantio de mudas e escolha de local para mudas
Como cultivar tomate em casa? Em primeiro lugar, é preciso decidir o momento de plantar mudas de tomate em casa. Existem dois períodos de plantio para plantar mudas de tomate em casa.
Períodos de plantio de mudas:
- Verão-outono (cultivamos mudas de tomate em meados de julho - início de agosto e depois a colheita pode ser obtida já em novembro-dezembro);
- Inverno-primavera (as mudas de tomate são plantadas em casa em novembro ou dezembro, e a colheita pode ser feita em março-abril).
Como cultivar mudas de tomate em casa? Para isso, é necessário resolver a segunda questão importante - a escolha do local para colocação das caixas com mudas. O melhor é escolher janelas do sul, onde a quantidade de luz solar será muito maior. Além disso, não se esqueça de organizar iluminação adicional.
Lâmpadas adicionais são colocadas a uma distância não inferior a 20-30 cm das mudas. O horário de verão para o cultivo de tomate em casa não deve ser inferior a 16 horas.
Como cultivar mudas de tomate saudáveis
Para cultivar mudas de tomate você precisa seguir algumas recomendações simples. O cultivo de mudas de tomate é uma etapa muito importante na qual é preciso dedicar muito tempo.
Em primeiro lugar é necessário desinfetar o material de plantio. Você precisa tomar permanganato de potássio (você também pode usar iodo). Dilua em um copo de água morna. Despeje as sementes em um copo e deixe por 20 minutos. Em seguida, o material de plantio é preenchido com solução estimuladora de crescimento por 12 horas. Você pode usar a droga Epin.
A segunda etapa é a germinação das sementes. Você pode passar sem isso, mas ao germinar o material de plantio você pode aumentar significativamente a porcentagem de germinação.
Para germinar as sementes, é necessário levar um pouco de água morna, um pedaço de tecido natural ou gaze e um pires pequeno. Molhe o pano em água, coloque as sementes ali e cubra com a outra metade do pano. Coloque o pacote em um pires e coloque-o em local aquecido (por exemplo, sobre um radiador). Após 2-3 dias, os brotos devem aparecer. Depois disso, você pode começar a plantar as sementes germinadas na caixa.
Como cultivar mudas corretamente
Turfa ou copos plásticos comuns são mais adequados para o cultivo de mudas, mas caixas também são adequadas. Como cultivar tomates para obter uma boa colheita no futuro?
Cultivo de sementes de tomate em casa:
- Em primeiro lugar, é necessário preparar o terreno. Você pode retirá-lo do jardim ou comprar uma mistura de solo especial para hortaliças. Coloque a drenagem no fundo da caixa (cascas de ovo trituradas, argila expandida, pedrinhas ou pedrinhas podem servir como drenagem).
- Em seguida, despeje o substrato e despeje-o com uma solução de permanganato de potássio.
- Faça pequenas depressões no solo e plante as sementes, polvilhe levemente com terra (não compacte). Regar pelo método de rega.
- Cubra o recipiente com vidro e coloque-o em local escuro e quente. A cada 3 dias o vidro é retirado por 20 minutos. Isso é necessário para evitar o aparecimento de mofo no solo. Também precisa ser regado regularmente com água morna.
- Quando aparecem as primeiras mudas, os recipientes são transferidos para as janelas ao sul, onde há bastante luz solar. O vidro é removido.
Depois de algum tempo, o primeiro par de folhas cheias deverá aparecer nas mudas.Depois que isso acontecer, os arbustos podem ser plantados em vasos separados. Você pode cultivar mudas de tomate em casa para cultivo na varanda da mesma forma que para plantá-las no jardim.
Cuidando dos tomates de interior
Mudas jovens de tomate são muito tenras. Não deve ser colocado em correntes de ar ou regado com água fria. Mudas cultivadas também requerem muita luz solar. Portanto, durante as primeiras semanas você terá que ligar constantemente a iluminação adicional. Não é aconselhável inundar as mudas. Se você encher, os arbustos vão começar a doer.
Se os tomates forem cultivados no verão, você poderá abrir periodicamente as janelas e ventilar a varanda. Outro ponto importante de cuidado é a aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos. Em 1 litro de água é necessário diluir 2 gramas. sulfato de potássio, 2 gr. uréia e 6 gr. superfosfato. Os fertilizantes minerais devem ser aplicados a cada 10 dias.
Tambem como fertilizantes para tomates Você pode usar verbasco, excrementos de frango e cinza de madeira. Diluir 1 kg de fertilizante em 10 litros de água e regar os arbustos semanalmente. A água para irrigação deve estar em temperatura ambiente. Os tomates devem ser regados à medida que o solo seca. É aconselhável deitar água perto do arbusto, mas não na raiz.
Depois de regar, você pode remover ervas daninhas do solo. Isso permitirá que a umidade seja melhor absorvida e absorvida pelo sistema radicular. Além disso, o solo ficará saturado de oxigênio, o que tem um efeito positivo no crescimento do tomate.
Junto com o afrouxamento, você também pode amontoar tomates. Isso ajudará a formar um sistema radicular forte e garantir uma colheita estável. As plantas precisam ser aterradas a cada duas semanas. Recomenda-se retirar as folhas secas e danificadas. Eles retiram alguns nutrientes, mas não participam do processo de formação da cultura.
Para prevenir a requeima, as plantas podem ser pulverizadas com uma solução de permanganato de potássio e suco de alho. Para preparar a solução você precisa levar 15 gramas. permanganato de potássio e 1 colher de chá. suco de alho. Você precisa pulverizar todo o arbusto.
Como aumentar o rendimento de tomates de interior
Ao cultivar tomates em casa, é preciso pensar na polinização artificial dos arbustos. Para que os ovários comecem a aparecer, você pode sacudir levemente os arbustos durante a floração. Recomenda-se retirar a parte superior do caule principal e da inflorescência. Isso ajudará os frutos a começarem a se formar mais rapidamente.
Outro procedimento eficaz que pode ser utilizado para garantir a produtividade é “arrancar as raízes”. A essência do método é que o arbusto do tomate seja pego pela parte inferior do tronco e puxado com muito cuidado, como se o arrancasse do vaso. No processo, pequenas raízes que “sugam” os nutrientes são arrancadas. Após o procedimento, as plantas são regadas e amontoadas.
Durante a floração do segundo e terceiro cachos de flores, para aumentar a frutificação da planta, recomenda-se borrifá-la com ácido bórico. Para 1 litro de água você precisa de 2 gramas. ácido borônico.
Também é muito importante proporcionar um clima favorável às plantas. Os tomates reagem negativamente às flutuações repentinas de temperatura. A temperatura ambiente ideal não deve ser inferior a +17 e não superior a +25 graus.
Ao cultivar tomates em uma janela, a umidade não deve ultrapassar 60% (eles não gostam de umidade abundante). Se a umidade for muito alta, os tomates podem desenvolver doenças fúngicas. Se o ar estiver muito seco, você pode colocar um recipiente com água próximo aos recipientes.