Em 2006, foi lançado no mercado o pepino Paratunka f1 - um digno resultado do trabalho dos criadores da empresa agrícola Semko-Junior. O híbrido agradou aos horticultores com um conjunto de qualidades de sucesso e rapidamente ganhou popularidade.
O fabricante dá uma descrição bastante promissora da variedade:
- amadurecimento precoce (40-43 dias);
- alto rendimento;
- partenocárpico;
- arbusto de ramificação média e tamanho médio;
- despretensioso e resistente ao estresse;
- frutificado curto (8-10 cm);
- pepinos sem amargor, saborosos, próprios para enlatados;
- alta transportabilidade;
- resistente às principais doenças;
Crescente
O híbrido, segundo descrição e avaliações dos jardineiros, é bastante despretensioso no cuidado. Mas para desbloquear todo o potencial da variedade de pepino Paratunka f1 e obter os prometidos 14-17 kg/m², é necessário cumprir as condições agrotécnicas básicas.
Inicialmente, a variedade foi cultivada para plantio em estufas, mas descobriu-se que conseguia apresentar bons resultados em campo aberto. Principalmente se você não semear imediatamente nos canteiros, mas primeiro cultivar mudas. Arbustos fortes resistem bem a leves ondas de frio e a frutificação continua até a geada.
É importante observar a rotação de culturas e não plantar pepinos no mesmo local por dois anos consecutivos.. Os pepinos ficam melhor no jardim depois do repolho, cebola, alho, ervas, legumes e raízes.
Plantinha
No final de abril, as sementes de Paratunka embebidas e eclodidas são semeadas em turfa separada ou copos plásticos com volume de 400-500 ml. A mistura de solo é preparada de forma nutritiva e leve. Na maioria das vezes, utiliza-se turfa triturada, composto, húmus, serragem podre e solo de jardim, misturados em quantidades aproximadamente iguais. É aconselhável complementar a composição com cinzas (200 g por 10 litros de mistura).
Temperatura
Os pepinos germinam em um ambiente quente e úmido. Uma temperatura de 24-25 ℃ é ideal para o início da vida dos brotos de Paratunka. Após a germinação, a temperatura precisa ser ligeiramente reduzida. A 20-21°C, a raiz da planta desenvolve-se uniformemente e a parte aérea não se alonga excessivamente.
O plantio de mudas de pepino Paratunka no solo ocorre após o aparecimento de 3-4 folhas verdadeiras, geralmente 3 semanas após a germinação.
Formação de arbusto
O híbrido Paratunka requer formação diferenciada do arbusto, dependendo do método de cultivo.O arbusto de médio e médio porte declarado pelo fabricante pode atingir de 2 a 2,4 metros. O ovário é formado nos entrenós em pequenos cachos de 2 a 3 pedaços. O híbrido Paratunka é partenocárpico, portanto não depende de polinização por insetos e a maioria das flores é produzida por pepino.
Como os arbustos desta variedade são bastante volumosos, é melhor plantar no máximo 3-4 por 1 m² no método de treliça e 2-3 quando cultivados sem suporte.
Método treliça
Se os pepinos forem cultivados em treliças, é necessário remover flores e brotos de 4 a 5 folhas e beliscar o ponto de crescimento. Isso proporcionará ventilação normal às plantas e os arbustos terão tempo de ficar mais fortes antes do início da frutificação. Os primeiros dois rebentos laterais são pinçados após a segunda folha. Após o ramo híbrido atingir o topo da treliça, o ponto de crescimento é cortado.
Crescendo sem apoio
Ao cultivar pepino Paratunka sem suporte, além de beliscar, pode-se cavar alguns galhos. O híbrido cria raízes facilmente e isso permite fortalecer e renovar o sistema radicular. Pepinos são cobertos com serragem podre e turfa. É melhor polvilhar a base do caule mais alto, isso ajudará a evitar a exposição da raiz.
Atualização da colmeia
Pepinos Paratunka respondem bem à renovação do arbusto. Folhas amareladas e galhos que dão frutos devem ser removidos regularmente com faca afiada ou tesoura de poda, arrancando os pontos de crescimento dos brotos. A planta produzirá ativamente novos brotos e ovários, deliciando-se com a colheita até a geada.
Rega
Embora Paratunka seja bastante despretensiosa e resistente ao stress, o rendimento declarado de 12-17 kg/m² não pode ser obtido sem rega suficiente. Os pepinos são uma cultura que adora umidade e possui um sistema radicular raso.
A capacidade geneticamente inerente do híbrido de produzir altos rendimentos requer um fornecimento regular e abundante de água. Você precisa regar os pepinos Paratunka com água morna à noite ou de manhã. A raiz superficial pode ser facilmente perturbada por um jato de água, por isso é melhor usar um aspersor ou regador.
Alimentando
Sem fertilização oportuna, um híbrido, mesmo plantado em solo saturado com matéria orgânica, carecerá de minerais, especialmente durante períodos de crescimento ativo e frutificação.
Os horticultores falam bem em alimentar pepinos com infusão de verbasco ou excrementos de pássaros. Você pode usar fertilizantes minerais complexos prontos de acordo com as instruções. Deve haver pelo menos 3-4 mamadas por temporada.
Doenças e pragas
Os criadores estão tentando desenvolver resistência às principais doenças das culturas em híbridos modernos. Pepinos Paratunka são protegidos de:
- vírus mosaico de pepino;
- oídio;
- mancha de azeitona;
- introduziu tolerância à bacteriose.
Se for observada a rotação adequada de culturas e evitada a estagnação do ar e da umidade, o híbrido, segundo avaliações dos horticultores, é caracterizado por boa estabilidade e saúde.
Colheita
40-42 dias após a germinação, o híbrido Paratunka começa a produzir os primeiros pepinos crocantes. A colheita regular, pelo menos uma vez a cada 2-3 dias, estimula o enchimento dos frutos vizinhos e o aparecimento de um novo ovário.
Os pepinos são verdes, de tamanho médio (80-100 g), de formato cilíndrico com pequenos tubérculos e espinhos. O amargor é geneticamente excluído, a polpa é suculenta, aromática, sem lacunas. Os Zelentsy mantêm bem a sua forma quando conservados e deliciam-se com um sabor excelente.
O híbrido Paratunka tolera bem o transporte e é popular no comércio.Para muitas donas de casa, essa variedade de pepino se tornou a principal escolha no preparo dos preparativos para o inverno.