A maioria dos jardineiros russos tem pepinos em seus canteiros. Segundo as estatísticas, ocupam o primeiro lugar entre as culturas cultivadas em terreno fechado. Planta da família das abóboras, é popular pelo seu sabor e despretensão. O pepino tornou-se o único membro da família capaz de dar frutos em condições de pouca luz. Para obter a melhor colheita, há uma série de recomendações sobre tecnologia agrícola, focadas em uma variedade específica. Um método eficaz, aplicável à maioria das variedades, são os pepinos hidropônicos.
Informações gerais sobre o método
A essência da técnica é cultivar plantas sem solo, em vez de usar um meio nutriente criado artificialmente. A eficácia do método se deve à entrega rápida e de fácil digestão de nutrientes à cultura da planta. A história do surgimento deste método de cultivo de hortaliças começa em meados do século XX. A técnica, encontrada nos EUA, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou para além do seu país natal devido ao seu plantio compacto e consumo econômico.
Hoje, existem seis métodos principais de cultivo hidropônico de plantas:
- Aeroponia. Não exigimos o uso de compostos de solo. O sistema radicular da planta é umedecido com uma mistura especial de nutrientes de um aerossol. A técnica não é adequada para uso doméstico, apenas para condições especializadas de estufa.
- Inundações periódicas. Um substrato poroso serve de base e, se necessário, é preenchido com uma composição nutricional especial. A técnica é adequada para cultivo em estufas.
- Irrigação por gotejamento. A ausência de esterco permite que o método seja utilizado em ambientes internos. Para organizar o processo você precisará de equipamentos - dois vasos comunicantes. As raízes do pepino são colocadas em uma parte, a outra é preenchida e os nutrientes são retirados periodicamente da outra. A tecnologia tornou possível o cultivo de hortaliças em ambientes fechados, mesmo em condições de pouca luz.
- Plataforma flutuante. A planta é plantada em blocos especiais, que são colocados em tanques com meio nutriente. A técnica elimina o processo de decomposição sistema radicular de pepino.
- Organização da camada de nutrientes.
- Pavio. Focado no cultivo de plantas ornamentais.
IMPORTANTE! O método mais eficaz para pepinos era a inundação periódica.
O processo de plantio de pepinos
Há um grande número de estruturas que podem ajudar no cultivo de pepinos. Para criar o mais simples e eficaz, você precisará de dois consumíveis:
- Pedra britada. É aconselhável escolher um menor.
- Argila expandida. Absorve facilmente o líquido e, se necessário, dá-o facilmente às colheitas.
- Tubos com aberturas recortadas.
- Bomba ou bomba.
- Composto.
- Água potável.
- Complexo de fertilizantes minerais.
A hidroponia DIY para pepinos é uma combinação simples de materiais de construção disponíveis e uma solução nutritiva. Tubos de plástico antigos são adequados para a construção da estrutura. Eles são colocados paralelamente em forma de cobra e são feitos pequenos furos de 4 a 5 centímetros de diâmetro. A distância entre os furos é de pelo menos 10 centímetros. Um copo plástico com argila expandida e brita será colocado em cada cova como solo para mudas de pepino.
Você pode fazer sua própria solução nutritiva ou comprar uma solução pronta em uma loja especializada. Para produção independente você precisará de:
- Água destilada quente.
- Composto.
Os dois ingredientes são combinados na proporção de 1:2 e deixados por 12 horas em ambiente fechado. Passado o tempo recomendado, qualquer fertilizante que você usar para plantar em casa é adicionado à composição. O humato obtido na composição é retirado e o volume restante é preenchido com água destilada.
A sequência de ações ao transplantar pepinos do solo:
- Coloque as raízes das plantas em água à temperatura ambiente.
- Limpar as raízes dos torrões de sujeira com um pequeno jato de água limpa;
- Coloque as raízes no copo preparado e espalhe-as delicadamente.
- Regue a plantação com um pouco de água morna e deixe criar raízes.
O processo de adaptação pode levar até 10 dias.
Prós e contras da técnica
As vantagens do método americano de cultivo de plantas por hidroponia são:
- A capacidade de regular claramente a quantidade de fertilizantes e rega necessários. O jardineiro controla de forma independente a quantidade de nutrientes necessários, focando nas características da variedade.
- Eliminação parcial ou total de pesticidas.
- Não requer o uso de herbicidas.
- Produtividade aumentada. Uma rica colheita se deve não só ao grande número de frutos maduros, mas também ao seu grande tamanho.
- Disponibilidade de cultivo de plantas, independentemente das condições climáticas e da natureza do solo.
- Racionalização da área de plantio. O método permite plantar pepinos densamente sem perda de rendimento. O jardineiro não precisa mudar o local de plantio, não precisa renovar o solo.
- Disponibilidade. Os pepinos são cultivados hidroponicamente em casa, em estufas e em terreno aberto.
- Qualidades gustativas. Os pepinos cultivados têm um sabor tão bom quanto quando cultivados em condições clássicas.
Apesar de todas as vantagens do método, há uma série de fatores que impedem os jardineiros de utilizá-lo:
- Preço. A hidroponia requer equipamentos caros e especializados.
- Cumprimento estrito das regras da tecnologia agrícola para uma variedade específica. Se as recomendações de rega e fertilização forem violadas, existe um grande risco de perda total da colheita.
Opinião dos jardineiros
Bom dia! Gostaria de recomendar o método hidropônico a todos os jardineiros. Eu o uso há muitos anos para cultivar pepinos. A tecnologia me permitiu reduzir o custo dos fertilizantes, aumentar a produtividade e agilizar o cuidado.A dificuldade estava apenas nas primeiras etapas. Depois de construir uma estrutura para o cultivo de plantas, basta seguir rigorosamente as regras da tecnologia agrícola para uma determinada variedade. Não encontrei nenhum contra para mim.
Alevtina Borisova, 54 anos
Boa tarde! No verão passado comecei a usar hidroponia para fazer pepinos. Conseguimos uma excelente colheita em condições climáticas não muito favoráveis. O verão frio e chuvoso não afetou os pepinos. Tudo é simples e prático, economizando energia. Eu recomendo!
Valentina Fedorova, 43 anos