Uma condição importante para uma colheita rica é a umidade constante na zona radicular: a cobertura morta de pepinos em uma estufa permite mantê-la sem custos adicionais de mão de obra. A cobertura morta facilita o cuidado de culturas que gostam de umidade e reduz o consumo de água. É benéfico utilizá-lo em qualquer método de cultivo (terreno aberto, estufa).
Os benefícios da cobertura morta
Não é difícil compreender os benefícios da cobertura morta do pepino, a longa lista de vantagens que esta técnica agrícola proporciona convence e motiva a sua utilização.
Vejamos todos os aspectos positivos:
- Os canteiros com cobertura morta sofrem menos com as flutuações diárias de temperatura no início do verão e no final da temporada. As raízes do pepino ficam protegidas das baixas temperaturas, o que reduz o estresse causado pelas intempéries.
- A camada de cobertura morta evita a evaporação da umidade. Mesmo com raras visitas à dacha, os pepinos em campo aberto (estufa) não carecem de água. O solo permanece úmido por muito tempo, as raízes não sofrem superaquecimento.
- Na estufa e no cume, o solo sob uma camada de matéria orgânica permanece solto. Os residentes de verão não precisam soltar o solo após cada rega. Uma crosta não se forma na superfície da terra. As minhocas se reproduzem bem sob a cobertura morta, soltam o solo e o enriquecem com oxigênio. As raízes se desenvolvem melhor em solo úmido e solto.
- A fertilidade do solo é melhor preservada quando os vegetais são cultivados anualmente. A matéria orgânica protege-a de influências agressivas (lavagem, intempéries); a matéria orgânica, ao superaquecer, aumenta o teor de húmus e aumenta a camada fértil.
- As ervas daninhas não crescem em canteiros cobertos com uma camada de cobertura morta. O tempo para capinar é reduzido. Os pepinos (frutos, folhas) não entram em contato com o solo, portanto são menos suscetíveis à infecção por fungos e têm menor probabilidade de serem atacados por pragas.
Como cobrir pepinos
Você pode cobrir pepinos em uma estufa (terreno aberto) com diferentes materiais. A sua escolha depende de condições específicas: a qualidade do solo, a disponibilidade deste ou daquele material na dacha ou a possibilidade de o adquirir.
O material de cobertura morta vem em dois tipos:
- orgânico (natural);
- sintético, fabricado em empresa industrial.
Cobertura orgânica
Para pepinos cultivados em solo pobre e esgotado, vale a pena usar composto caseiro, esterco (cavalo, vaca) ou húmus.O estrume fornece nutrição adicional aos pepinos e libera nitrogênio em uma forma acessível às plantas. O estrume não é utilizado na sua forma pura, é misturado com uma pequena quantidade de feno ou palha.
Usando aparas de grama
A maioria dos residentes de verão tem uma pergunta razoável: é possível cobrir canteiros com pepinos com grama, ervas daninhas que crescem em terrenos baldios ou no jardim? A grama é a opção mais barata para cobertura orgânica e pode ser cortada com um aparador, uma foice ou um cortador de grama. Se seguir as regras de uso, terá uma boa colheita de pepinos.
A primeira regra é não cobrir os pepinos com grama recém-cortada. Precisa ser seco. A grama fresca pode apodrecer, endurecer e não permitir a boa passagem do ar. Lesmas e outras pragas rastejam na grama úmida. Eles podem transmitir doenças.
A grama cortada seca é disposta em uma camada de 7 cm, e uma camada mais fina não manterá o nível ideal de umidade do solo. Não use grama com sementes para cortar.
Não é recomendado o uso de palha que já começou a apodrecer, pois retardará o desenvolvimento dos pepinos; aplicamos cobertura morta apenas com material fresco.
A palha fresca é pré-fertilizada, para cada 10 kg de matéria-prima adicionar:
- 200g de uréia;
- 200 g de superfosfato;
- 120 g de sal de potássio.
Preparação acelerada de serragem
A serragem completamente podre ou semi-apodrecida é adequada para uso. Você não pode cobrir o solo com serragem fresca, pois eles tirarão nitrogênio dela. Recomenda-se realizar um tratamento especial da serragem fresca antes do uso.
Para agilizar o preparo da serragem, você vai precisar de filme, água e uréia. Coloque o filme no chão e espalhe 3-4 baldes de aparas frescas sobre ele. Espalhe 200 gramas de uréia por cima e despeje água de um regador sobre tudo.Uma dessas camadas de água leva até 10 litros.
Normalmente são feitas duas camadas, ambas preenchidas com uréia e regadas. A pilha formada é embrulhada em polietileno e deixada por 2 semanas. A serragem preparada desta forma pode ser colocada sobre uma cama de pepino.
A cobertura de pepinos em terreno aberto com serragem ajuda a melhorar a estrutura do solo. No outono, desenterra-se a cobertura morta que não apodreceu no verão, acrescentando-se todos os necessários fertilizantes minerais... Na próxima temporada, o solo solto está pronto para novos plantios.
Cobertura morta decorativa
Para muitos residentes de verão, o projeto de um jardim de pepinos desempenha um papel importante. Lascas de madeira decorativas irão decorar uma cama alta e quente e desempenhar todas as funções principais de cobertura morta. Você pode comprar lascas de madeira de qualquer cor no mercado e elas podem ser usadas diversas vezes.
Ao plantar pepinos em cumes baixos, você pode espalhar lascas de madeira não apenas na superfície do solo sob os pepinos, mas também cobrir os caminhos com elas. Treliça com pepino vai se tornar uma decoração para o jardim. Para reter a umidade do solo, a espessura da camada de cobertura deve ser de no mínimo 5 cm, espessura suficiente para proteção contra ervas daninhas.
Se um morador de verão tiver uma marcenaria, ele pode começar a fazer cavacos de madeira, economizando na compra.
Materiais de cobertura sintética
Muitos jardineiros cobrem pepinos de estufa com película preta perfurada. É colocado antes do plantio das mudas em solo totalmente preparado. As covas de plantio são feitas antecipadamente ou cortando o tecido já colocado. Este método tem uma desvantagem - superaquecimento do solo no calor do verão. Para evitar isso, use adicionalmente um material de cobertura branco e coloque-o sobre o preto.
Ao semear pepinos no solo com sementes, muitos residentes de verão usam filme plástico transparente.O filme cria um efeito estufa e retém a umidade. Quando aparecem os brotos, eles são cortados com cuidado, liberando as mudas. Filme preto e material não tecido preto são usados no método de cultivo de pepinos com mudas.
Como cobrir pepinos
Em qualquer trabalho realizado no jardim é necessário seguir as normas para não prejudicar as plantas com suas ações. Vamos descobrir como fazer a cobertura morta para obter mais benefícios desta simples técnica agrícola.
É melhor cobrir o canteiro preparado (desenterrado) na primavera, no final, quando a terra já aqueceu, mas ainda retém os restos da umidade natural. A camada protetora evitará a rápida secagem do solo e sua compactação.
Antes de começar a aplicar cobertura morta na crista do pepino, prepare o solo:
- remova restos de raízes, grama e outros detritos da superfície da crista;
- espalhe a quantidade necessária de fertilizante e cave o solo;
- água se não houver umidade suficiente no solo.
A espessura da camada colocada no solo depende do tipo de material de cobertura morta. É necessário polvilhar serragem e outros materiais densos em uma camada fina de 2 a 5 cm. Ao cobrir o solo com palha ou outros compostos leves, a espessura é maior, pode atingir até 7 cm.
Nem toda a superfície do canteiro de pepino está coberta. Para evitar que os pepinos apodreçam, a zona da raiz é deixada aberta.
É necessário evitar o contato da cobertura morta com o caule do pepino. Coloque materiais sintéticos antes de plantar mudas (sementes), plante pepinos nas fendas.
No verão, a cobertura morta apodrece, transformando-se em húmus, por isso é adicionada regularmente ao longo da temporada. Os restos não apodrecidos devem ser varridos no outono e enviados para compostagem. Se não teve tempo de retirá-los no outono, eles são varridos no início do inverno para não retardar o aquecimento do solo.
Uma visão geral dos materiais de cobertura morta e das regras básicas para cobertura morta do solo ajudará o jardineiro novato a dominar uma técnica simples, mas eficaz. cuidando de pepinos em terreno aberto e em estufas.