O solo gramado é um substrato nutriente que inclui muitos resíduos vegetais. Recomenda-se preparar esse solo na primeira metade do verão. Isso é feito em locais com cobertura espessa de grama. Ao mesmo tempo, os especialistas não recomendam o uso de camas caracterizadas por alta ou baixa acidez. Dependendo da composição, o solo gramado pode ser leve, médio ou pesado.
O que é gramado e onde posso obtê-lo?
O solo gramado é um substrato de jardim feito das camadas superiores do solo coberto com trevo e gramíneas semelhantes. Não existem componentes perigosos para as plantas na composição desse solo.
Um substrato de alta qualidade inclui solo superficial decomposto, que é coletado em áreas com parâmetros de baixa acidez. As camadas cobertas de grama apodrecem em poucos anos. Durante esse tempo, o solo é regado com verbasco e removido com uma pá.
O solo gramado é usado ativamente na jardinagem. Isso se deve aos seguintes recursos:
- não contém bactérias ou fungos perigosos;
- o solo é pouco suscetível a patologias;
- o substrato tem estrutura porosa e retém bem a umidade;
- a terra contém muitos componentes minerais;
- o substrato mantém seus benefícios por muitos anos.
Existem vários tipos de solo de grama:
- Leve - inclui muita areia. Pode ser utilizado para plantio de mudas e enraizamento de estacas. O solo apresenta uma estrutura muito solta e porosa. No entanto, é considerado não muito fértil.
- Médio – inclui quantidades iguais de areia e argila. A composição é usada para muitas plantas de jardim e mudas jovens. A estrutura do solo inclui fertilizantes e umidade.
- Pesado – contém principalmente argila. A composição mantém bem as raízes desenvolvidas e fica facilmente encharcada.
A principal diferença entre o solo gramado é a baixa acidez. Portanto, esta composição é considerada a mais ideal para muitas plantas.
Devido à baixa acidez do solo relvado, as seguintes consequências podem ser evitadas:
- Falta de bactérias benéficas que retêm nitrogênio na estrutura do solo. Isso significa que as plantas não terão brotos fracos ou doentios, queimaduras ou frutos pequenos.
- Violação da síntese de carbono e proteínas na estrutura das frutas.A utilização deste tipo de solo reduz a probabilidade de desenvolvimento de culturas sem órgãos reprodutores. Isso contribui para um aumento notável no rendimento.
- Violação da composição do solo. Isso significa que pode permanecer saudável e fértil por muito tempo.
- Perturbação da microflora do solo e desenvolvimento de parasitas do solo.
Se o teor de grama na estrutura do solo for inferior a 50% ou se a peça contiver impurezas que possam causar óxido no solo, recomenda-se a realização de testes de acidez. Este exame pode ser realizado em casa.
Vale a pena considerar que a grama é considerada menos nutritiva que outros tipos de solo. Na sua forma pura, pode ser utilizado para o plantio de representantes da família dos cactos.
Como preparar a grama
O principal componente do substrato é colhido de árvores decíduas. A melhor opção é uma camada de solo sob árvores de bordo, tília ou frutíferas. Em áreas onde há muitos salgueiros e carvalhos, não se deve preparar solo para o plantio de plantas de interior. A folhagem dessas culturas contém muitos componentes tânicos, que afetam negativamente o desenvolvimento dessas flores.
É melhor colher o substrato em florestas e áreas de parques. Para isso, recomenda-se remover a camada superior de terra, cuja espessura é de 2 a 5 centímetros. Esta camada inclui principalmente pequenos galhos caídos, restos de ervas e folhas secas. Esta composição é a base que pode ser usada para preparar solo nutritivo para grama, perfeito para o plantio de flores caseiras.
Para atingir a maturação completa do substrato vegetal, é necessário criar condições especiais. Para fazer isso, você precisa empilhar a camada de grama.Sua altura deve ser de até 1,5 metros. É melhor colocar solo gramado no outono. Depois disso, precisa ser regado com chorume e compactado. Isto ajuda a ativar os processos de fermentação e reduzir o tempo de produção do substrato.
Antes do uso, recomenda-se tratar o solo preparado com tela. Isso ajudará a eliminar grumos e resíduos não decompostos. Como resultado, o substrato fica mais homogêneo.
Métodos de aplicação no local
Os principais métodos de uso do solo de grama incluem o seguinte:
- Forçando legumes e flores. Recomenda-se fertilizar o solo gramado. Como esse solo retém bem a umidade e os elementos benéficos, é excelente como base para o cultivo ativo. Essas terras em si são consideradas muito férteis e despretensiosas. Isso também tem um efeito positivo no forçamento das plantas.
- Cultivo de plantas fora de época. Usando solo de grama de prado, você pode criar canteiros altos e quentes. A grama, coberta com uma boa camada de húmus, retém umidade e calor. Graças a isso, as plantas podem sobreviver ao inverno.
- Plantar mudas. Este é considerado o objetivo principal do solo de grama adquirido. Para isso, é recomendável fazer você mesmo o substrato. Solo feito com a tecnologia certa satura as plantas com nutrientes e ativa seu crescimento.Além disso, o solo caseiro é mais seguro para as culturas, pois não contém bactérias patogênicas.
Vantagens e desvantagens
As principais vantagens de tal substrato incluem o seguinte:
- alto grau de fertilidade;
- retenção de umidade e elementos benéficos;
- estrutura porosa;
- prazo de validade longo;
- baixa acidez.
O solo gramado também tem algumas desvantagens:
- longo período de aquisição;
- dificuldades na autoprodução;
- falta de benefício em sua forma pura.
O solo gramado fornece uma excelente base para um substrato que pode ser usado para uma variedade de plantas. É importante preparar o solo corretamente.