As razões pelas quais as galinhas bicam as penas umas das outras variam. Configurar uma casa confortável e limpa para morar, com iluminação suficiente e uma temperatura confortável ajudará a evitar esse fenômeno desagradável. Tais ações podem ser consequência de uma infestação parasitária. A muda sazonal faz com que a galinha queira beliscar o vizinho. É importante determinar prontamente o que causa esse comportamento nas aves e eliminar os impactos negativos.
Por que as galinhas bicam as penas umas das outras?
Esse comportamento em aves é chamado de pterofagia. O desejo de arrancar penas de outras galinhas pode surgir quando surgem as seguintes condições:
- Derramamento.
- Condições inadequadas de detenção.
- Dieta desequilibrada.
- Estresse.
- O aparecimento de novos indivíduos no rebanho.
- Algumas outras influências.
Esses pontos merecem uma descrição mais detalhada..
Diagnóstico e eliminação de causas
Detenhamo-nos nas principais causas do fenômeno.
Nutrição
Selecionado incorretamente ração para frango, a falta de componentes nutricionais essenciais na alimentação das aves pode ser a causa do arrancamento das penas. Se a dieta carece de proteínas, ela pode ser reabastecida com as penas que a contêm. Usar apenas ração com grãos causa falta de aminoácidos contendo enxofre e surge a deficiência de vitaminas.
O conteúdo de micotoxinas na ração causa diarreia e inflamação do ânus. Quando as galinhas comem penas, elas compensam a falta de oligoelementos na alimentação.
O excesso de proteína também é indesejável. Isso leva a um desequilíbrio no equilíbrio ácido-base. Nesse caso, ocorre uma troca incorreta de fósforo e potássio, a vitamina A é destruída.
Os problemas nutricionais do frango são resolvidos da seguinte forma:
- o teor de proteína é aumentado com a adição de carne e ossos e farinha de peixe, queijo cottage e minhocas;
- adicione 0,1 gramas de enxofre para cada ave durante a muda;
- adicionar 15 gramas de metionina por 10 quilos de ração;
- as galinhas poedeiras recebem 0,5 gramas de sal de cozinha;
- Entre os minerais, cascas de ovos, cascas rochosas e seixos são adicionados à ração.
Somente garantindo uma alimentação racional você pode se livrar da pterofagia.
Iluminação
O número de ovos postos depende da duração do dia. Mas o horário de verão não pode ser aumentado indefinidamente. Isso desorienta as galinhas, fazendo com que fiquem cansadas, irritadas e, consequentemente, estressadas e agressivas.Luz muito forte no galinheiro também não é permitida.
Para uma manutenção confortável são necessárias as seguintes condições:
- a duração ideal do período de luz é de 14 horas;
- organize ninhos em cantos isolados;
- com iluminação artificial, a potência da lâmpada não deve ultrapassar 40 watts por 4 metros quadrados de área.
Essas condições serão quase naturais e criarão conforto para as aves.
Conteúdo lotado
Quando há um grande número de indivíduos em um espaço limitado, sempre ocorrem brigas entre eles. Isso acontece especialmente quando não há alimentadores suficientes. Lutando de perto por comida, as galinhas bicarão umas às outras, arrancando penas.
Lembre-se de que alojamentos lotados causam estresse, doenças, perda de peso e diminuição da produção de ovos.
Mesmo que as galinhas fiquem no galinheiro apenas à noite ou com mau tempo, para maior conforto é necessário colocar no máximo 5 adultos por 1 metro quadrado. Galinhas com menos de um mês podem ser mantidas juntas em grupos de 20, até 3 meses - 15, de 3 a 6 meses - 9 galinhas. Estas aves não gostam de bandos grandes, um grupo de 20 unidades é o ideal.
Ao instalar um bebedouro, seu comprimento é feito na proporção de 2 centímetros por cabeça, e para um comedouro - 10. No inverno, é necessário passear com as galinhas em um curral ou quintal cercado.
Microclima no galinheiro
O estado do ar interno, a temperatura e a umidade afetam o humor das galinhas e seu comportamento. Uma atmosfera seca com partículas de poeira seca a caneta e a torna quebradiça. O corpo secreta uma secreção para hidratação. O cheiro da secreção chama a atenção dos vizinhos, fazendo com que eles ataquem o canibalismo.
O cômodo sujo onde são mantidas as aves, a falta de roupa de cama limpa, a sujeira e o cheiro de amônia irritam as galinhas e as tornam agressivas.Eles começam a arrancar penas e a se bicar, o que piora a situação.
Para criar um ambiente favorável no galinheiro, é necessário garantir sua ventilação, que limpa o ar e evita a umidade. É necessário trocar constantemente a cama, mantê-la limpa e evitar que se molhe. O ar quente e seco é umidificado borrifando água de uma mangueira em um jato fino na sala.
Derramamento
A muda é um processo natural de mudança da plumagem. Ocorre no outono e dura de 4 a 5 meses. Nesse momento, as galinhas não botam ovos, apresentam desequilíbrio no organismo e há deficiência nutricional. O comportamento da galinha muda, surge a agressividade e a vontade de arrancar penas de seus parentes.
Para evitar que isso aconteça, as aves recebem alimentação adequada, são adicionadas proteínas e vitaminas à ração, além de passeios e hospedagem gratuitos. É útil usar medicamentos como metionina (3 gramas por 1 quilograma de alimento), óleo de peixe (100 gramas por quilograma de alimento). As preparações Vitvod e Chiktonik fortalecem os sistemas nervoso e imunológico e incluem vitaminas A, D3, E. São usadas em injeções ou adicionadas aos alimentos.
Chegada de novos indivíduos ao rebanho
Ao introduzir novas galinhas numa comunidade já estabelecida, é necessária a socialização dos recém-chegados. Este não é um processo fácil, pois os mais antigos nem sempre são hospitaleiros. Eles atacam os recém-chegados. Na maioria das vezes, um indivíduo, o mais arrogante, começa, dando o exemplo para os outros.
Neste caso, monitore cuidadosamente o rebanho. A galinha mais agressiva é colocada em uma gaiola, permitindo que os novos membros se acostumem.
É importante não exceder o tamanho da comunidade em mais de 20-30 indivíduos, para lhes proporcionar alimentos e espaço útil.
Estresse
O estresse pode ser causado pelos seguintes motivos:
- Aumento da temperatura no galinheiro.
- Mudança de dieta alimentar.
- Transferir para outro rebanho ou instalações.
- A presença de estranhos.
Esses fatores causam agressão; as galinhas começam a arrancar as penas umas das outras. É importante não perturbar o modo de vida habitual das aves e seguir as regras para a sua criação.
Ectoparasitas
Parasitas comuns em galinhas são:
- ácaros;
- piolhos;
- comedores.
Eles sugam sangue e irritam a pele. As galinhas ficam inquietas, agressivas, coçam-se, arrancam as penas dos indivíduos vizinhos e os bicam até sangrarem. Para evitar a infecção por parasitas, execute as seguintes ações:
- limpe imediatamente o galinheiro de sujeira, excrementos e lixo contaminado;
- borrife periodicamente paredes e pisos com desinfetantes;
- As galinhas são inspecionadas regularmente e, caso apareçam pragas, é realizado um tratamento.
Um pássaro doente está em quarentena.
O que fazer com uma galinha ferida
As aves afetadas pela pterofagia são colocadas em uma sala separada. Danos menores são tratados com uma solução de peróxido de hidrogênio ou furacilina. Grandes feridas são lubrificadas com pomadas verdes brilhantes: Sintomicina, Tetraciclina, Levomekol.
Melhore a nutrição aumentando a dose de proteínas e vitaminas. O indivíduo é devolvido após recuperação completa. Ao mesmo tempo, monitoram o comportamento das galinhas do rebanho para que os ataques não voltem a acontecer.
Medidas de prevenção
Você pode evitar um fenômeno como a pterofagia organizando as condições de criação das galinhas, observando as normas sanitárias, dieta adequada e remoção oportuna de indivíduos doentes e agressivos..