Qual morador de verão não quer fazer uma boa colheita em seu terreno. Mas às vezes a requeima nos pepinos interfere no crescimento normal e na formação de ovários nos arbustos. Os patógenos da doença são difíceis de remover do solo, principalmente se o estado dos arbustos for negligenciado. Na maioria das vezes, a requeima aparece em estufas e estufas, mas o aparecimento de fungos em terreno aberto não é incomum.
Sinais de requeima
Para salvar os pepinos da requeima, você precisa perceber a tempo a doença nos canteiros.
Sinais de requeima em pepinos:
- O aparecimento de manchas escuras nas folhas.
- As folhas começam a enrolar e cair com o tempo.
- Os caules e os frutos ficam pretos.
- Os pepinos começam a apodrecer e a se decompor.
- Aparece um odor desagradável.
- Os ovários param de se formar.
A requeima também é chamada de podridão. O principal perigo desta doença é que ela se espalha rapidamente por toda a área. Das plantas infectadas, a chuva elimina alguns fungos, que então penetram no solo. A mesma coisa acontece durante a rega. Se os fungos entrarem no solo, eles permanecerão lá por muito tempo. As plantas plantadas em tal área são posteriormente infectadas com a requeima.
Causas da requeima em pepinos
A requeima pode aparecer em pepinos por vários motivos. O mais comum:
- Através de sementes infectadas.
- Excesso de calcário no solo.
- Durante o armazenamento dos frutos coletados.
- Se a planta não tiver ar suficiente por vários motivos.
- Imunidade reduzida das plantas.
- Mudanças repentinas de temperatura durante o dia.
Erros dos veranistas que levam ao aparecimento da requeima no local:
- Rega mal organizada.
- Regar as plantas com mangueira.
- Deixe as colheitas infectadas no local.
- Negligenciar a prevenção de doenças.
Às vezes é difícil responder por que os pepinos começaram a secar e os frutos a apodrecer. Mas se isso acontecer, é necessário iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Como tratar pepinos contra a requeima?
Existem dois métodos para se livrar da requeima em seu site:
- Químico.
- Biológico.
Método químico - envolve o uso de produtos químicos que visam destruir o fungo. Mas este método é considerado prejudicial à saúde humana.
Você pode tratar arbustos com mistura bordalesa. Este é um remédio testado pelo tempo que ajudará a remover rapidamente os fungos da área sem danificar a colheita.
O principal é acertar as proporções: se o líquido estiver muito concentrado, as folhas e caules vão queimar e começar a secar.
Como borrifar pepinos com mistura bordalesa:
- Diluir 20 ml de calda bordalesa 0,5% em 3 litros de água. Pulverize os arbustos à noite, quando o sol não está tão forte.
- Um segundo tratamento é necessário para consolidar os resultados. Para isso, pegue 1% de líquido e dilua em 4 litros de água. Os pepinos devem ser processados 15 dias após o primeiro tratamento.
Se o tratamento não ajudar, deve ser repetido a cada 15 dias até que a requeima desapareça.
Resultados positivos são obtidos tratando pepinos com oxicloreto de cobre. O tratamento com este remédio ajudará a eliminar a requeima em pouco tempo.
Os seguintes medicamentos estão disponíveis para a requeima:
- Triagem
- Lar.
- Barreira.
- Oksikhom.
Você pode comprá-los em lojas especializadas. Após a pulverização com esses produtos, os pepinos não devem ser consumidos por um mês até que todos os produtos químicos sejam liberados da fruta.
Ao usar produtos químicos para pulverização, você deve ter cuidado. Essas substâncias podem ser perigosas para os seres humanos, portanto, os procedimentos não devem ser realizados se o tempo estiver ventando lá fora. Caso contrário, alguns dos produtos químicos podem atingir as pessoas.
Métodos tradicionais de combate à doença
Os pepinos precisam de muito espaço para evitar o desenvolvimento da requeima. Se os arbustos forem plantados muito próximos, é provável que comecem a doer.
Como combater a requeima usando receitas populares:
- Infusão de alho. Moa 100 g de dentes e folhas de alho. Despeje 10 litros de água. Insista por um dia. Em seguida, coe e adicione 2 g de permanganato de potássio à infusão coada. Você precisa borrifar os arbustos com a infusão antes que os ovários se formem.A segunda pulverização ocorre 10 dias após a primeira. No futuro - a cada 14 dias.
- Solução de sal de cozinha. Use sal conforme necessário. Cria uma camada protetora nas folhas que evita a requeima. Tome 1 copo de sal para 10 litros de água. Mexer.
- Pulverizar com kefir. Os canteiros são tratados com kefir uma semana após o plantio das mudas no solo. Então o procedimento é repetido todas as semanas. Diluir 1 litro de kefir em 10 litros de água (também pode ser usado soro de leite). Deixe a infusão fermentar por 2 dias. Após 2 dias é misturado e os leitos são tratados.
- Levedura. Ao primeiro sinal doenças do pepino polvilhado com fermento. Pegue 100 g de fermento, dilua em 10 litros de água e deixe por 24 horas. Em seguida, adicione 30 ml de iodo.
- Cinza de madeira. Não menos eficaz em luta contra a requeima cinza de madeira. É utilizado após as mudas criarem raízes em um novo local, antes do início da floração dos pepinos e aos primeiros sinais de aparecimento dos ovários. Misture 1 balde de água com 500 g de cinzas. Deixe a solução em infusão por 3 dias. É mexido regularmente durante todo esse tempo. Após 3 dias, acrescente mais 20 litros de água e 40 g de sabão em pó. Pulverize várias vezes por temporada.
Deve-se notar que pulverizar com uma solução de kefir e sal não ajudará a eliminar uma doença existente. São procedimentos bastante preventivos que ajudarão a evitar a infecção da área por fungos.
Prevenção contra doenças
Prevenir a ocorrência de uma doença é muito mais fácil do que tratá-la. O trabalho preventivo deve ser realizado na primavera, algumas semanas antes do plantio das mudas no solo.
Como preparar o solo:
- Regue os canteiros com uma solução de sulfato de cobre.
- Desenterrar.
- Em seguida, regue novamente o solo, mas desta vez com Fitosporina (1 colher de sopa.produtos para 5 litros de água).
Além desses procedimentos, é importante não superalimentar os pepinos com fertilizantes minerais e orgânicos, plantar de acordo com as regras de rotação de culturas e remover as ervas daninhas do local em tempo hábil. Você deve remover constantemente as folhas velhas, nas quais o fungo aparece com mais frequência.
Você precisa escolher variedades de pepino para plantio que sejam imunes à requeima. Um grande número desses híbridos já foi criado. Se os arbustos crescem em estufa, ela deve ser constantemente ventilada e as janelas abertas.
Cebola e alho são plantados próximos aos canteiros de pepino. As substâncias encontradas nessas culturas destroem o ambiente patogênico.
Se a requeima já apareceu, os pés de pepino protegem da umidade durante as chuvas. Para isso, as camas são cobertas com filme impermeável. Antes mesmo de plantar as mudas, é adicionada cobertura morta.