O sulfato de cobre é conhecido pelos jardineiros como um bom agente anti-séptico e antifúngico. É acessível e barato, eficaz, apesar de estar longe de ser um medicamento novo. Vejamos como tratar o solo com sulfato de cobre antes do plantio, por que isso é feito e como preparar a solução. Como tratar o solo e as plantas do jardim, vegetais e estufas com ele. Como aderir às precauções de segurança.
Por que é necessário tratar o solo com sulfato de cobre?
A substância é usada para desinfetar o solo e a casca das árvores contra diversas infecções e fungos. Além disso, o cobre, elemento necessário ao desenvolvimento das plantas, entra no solo. A aplicação de cobre é especialmente útil em turfeiras onde é observada deficiência de cobre.
A aplicação no início da primavera ou meados do outono controla as pragas que hibernam sob a casca e os patógenos que hibernam. Limpar o solo de esporos e bactérias ajuda a reduzir o número de patógenos da podridão das raízes e outras doenças cujos portadores estão no solo.
Tradicionalmente, a solução de vitríolo é usada para desinfetar as estruturas internas das estufas contra esporos de doenças e pragas escondidas nelas que se acumularam ao longo da temporada.
Preparação da solução de trabalho
Existem 2 tipos de solução de sulfato de cobre para processamento: 3% e 1%. O primeiro é usado para processar árvores e solo, o segundo é usado para processar plantas verdes. Para obter uma concentração de 3% é necessário diluir 300 g de pó em 10 litros, para obter um líquido com concentração de 1% é necessário diluir 100 g em 10 litros. Para regar o solo, prepare uma solução de 5 g de pó para cada 10 litros de água.
Como tratar o solo com sulfato de cobre
Em diferentes casos, é utilizado um agente fungicida com diferentes concentrações. O método de aplicação também é diferente.
Para solo
Uma solução de agente fungicida é aplicada no solo dos canteiros no outono, após a colheita completa da cultura e dos resíduos vegetais. A aplicação no jardim será a seguinte: é preciso cavar os canteiros, como de costume, quebrar os torrões e nivelá-los, umedecer o solo com regador, gastando por metro quadrado. m. 10 litros de produto.
Para jardim
Uma solução a 3% é usada para pulverizar troncos e galhos de árvores. É realizada no início da primavera, quando os botões ainda não floresceram. Não pulverize nas folhas verdes; podem ocorrer queimaduras. Se você pulverizar mais tarde do que o necessário, não terá mais utilidade: as pragas terão tempo de emergir da casca e se espalhar por toda a planta. Reaplicar no outono, quando as folhas caem das árvores, mas antes que o frio chegue.
Vegetais
A desinfecção das plantas com solução de vitríolo é realizada aos primeiros sinais da doença. Use uma solução fraca de 1%. As plantas são molhadas com um pulverizador até que as folhas fiquem molhadas.
Para a estufa
A pulverização da estufa é feita antes do início do cultivo ou no final da safra, durante a preparação da estrutura para o inverno. A estufa é limpa de restos de vegetação, reparada, as fissuras são fechadas e os danos são reparados. Lave o vidro, filme ou policarbonato com água e seque. Nos locais onde é encontrado mofo, ele é limpo e revestido com uma solução concentrada de vitríolo. As estruturas de madeira e a superfície das paredes são tratadas com uma solução a 3%.
Como se proteger
O sulfato de cobre, quando entra em contato com a pele na forma seca ou líquida, causa irritação. Para minimizar o contato com o medicamento, é necessário usar luvas nas mãos ao preparar a solução e ao pulverizar. Use roupas grossas, óculos de proteção e respirador. Efectuar a desinfecção a uma temperatura de 5-20 °C.Após concluir o trabalho, lave as mãos com sabão, enxágue a boca e enxágue a solução da pele.
Não despeje a solução restante no solo perto de fontes de água. É proibido usar um líquido mais concentrado do que o necessário para a aplicação, caso contrário você pode queimar as folhas e os caules jovens - as plantas ficarão mais lentas ou morrerão.
O sulfato de cobre é um desinfetante confiável para tratar árvores e arbustos contra pragas de inverno. Destrói patógenos no solo e nas superfícies de edifícios utilitários: estufas, adegas, galpões. É amplamente utilizado tanto em fazendas privadas quanto na indústria agrícola como um dos fungicidas poderosos, simples e eficazes.