Jardineiros trabalhadores estão constantemente usando novas tecnologias para o cultivo de hortaliças. Plantar pepinos em garrafas de 5 litros economiza espaço nos canteiros e na estufa e reduz o tempo antes da colheita da primeira colheita. O método permite receber produtos um mês antes do normal.
Para que serve
Jardineiros em pequenas parcelas tentam observar a rotação de culturas. Isso melhora a saúde do solo. Mas surge um problema: o número de leitos é limitado. Temos que ignorar as regras da agronomia.
Em estufas, a substituição total ou parcial do solo é um trabalho árduo. O esverdeamento do solo no outono elimina parcialmente o negativo. Mas ao replantar pepinos para consumo no outono, não é possível melhorar o solo. A tecnologia simples resolve os problemas dos jardineiros.
O plantio de pepinos em garrafas de 5 litros é utilizado:
- em estufas sem aquecimento;
- em terreno aberto;
- em uma varanda envidraçada ou loggia.
Os resultados são impressionantes: as plantas são fortes e o rendimento é elevado. As raízes dos arbustos não são roídas pelo grilo-toupeira. Numa fase inicial de desenvolvimento, as mudas não sofrem da doença do mosaico. O consumo de água é reduzido.
Normalmente, após a primeira onda de frutificação, os arbustos descansam. Os residentes de verão renovam as vinhas e aplicam fertilizantes. As plantas exigem cuidados, ocupam espaço e não produzem frutos. Então a segunda colheita amadurece. Não é tão abundante.
O cultivo de pepinos em garrafas de 5 litros permite aos jardineiros renovar arbustos frutíferos. O primeiro lote é preparado em março, depois em abril e junho. As plantas velhas são compostadas. Os recipientes de plástico são lavados e desinfetados. O solo é substituído. Os custos trabalhistas são mínimos. Os arbustos jovens sempre se deliciam com a abundância de frutas.
Pepinos engarrafados: crescendo
Jardineiros competentes sabem: as plantas acumulam substâncias nocivas. Apenas recipientes para alimentos são adequados para colocar pepinos. Regras gerais para preparação de recipientes de cinco litros para plantio:
- lave bem as garrafas;
- corte o terço superior (deixando uma pequena conexão);
- A uma distância de um centímetro do fundo, use um ferro de solda para fazer furos para escoamento da água (esta perfuração serve para posterior separação do fundo).
Pepinos também podem ser plantados horizontalmente em berinjelas de cinco litros. A garrafa é cortada longitudinalmente. Furos são feitos na parte inferior para drenar o excesso de água. O solo é derramado em um terço. Acontece que é uma mini-estufa.Desvantagem do método: o sistema radicular do pepino é facilmente danificado durante o transplante. A planta está doente e não forma ovários. A frutificação está atrasada.
Atenção especial deve ser dada à mistura do solo. Os pepinos são plantados em recipientes plásticos limitados. Durante o período de crescimento e desenvolvimento, a planta consome nutrientes. O solo deve ser fértil.
O ideal é fazer uma mistura de partes iguais de húmus, solo gramado e areia. O substrato de coco aumentará a respirabilidade do solo. Observação: bactérias nocivas e larvas de insetos podem estar presentes no solo. A substância deve ser desinfetada: despeje água quente, solução rosa de manganês, sulfato de cobre.
O cultivo de pepinos em garrafas depende da qualidade do solo. Alguns jardineiros preferem comprar compostos prontos. Isso requer a análise dos componentes. Muitas vezes é necessário complementar o solo com composto e fertilizante nitrogenado.
Para plantações pequenas, use um recipiente de litro.
Como preparar sementes
Pepinos engarrafados são fáceis de cultivar. É importante preparar adequadamente o material para a semeadura.
As sementes de um fabricante confiável passaram por uma preparação preliminar. Algumas empresas tratam o material de plantio com uma mistura de fertilizantes minerais. Quando entra água, o esmalte se dissolve e a muda recebe nutrição.
As próprias sementes são plantadas 2 a 3 anos após a colheita. Pepinos em garrafas de cinco litros serão saudáveis se forem seguidas as regras de preparo do material. O jardineiro deve:
- verifique a germinação (coloque as sementes secas em uma solução saturada de sal de cozinha (2 colheres de chá por copo de água): as vazias flutuarão);
- desinfete os adequados com uma solução rosa claro de permanganato de potássio;
- acelerar a germinação por decapagem em suco de aloe vera, humato de potássio (manter por 2 horas);
- germinar em pano úmido.
Três sementes são colocadas em uma garrafa plástica cortada. Após o aparecimento de uma folha verdadeira, as plantas fracas são removidas.
Com uma garrafa plástica dividida ao longo do comprimento, proceda da seguinte forma. Os furos são feitos a uma distância de 15 cm. Duas sementes são colocadas neles. Após a germinação, deixe um. A planta a ser retirada não é arrancada, mas sim pinçada. O crescimento pára.
Segredos do sucesso da tecnologia de “garrafa” em terreno aberto
Os pepinos são plantados em terreno aberto de duas maneiras:
- Temporariamente. Cubra o broto com uma garrafa com o fundo recortado. Está enterrado 10 cm no solo e a ficha não está aparafusada. Cubra com lutrasil (no tempo frio). Quando chega o tempo quente, o abrigo é removido. Um método conveniente para residentes de verão que raramente vêm.
- As mudas são cultivadas em estufa ou em casa. Antes do plantio, o fundo da garrafa é cortado ao longo da perfuração. O jarro, junto com um torrão de terra, é colocado em um buraco cavado (o nível do solo deve coincidir com o interno). O terço superior é removido.
Vantagens do método: economia de espaço, água. Em caso de frio, a cama pode ser facilmente coberta com filme ou material não tecido.
A desvantagem de cultivar pepinos em garrafas de cinco litros em terreno aberto, no segundo caso, é a nutrição limitada. O jardineiro deve fertilizar constantemente com complexos minerais e de nitrogênio.
O barbante deve ser colocado nas garrafas para torcer a planta durante o período de crescimento. Depois é preciso retirar o terço superior da berinjela: ela completou sua tarefa.
Como plantar pepinos em garrafas em uma estufa
Você pode plantar pepinos em garrafas plásticas em estufas. Isto é benéfico: uma estufa adicional é criada em uma pequena área. Ao usar camas quentes, obtém-se uma estufa aquecida.
Na área onde você planeja cultivar pepinos em garrafas plásticas, remova a camada superior do solo com uma pá. Coloque estrume de cavalo podre ao meio com palha. Preencha com metade do solo. Despeje água quente sobre ele e cubra com filme. Depois de três dias, cave um pote de sementes ou mudas. Cubra o topo com lutrasil adicional.
Em seguida, o jardineiro continua a cultivar arbustos mais fortes em terreno aberto ou os deixa na estufa. O terço superior do recipiente é retirado e os cílios amarrados. Colher pepinos é conveniente e fertilizar é fácil.
Ao plantar pepinos em garrafa, é recomendável monitorar o fluxo de líquido. Combine rega moderada com fertilização. É eficaz pulverizar fertilizantes nitrogenados nas folhas.
Como cultivar pepinos para um residente de verão sem dacha
Jardineiros sem casa de verão podem plantar pepinos usando o método da “garrafa”. Para isso, basta ter uma loggia envidraçada ou uma varanda isolada. Variedades e híbridos partenocárpicos (autopolinizadores) devem ser selecionados.
Garrafas de 5 litros precisam ser divididas transversalmente. Corte (não totalmente) o terço superior. Faça furos de drenagem no fundo. Preencha com solo nutriente. Plante sementes preparadas (3 peças por cinco litros). Aprofundar 1,5-2 cm.
Quando a folha verdadeira aparecer, deixe uma planta. Remova cuidadosamente o resto. O sucesso do cultivo de pepinos em garrafas plásticas depende da alimentação adequada com matéria orgânica e misturas minerais. Na varanda, um vegetal tropical cresce com baixa umidade do ar. A planta precisa ser pulverizada.
Os ácaros adoram ar seco e altas temperaturas. As folhas devem ser inspecionadas. Se aparecerem manchas brancas na parte de trás, pulverize com inseticida. Aumente a umidade do ar.
Os pepinos devem ser protegidos do sol forte. Formar de acordo com as instruções dos produtores de sementes. Você pode usar recipientes de 1,5 a 2 litros. Neste caso, deve-se semear uma semente de cada vez.
Cultivar pepinos em garrafas é conveniente e lucrativo. Um jardineiro sem dacha recebe uma produção precoce de vegetais. A varanda está rodeada por vinhas tropicais. Uma pessoa melhora suas habilidades.
Breves conclusões
Todo residente de verão pode cultivar pepinos em uma garrafa. O cumprimento estrito das recomendações e o conhecimento dos fundamentos da biologia garantem a presença de pepinos frescos na mesa durante toda a temporada.
Os produtos cultivados não têm sabor diferente dos pepinos da horta. O jardineiro lembra: que fertilização ele fez, como tratou as plantações. A limpeza ambiental está sob controle.
Você pode se orgulhar das plantas plantadas em garrafas plásticas. Os arbustos são saudáveis, o sistema radicular está bem desenvolvido. Os fertilizantes aplicados não se espalham pela superfície, mas são digeridos. Os pepinos deliciam-se com a abundância de ovários e frutas.