Muitos jardineiros cultivam framboesas em suas casas de verão para aproveitar os frutos maduros no verão. Existem muitas variedades diferentes de framboesa, mas Joan Jay é popular entre os residentes de verão. Antes de plantar, é necessário se familiarizar com a descrição da variedade de framboesa Joan Jay, bem como com as características de seu cultivo.
- Descrição e características da variedade Joan Jay
- Resistência à seca, resistência ao gelo
- Produtividade e frutificação
- Área de aplicação de frutas
- Resistência a doenças e pragas
- Prós e contras das framboesas
- Nuances do cultivo
- Tempo recomendado
- Selecionando um site adequado
- Seleção e preparação de material de plantio
- Processo de plantio
- Dicas para cuidar de framboesas
- Rega
- Aparar
- Cobertura
- Preparando-se para o inverno
- Controle de doenças e pragas
- Métodos de reprodução
- Regras de colheita e armazenamento
- Conclusão
Descrição e características da variedade Joan Jay
Antes de plantar a variedade de framboesa Georgia ou Joan Jay em seu terreno, você precisa se familiarizar com a descrição das principais características da planta.
Resistência à seca, resistência ao gelo
A principal característica distintiva dessa muda de framboesa é a resistência ao tempo seco. A planta se desenvolve normalmente mesmo em dias ensolarados e temperaturas acima de trinta graus Celsius. No entanto, Joan Jay tolera geadas muito piores. Em temperaturas abaixo de quinze graus abaixo de zero, as plantas retardam seu desenvolvimento e começam a morrer. Portanto, antes das geadas de inverno, os arbustos de framboesa terão que ser cobertos.
Produtividade e frutificação
Esta variedade pertence ao tipo de plantas remanescentes e, portanto, os frutos são formados tanto nos brotos bienais quanto nos anuais. Graças a isso, o rendimento das mudas é bastante elevado. Se você cultivar mudas corretamente, poderá coletar cinco quilos de frutos maduros de cada arbusto. Nesse caso, a frutificação começa no primeiro ano após o plantio das mudas na horta.
Área de aplicação de frutas
Muitas pessoas que planejam cultivar framboesas no futuro estão interessadas em como usar as frutas coletadas. Na maioria das vezes eles são usados na culinária para fazer sobremesas. As donas de casa usam frutas maduras para fazer geléia de frutas para o inverno. Também são adequados para fazer compotas.
Não há necessidade de cozinhar nada com framboesas maduras, pois podem ser consumidas cruas.
Resistência a doenças e pragas
Joan Jay é classificada como uma variedade de framboesa resistente a muitas pragas e doenças. Porém, apesar disso, as mudas ainda podem adoecer.O aparecimento e o desenvolvimento da doença podem ser desencadeados por níveis elevados de umidade ou chuvas frequentes. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, é necessário capinar periodicamente a área onde são cultivadas as framboesas.
Prós e contras das framboesas
Joan Jay tem uma série de vantagens e desvantagens com as quais você deve se familiarizar antes de plantar no local.
Entre as vantagens da variedade estão as seguintes:
- tamanho grande de baga;
- cheiro aromático;
- longo período de frutificação, que dura três meses;
- resistência ao tempo seco;
- alto nível de produtividade;
- compactação dos arbustos;
- facilidade de atendimento.
As desvantagens dessas mudas de framboesa incluem:
- fragilidade dos galhos com frutos;
- alto consumo de nutrientes do solo;
- fraca resistência à geada.
Nuances do cultivo
Existem várias nuances de cultivo com as quais você precisa se familiarizar antes de plantar framboesas.
Tempo recomendado
Primeiro você precisa decidir o momento exato de plantar mudas no jardim. Jardineiros experientes recomendam fazer isso na primavera, quando terminam as geadas do inverno. Na maioria das vezes, os arbustos de framboesa são plantados em meados ou no final de abril.
Porém, se as geadas forem prolongadas, os trabalhos de plantio são adiados para a primeira quinzena de maio.
Selecionando um site adequado
A área selecionada para o cultivo de mudas de framboesa deve atender às seguintes características:
- boa luz solar durante o dia;
- proteção confiável contra fortes rajadas de vento que podem quebrar galhos;
- Não há água estagnada na área;
- Antes do plantio das framboesas, não eram cultivados tomates, batatas ou morangos na área selecionada.
Seleção e preparação de material de plantio
Para o plantio no jardim, são selecionados brotos com cerca de vinte centímetros de comprimento.Neste caso, o diâmetro não deve ser inferior a dez milímetros. As mudas selecionadas devem ser preparadas com antecedência para posterior plantio. Suas raízes são mergulhadas em um recipiente com água por 2 a 3 dias. Em seguida, as raízes encharcadas são tratadas com um meio de fortalecer e estimular o desenvolvimento do sistema radicular.
Processo de plantio
O plantio de framboesas é realizado em várias etapas:
- Criando uma cova de plantio. No local é cavado um buraco de 40 centímetros de largura e profundidade.
- Adicionando fertilizantes. Superfosfato com húmus e fertilizantes potássicos é adicionado à cova de plantio cavada. Em seguida, os fertilizantes são completamente misturados ao solo.
- Plantio. Depois de preparada a cova, as mudas de framboesa são cuidadosamente plantadas nela.
Dicas para cuidar de framboesas
Para que as mudas de framboesa frutifiquem bem, elas deverão ser bem cuidadas.
Rega
Joan Jay é considerada uma variedade tolerante à seca, razão pela qual alguns acreditam que ela não deve ser regada com frequência. No entanto, sem umidade suficiente, o desenvolvimento dos arbustos e o amadurecimento dos frutos serão lentos. Portanto, é recomendado umedecer o solo uma vez por semana. Ao mesmo tempo, são despejados 8 a 10 litros de água sob cada muda.
Aparar
A poda é considerada o fator mais importante no cuidado dos arbustos de framboesa. Joan Jay deveria ser encurtada pelo menos duas vezes por temporada. A primeira poda preventiva é realizada na primavera. Durante este período, são cortados os rebentos fracos e congelados. No outono, os caules que pararam de dar frutos são podados.
Cobertura
Durante o período vegetativo, é necessário fertilizar as framboesas. Os especialistas recomendam adicionar mais líquido de esterco, pois as plantas respondem bem a isso. Além disso, para aumentar a produtividade, é adicionada uma mistura fertilizante de esterco de galinha.
Preparando-se para o inverno
Antes do início das geadas de inverno, é realizada a poda, durante a qual são retirados os brotos fracos. Então você precisa cobrir as mudas para protegê-las da geada. Para fazer isso, galhos secos de árvores e folhas caídas são colocados na superfície do solo.
Controle de doenças e pragas
Não é segredo que durante o cultivo as mudas de framboesa podem ser atacadas por pragas ou adoecer. Para proteger os arbustos, é necessário pulverizá-los periodicamente com fungicidas. Esses tratamentos são realizados à noite para que não haja sol.
Métodos de reprodução
Existem várias maneiras de propagar framboesas:
- Raízes. Este método é usado na primavera. A planta é desenterrada e, em seguida, as melhores raízes são selecionadas de seu sistema radicular. Eles são germinados e plantados em um novo local.
- Dividindo o mato. Se uma variedade produz poucos brotos de raiz, ela é propagada usando este método. O arbusto é dividido em duas partes, cada uma das quais deve consistir de 2 a 4 rebentos.
- Estacas. Para o plantio são retirados os brotos que sobraram após a poda. Eles são germinados e plantados no solo.
Regras de colheita e armazenamento
As bagas de framboesa são colhidas do final de julho até a primeira quinzena de outubro. Os frutos colhidos devem ser armazenados em local fresco e onde a temperatura não ultrapasse 5 a 10 graus Celsius. Em temperaturas mais altas, eles se deteriorarão rapidamente.
Conclusão
Uma variedade popular de framboesas é a variedade Joan Jay. Antes de plantar essas mudas, é preciso entender suas características distintivas e hábitos de cultivo.