A variedade de groselha White Fairy é altamente produtiva e possui frutos saborosos e lindos. Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante realizar o trabalho de plantio corretamente. Além disso, a planta precisa receber um cuidado completo e de qualidade. Inclui rega, fertilização e poda oportunas. O controle de doenças e pragas não é de pouca importância.
História de seleção, descrição e características
A variedade de groselha White Fairy foi criada no VSTISP.Foi obtido do fundo híbrido de N. K. Smolyaninova. O segundo nome da variedade é Diamond. Em 2007, foi incluído no Cadastro Estadual de Conquistas de Seleção. Na aparência, a colheita lembra a variedade Bayan.
A planta é caracterizada por arbustos densos e ligeiramente espalhados que não ultrapassam 1 metro de altura. As groselhas apresentam rebentos verdes de espessura média. As folhas são de tamanho normal e possuem 3 ou 5 lóbulos. Eles são caracterizados por uma cor verde brilhante e uma estrutura densa.
As flores são de tamanho médio e em formato de pires. As sépalas são de cor verde-amarelada com manchas rosadas. Eles se tocam. Os pincéis são pequenos. Junto com o pecíolo, seu comprimento chega a 8 a 9 centímetros.
Os frutos são de tamanho médio e formato redondo. 1 baga pesa 0,6-0,8 gramas. Têm uma tonalidade branca, quase transparente, e são cobertos por listras. Existem pequenas sementes dentro. Os frutos silvestres caracterizam-se por um sabor delicado com ligeiro acidez e quase total ausência de aroma. O cacho de frutas contém 12-16 bagas.
Prós e contras da variedade White Fairy
As vantagens desta cultura incluem o seguinte:
- sabor agradável;
- forte fixação dos frutos nos galhos;
- alta resistência ao gelo;
- longo período de frutificação;
- boa transportabilidade;
- resistência a infecções fúngicas e parasitas;
- autopolinizadora.
Ao mesmo tempo, a cultura também apresenta algumas desvantagens:
- a necessidade de podas sanitárias;
- baixa tolerância ao solo úmido;
- a necessidade de remover brotos de raiz;
- exigências sobre a composição e acidez do solo.
Datas de desembarque
Recomenda-se que os trabalhos de plantio sejam realizados no outono ou na primavera. Além disso, a primeira opção é considerada mais favorável.O plantio de outono facilita o enraizamento e a aclimatação da cultura. Ao plantar na primavera, os arbustos costumam sofrer geadas inesperadas.
Preparação de mudas
A melhor opção seria adquirir material de plantio zoneado. Mudas saudáveis atendem aos seguintes critérios:
- os brotos não estão danificados e apresentam botões bem desenvolvidos;
- a casca tem estrutura lisa;
- o sistema radicular está bem desenvolvido.
Escolhendo um local e pousando
A cultura cresce bem em diferentes tipos de solo. No entanto, os tipos de solo franco-arenoso e franco-arenoso com acidez neutra ou fraca são mais adequados para groselhas. É importante plantar a planta em local bem iluminado. Não se deve escolher um local sombreado e com inundações constantes. Nessas condições, a planta morrerá rapidamente.
Para o plantio é recomendado fazer o seguinte:
- Cave um buraco com 50 centímetros de diâmetro e 30 centímetros de profundidade.
- Coloque a muda no buraco, endireite as raízes e polvilhe delicadamente com terra.
- Compacte a mistura de solo.
- Apare a muda a 10-15 centímetros do solo.
- Forme um buraco com uma lateral de terra.
- Despeje 15 litros de água no poço.
- Cubra o tronco da árvore com palha, serragem ou terra fresca.
Nos primeiros dias após o plantio, é importante monitorar constantemente a umidade do solo. Se necessário, a cultura deve ser regada.
Cuidados adicionais
Para conseguir uma boa colheita é importante cuidar de qualidade das groselhas. Deve ser abrangente.
Regar e fertilizar
A planta é considerada amante da umidade.Portanto, requer irrigação adicional. Quando as flores crescem e a colheita amadurece, a colheita requer rega semanal. Ao mesmo tempo, é recomendável afrouxar e remover ervas daninhas do solo.
A partir do terceiro ano, as groselhas precisam ser alimentadas. Para isso, recomenda-se combinar preparações orgânicas e minerais.
Podando e modelando o arbusto
A poda correta afeta a saúde do arbusto e seus parâmetros de rendimento. O procedimento principal é realizado no outono ou na primavera. No primeiro ano, é necessário deixar no máximo 6 brotos no arbusto.
Período de inverno
As groselhas destinam-se ao cultivo nas regiões centrais da Rússia. Portanto, não requer proteção adicional contra gelo. Apenas os arbustos jovens devem ser cobertos.
Controle de doenças e pragas
A planta freqüentemente sofre das seguintes patologias:
- A antracnose é de natureza fúngica e é acompanhada pela formação de manchas marrons. Ao mesmo tempo, há uma desaceleração do crescimento e uma diminuição da produtividade. Cuprozan ou Phthalan são usados para tratamento.
- O mosaico listrado é uma infecção viral que aparece como manchas amarelas brilhantes perto das veias. Quando aparecem sintomas de patologia, é recomendável arrancar e queimar o arbusto.
- A necrose da nectria é uma infecção fúngica que causa danos à casca. No verão vale a pena cortar todos os brotos infectados.
Das pragas, as groselhas são suscetíveis aos seguintes insetos:
- Mosca-groselha amarela - causa deformação nas folhas. Actellik é usado para matar parasitas.
- Vidro de groselha - quando os arbustos estão infectados, os ramos secam completamente após a floração. Fufanon é usado para matar parasitas.
Limpeza e armazenamento
Recomenda-se colher os frutos silvestres em caixas de baixa altura. Recomenda-se que isso seja feito em clima seco e quente. As frutas molhadas rapidamente ficam mofadas. Para armazenamento e processamento a longo prazo, recomenda-se colher os frutos do cacho. Podem ser utilizados em compotas, geléias e outras preparações.
A groselha White Fairy é considerada uma variedade produtiva que produz frutos deliciosos. Para que o cultivo seja bem-sucedido, é importante prestar-lhe cuidados de qualidade.