O pepino Marinda f1 foi uma ideia bem-sucedida de criadores holandeses da Monsanto. Em 1994, a variedade foi colocada à venda e caiu nas mãos dos nossos horticultores. O híbrido rapidamente se difundiu e recebeu as críticas mais positivas, possuindo as seguintes características:
- amadurecimento precoce;
- universal (para terreno interno e externo);
- partenocárpico;
- alto rendimento;
- pepino;
- resistente a doença;
- saboroso, sem amargor.
Crescente
Pepinos Marinda crocantes conquistam cada vez mais corações de donas de casa e horticultores a cada ano. O rendimento surpreendente do híbrido (25-28 kg/m²) é combinado com a excelente qualidade dos próprios pepinos.A variedade é universal, apresenta bons resultados em estufas e solos desprotegidos.
O arbusto fica bastante poderoso, mas quando bem formado, todos os frutos recebem luz suficiente.
É selecionado um local para o canteiro que seja ensolarado, mas suficientemente protegido do vento. É bom que legumes, verduras, raízes e repolho tenham crescido lá no ano anterior. Não é permitido plantar pepino depois do melão, pois eles apresentam doenças e pragas comuns.
Ao solo escavado são adicionados componentes orgânicos e minerais: turfa, esterco podre, composto, serragem, cinzas, fertilizantes minerais complexos em grânulos (de acordo com as instruções). O resultado deve ser uma mistura leve de solo com húmus, saturado de minerais, até uma profundidade de 25 a 30 cm.Antes do plantio das mudas, o solo deve ser regado generosamente com água quente.
Plantinha
O método de cultivo de pepino com mudas provou ser o mais produtivo. Em comparação com o plantio de sementes diretamente em terreno aberto, as plantas têm uma época do ano mais quente para dar frutos.
As sementes de pepino há dois ou três anos apresentam melhor germinação do que as do ano passado. É útil primeiro embeber as sementes em um estimulante de crescimento e germinar.
Pepinos Marinda f1 precisam de uma mistura leve de solo rica em matéria orgânica. Composto, húmus, serragem podre e turfa triturada são os componentes preferidos desta cultura.
Cada arbusto é cultivado em um copo separado com volume de 400-500 ml. Os pepinos germinam a uma temperatura de 24-25 ℃. Em seguida, a temperatura cai ligeiramente, para 19-20 ℃ durante o dia e 17-18 ℃ à noite. Regue as plantas frequentemente com água morna, evitando que a bola de terra seque. 10 dias antes do plantio planejado em campo aberto, as mudas começam a ser levadas ao ar livre durante o dia, aumentando gradativamente o tempo de endurecimento.
Com 20 a 30 dias de idade, os pepinos produzem de 3 a 4 folhas verdadeiras e estão prontos para serem transplantados para um canteiro de jardim ou para uma estufa sem aquecimento.
Formação de arbusto
As mudas são plantadas com 3-4 arbustos por 1 m². O híbrido Marinda é formado em um caule, arrancando os brotos laterais após 2-4 folhas. Depois de plantar as mudas de pepino Marinda no solo, é preciso deixar o arbusto ficar mais forte e criar raízes. Portanto, são retiradas as primeiras inflorescências e brotos de até 5 a 6 folhas, evitando que a planta desperdice energia ao fixar o ovário muito cedo.
O arbusto estabelecido está amarrado às treliças. Para um sistema radicular de pepino fraco, é útil realizar amontoados altos várias vezes por temporada. As folhas amareladas são aparadas regularmente, renovando assim o arbusto.
O híbrido Marinda é um partenocárpico geneticamente criado, portanto as flores não precisam de polinização e os pepinos podem ser cultivados dentro de casa. Nas axilas das folhas, as inflorescências formam o ovário em grandes cachos, geralmente de 5 a 7 pedaços. Com os devidos cuidados, todos os pepinos crescem com sucesso, deliciando os jardineiros com a colheita.
Alimentando
A descrição da variedade Marinda f1 promete rendimento de até 28 kg/m². Para obter tais resultados, a condição mais importante para a tecnologia agrícola híbrida é a alimentação oportuna.
O crescimento ativo do arbusto e o enchimento de tantos pepinos requerem uma grande quantidade de nitrogênio, potássio e fósforo, que mesmo o solo mais nutritivo não é capaz de fornecer.
A cada 10-15 dias, as plantas precisam de alimentação de raízes. Você pode alternar fertilizantes orgânicos (infusão de excrementos de pássaros ou verbasco) e minerais complexos (por exemplo, Mortar, Zdraven). Soluções nutritivas são colocadas nas camas enquanto estão quentes.
Rega
Os pepinos vieram dos trópicos, então a cultura em si é bastante amante da umidade e do calor.Graças ao trabalho dos criadores, os híbridos estão adquirindo produtividade crescente e maturidade precoce. Tais propriedades aumentam as necessidades de irrigação das plantas. As raízes do pepino crescem na camada superficial e toleram muito mal a falta de água.
Para a variedade de pepino Marinda, a rega frequente com água morna é uma das principais condições para uma boa frutificação. Em climas quentes, a umidade deve ser fornecida diariamente.
É aconselhável cobrir o solo dos canteiros com serragem, turfa, capim seco e palha. Isso ajudará a manter a umidade da camada superficial e a criar um ambiente favorável para a colonização das minhocas.
Doenças e pragas
A descrição do pepino Marinda f1 diz que a variedade é geneticamente resistente a doenças graves do pepino:
- mancha de azeitona;
- cladosporiose;
- crosta;
- mosaico manchado;
O tratamento de sementes, a rotação adequada de culturas e a formação de plantações não espessadas reduzem a probabilidade de doenças de Marinda a quase zero.
Os restos das plantas são retirados do local após o final da safra. Nas estufas, todos os anos é necessário substituir completamente o solo e tratar todas as estruturas com anti-sépticos.
As seguintes doenças raramente foram observadas no híbrido Marind f1:
- manchas angulares (tratamento com Kuproxat ou Abiga-Pik);
- antracnose (tratamento com Metaxil, Gamair, Abiga-Peak);
- míldio (tratamento com Orvego, Alirin-B, Acrobat MC).
Se a rotação de culturas for interrompida, a remoção de ervas daninhas for prematura e outras suposições forem feitas, os pepinos podem ser atacados por pragas:
- pulgões (tratamento com Fitoverm, Actofit);
- ácaro (tratamento com Fitoverm);
- mosca branca de estufa (“Vertimek”, “Aktellik”, “Fitoverm”, “Commander”);
- lesmas (coleta mecânica de pragas).
Colheita
Marinda começa a dar frutos após 45-50 dias. Muitos produtores de vegetais notam a semelhança de frutas e plantas com pepinos da variedade nacional Amur f1.
Os verdes são tuberculosos grandes, verde-escuros com espinhos brancos e listras claras. O tamanho do maxixe é de 8 a 10 cm, mas precisa ser colhido regularmente. Os pepinos rapidamente ficam embaralhados e perdem o sabor.
Importante!
O híbrido Marinda requer colheita frequente. Os pepinos amadurecem rapidamente e interferem no crescimento de novos frutos.
As avaliações dos produtores de vegetais sobre a variedade Marinda são geralmente positivas. A polpa é agradável, aromática, com pequenas câmaras de sementes, sem amargor. Pepinos Marinda crocantes têm um bom desempenho quando em conserva e em conserva.
O híbrido adapta-se rapidamente às condições climáticas e é capaz de resistir a leves ondas de frio sem deixar de agradar a colheita. Os pepinos são bastante densos e toleram bem o transporte.