A composição do solo numa zona como a savana não é particularmente fértil. O clima predominante nesta área não favorece a formação de uma espessa camada de húmus. As savanas cultivam gramíneas de baixo crescimento e plantas xerófitas adaptadas a longos períodos de seca. Esta área natural está localizada perto do equador. Não há temperaturas abaixo de zero nas savanas, mas devido à falta de precipitação, o terreno aqui é infértil.
Características dos solos de savana
O planeta Terra está dividido em 10 zonas naturais. Um deles é a savana.Esta zona está localizada no cinturão subequatorial, vários graus ao norte e ao sul do equador, na América do Sul (Brasil), norte da Austrália, leste da África e sul da Índia. A composição dos solos da savana depende do clima, da vegetação predominante e da duração dos períodos de inverno seco e verão chuvoso.
Quanto mais próximo do equador, mais rico é o solo em óxidos de ferro e mais pobre em húmus. Nas imediações das florestas equatoriais, na zona de mata aberta, chove cerca de 8 meses. A exuberante vegetação herbácea e as chuvas abundantes contribuem para a formação de solos ferralíticos vermelhos, ácidos e pobres em húmus.
Quanto mais longe do equador, maior será o período de seca. Na zona de savana, onde a estação chuvosa dura cerca de 6 meses, o solo é marrom-avermelhado. Arbustos espinhosos e vários tipos de cereais e juncos crescem nesta área. Durante a estação seca, a vegetação tem tempo de se decompor e se transformar em uma fina camada de húmus na superfície das rochas argilosas.
Quais solos são mais comuns?
Na área de savana, o solo não é particularmente fértil. As características climáticas desta área não favorecem o acúmulo de uma espessa camada de húmus.
Castanho-avermelhado
Solos cor de tijolo são característicos da zona de savana, que fica a uma curta distância do equador.No local desse solo chove incessantemente por 6 meses consecutivos, e no restante do tempo o clima é quente e seco.
Durante a estação chuvosa, esta área apresenta abundância de vegetação. É verdade que o solo costuma sofrer erosão e a água carrega os nutrientes da superfície. Durante a estação seca, as folhas caídas e a grama murcha se decompõem e o solo é enriquecido com húmus.
Em climas quentes, a camada superior do solo torna-se marrom-avermelhada devido ao intenso aquecimento. Este é o resultado da desidratação térmica dos óxidos de ferro. No solo forma-se até 1,5-2% de húmus com largura de 20-25 cm.A reação do solo varia de ligeiramente ácido a ligeiramente alcalino. Em termos de composição granulométrica, o solo marrom-avermelhado das savanas é franco-arenoso, argiloso e argiloso.
Subarido tropical marrom
Este tipo de solo é formado sob a influência do clima predominante nesta área. Nesta zona de savana ocorrem fortes chuvas durante 3 meses consecutivos, e no resto do ano há seca e calor. A superfície é coberta por gramíneas e arbustos raros.
Durante a estação chuvosa, uma exuberante cobertura de grama aparece nesta área. Durante a estação seca faz muito calor aqui, ocorrem frequentemente incêndios, de modo que o sistema radicular das plantas, e não a camada superior, está principalmente envolvido nos processos do solo. Solos tropicais marrons se formam sob savanas de grama curta. O horizonte do húmus não ultrapassa 30 cm e equivale a 2%. A reação desse solo é principalmente fracamente ácida ou neutra.
Tropical preto
Este tipo de solo se forma sob a influência de um clima seco e com umidade moderada. Na área onde se formam esses solos, a temperatura é de 25 graus o ano todo e o período de seca dura cerca de 8 meses.Aqui crescem ervas e arbustos de baixo crescimento, bem como baobás e acácias. Durante os períodos de seca, a vegetação murcha forma uma camada de húmus na superfície das rochas argilosas com inclusões vulcânicas.
As principais características dos solos tropicais negros: estrutura torrada, teor de húmus em torno de 4%, alto teor de cálcio e magnésio, reação alcalina e neutra. No período de seca, o solo seca e racha, e no período de chuva, ao contrário, incha. A cor escura foi formada devido à interação da matéria orgânica com a argila. Os solos tropicais negros não têm nada em comum com os solos negros férteis.
Vegetação
As savanas lembram florestas abertas ou estepes gramadas. A vegetação depende do clima predominante em uma determinada área. Durante a estação das chuvas, as savanas ficam cobertas de grama espessa, as folhas das árvores e arbustos ficam cheias de seiva. Durante a estação seca, a vegetação seca e murcha. Nesta área são comuns as xerófitas (cactos, babosa, acácia, euforia, baobá), ou seja, plantas que toleram secas prolongadas.
Onde a superfície está coberta com solo marrom-avermelhado e chove por 6 meses, e depois faz calor por 6 meses, crescem gramíneas de folhas duras e juncos, arbustos espinhosos e árvores de baixo crescimento. Savannah é rica em plantas suculentas (cactos, babosa). Nesta zona é possível encontrar capim-elefante, euforia, baobás, acácias, dendezeiros e tamarix. As árvores costumam estar cobertas de epífitas e seus galhos estão entrelaçados com trepadeiras. Os moradores locais usam a área de savana como pasto. Com irrigação artificial estabelecida, chá, frutas cítricas, amendoim, milho e algodão são cultivados nesta zona.
Solos marrom-avermelhados são substituídos por solos subáridos tropicais marrons.Aqui predominam gramíneas baixas, vegetação herbácea cerealífera (Aristida, Andropogon), arbustos espinhosos e acácias. As gramíneas crescem em tufos. Os residentes locais irrigam essas terras e as utilizam para cultivar amendoim, arroz, milho e milho.
Na zona de distribuição dos solos tropicais negros crescem árvores rasteiras, arbustos espinhosos e gramíneas cerealíferas, além de acácias, baobás e espécies vegetais como o abutre barbudo e o drin. Em condições irrigadas, aqui são cultivados algodão, arroz, cana-de-açúcar, grãos e milho.