As abelhas dos apiários vivem em casas adaptadas e são cuidadas por um apicultor no inverno e no verão. Às vezes você pode notar não apenas indivíduos “domésticos”, mas também selvagens. Uma colmeia de vespas selvagens é caracterizada por um design complexo e possui certos recursos. Um apicultor novato precisa se familiarizar com as nuances da construção, dos materiais e dos processos de vida da família.
Como encontrar um ninho de vespas
Determinar a localização de uma colmeia “selvagem” pode ser difícil porque as vespas constroem casas em locais isolados.Você pode encontrar um ninho de vespas inspecionando cuidadosamente os edifícios no local (edifícios residenciais, edifícios utilitários, etc.) e árvores.
Atenção! Os insetos sobrevoam constantemente o território em busca de alimento. O local de residência das pessoas as atrai com a oportunidade de saborear diversos alimentos (frutas, aqueles que contêm açúcar, até sobras de produtos cárneos).
Se após a inspeção você não conseguir encontrar um ninho de vespas, você pode tentar rastrear a direção do vôo dos insetos:
- escolha um local aberto;
- deixar comida em local visível (algo doce, fruta, talvez xarope de açúcar para alimentar as abelhas);
- determinar em que direção os insetos carregam os alimentos.
Se houver muitos insetos no local, significa que a casa da vespa fica próxima. Uma vez descoberto, você precisará seguir certas regras de segurança. Detalhes no próximo vídeo.
Onde eles constroem seu ninho?
As jovens rainhas escolhem habitats para que haja suprimentos de alimentos e materiais de construção nas proximidades. As vespas constroem casas em lugares diferentes. Por exemplo:
- subterrâneo (muitas vezes nas tocas de vários pequenos animais - ratos, toupeiras, se forem abandonados pelos seus donos);
- em cavidades e galhos (selecionam-se árvores velhas, às vezes secas ou, ao contrário, com copa espessa);
- em locais de difícil acesso das casas (sótãos, porões, varandas);
- dentro de tocos velhos;
- casas e ninhos de pássaros abandonados.
Houve casos de arrumação de colmeias na grama e nas pedras. O local é determinado pela mulher, após o que os trabalhadores iniciam a construção.
Atenção! Na natureza, as vespas são benéficas - elas destroem as pragas e realizam a polinização. Em uma área desenvolvida ou apiário, podem se tornar bastante perigosos para humanos, animais e abelhas domesticadas. É fácil irritar os insetos.
Durante a construção, as vespas podem roer madeira e outras coberturas.Mas o maior perigo é representado pelas vespas que organizam ninhos no subsolo. Quando as fêmeas começam a se reproduzir, elas cavam tocas mais próximas umas das outras. Isso faz com que o canteiro (apiário ou terreno embaixo da casa) esteja repleto de ninhos de vespas, o que acaba sendo inseguro para o proprietário. Além do néctar das plantas, esses insetos utilizam pólen, pequenos mosquitos que morreram na teia dos indivíduos. Alguns benefícios - eles destroem as pragas.
Qual material de construção é usado?
A casa de vespas acabada é impressionante - é uma estrutura lisa por fora e complexa por dentro. Os membros da família são organizados de uma certa maneira. A cor do material com que são feitas as paredes da casa é cinza, lembrando papel ou papelão (por isso os insetos são chamados de “insetos de papel”). Processo de processamento:
- a vespa pousa em uma árvore e secreta uma pequena quantidade de secreção corrosiva;
- a camada superior da madeira se liquefaz;
- Com as mandíbulas, o inseto raspa o pedaço encharcado e o transfere para o local desejado;
- No canteiro de obras, o material é novamente mastigado e cuspido no canteiro.
Depois disso, a madeira ganha o formato desejado. O material seca em poucos segundos e, graças à secreção secretada pelo inseto, torna-se pegajoso e forte.
Processo de construção
Após a fertilização, a jovem rainha decide a localização da construção. A colmeia de vespas é construída nas seguintes etapas:
- o trabalho começa no início da primavera;
- o útero produz uma pequena quantidade de substância adesiva, fixa-a no local selecionado da base e puxa-a para fora - forma-se uma pequena perna, sobre a qual os insetos começam a construir favos de mel;
- Durante os primeiros 30 dias, a geração inicial de indivíduos trabalhadores nasce e se torna a construtora da casa da vespa. Atenção! Depois disso, a rainha é retirada do processo de construção da colmeia. A tarefa da rainha é criar novos indivíduos e aumentar o número de insetos na casa da vespa. Apenas os trabalhadores estão envolvidos na construção; 10 pessoas são suficientes para começar a trabalhar;
- nas primeiras células, constroem-se as próximas fileiras de favos de mel - as vespas não podem hesitar, as próximas gerações de trabalhadores aparecem uma após a outra;
- A forma da futura casa das abelhas vai surgindo aos poucos - os insetos constroem favos de mel em forma de tigela, arredondando-se gradativamente, deixando um pequeno buraco no centro.
Os favos de mel estão dispostos em várias fileiras. Após a conclusão da construção, a rainha libera um pequeno espaço interno, eliminando diversas peças iniciais. Peculiaridades:
- externamente, o ninho de vespas lembra um casulo cinza;
- a casca é fina, mais parecida com papel (porque é feita de madeira encharcada);
- a parte externa é formada por longas placas macias.
Para a construção de alguns elementos é utilizado material reciclado, que sobra após a destruição dos favos de mel e divisórias internas.
Como é o ninho por dentro?
A colmeia de vespas surpreende pela sua estrutura interna bem pensada. Se você desmontar a casa da abelha, encontrará o seguinte:
- os favos de mel são alinhados verticalmente, criando uma espécie de piso;
- a cada 4-6 fileiras, os insetos deixam um pequeno espaço;
- As células dos favos de mel são alinhadas em uma direção - para baixo e na direção selecionada.
A habitação vazia pode ser vista em corte transversal - no centro há ovos, e a rainha está localizada, nas laterais da vespa há paredes de “papel” dos pisos. As seções internas são mais resistentes que as externas porque são construídas a partir de pequenas lascas (o tamanho é tal que os insetos podem carregá-las). Vale ressaltar que as vespas formam “quartos” separados para a rainha, comida, larvas e outras coisas. Um exemplo claro da estrutura interna de um ninho de vespas no vídeo.
Número de vespas em uma colmeia
As famílias de Aspen crescem de maneiras diferentes - algumas colmeias não são maiores que o tamanho de uma maçã, outras atingem tamanhos significativos. Um pequeno enxame crescerá lentamente, então os insetos não serão capazes de se reconstruir rapidamente. Dezenas de milhares de insetos podem coexistir em grandes casas ao mesmo tempo, às vezes o número de indivíduos chega a um milhão.
As famílias crescem graças aos insetos que trabalham. Há a maioria delas na colméia; elas se reúnem em torno da rainha e iniciam a construção, sem pará-la, desde que haja oportunidade e alimento.
Atenção! Nas famílias de vespas, além das vespas operárias e da rainha, também existem fêmeas e machos. Esses indivíduos são menores em tamanho: os insetos machos têm antenas longas, mas não têm ferrão.
Os ninhos de vespas representam um perigo para os humanos, as famílias de abelhas e o local. O apicultor precisa saber encontrar e destruir uma família. É útil familiarizar-se com informações gerais - de onde é construída uma colmeia e como ela é por dentro, quantos indivíduos pode haver.