Ao organizar um galinheiro, os criadores devem cobrir o chão com um determinado material. Essa necessidade é explicada pelo fato de que aves sem substrato, devido aos resíduos acumulados, têm maior probabilidade de adoecer. O mercado moderno oferece uma seleção de bactérias especializadas para camas de galinheiros que processam compostos orgânicos, evitando o apodrecimento e eliminando odores desagradáveis.
Por que precisamos de camas com bactérias?
A cama biológica (ou de fermentação) é um produto relativamente novo no mercado, que é um conjunto de grânulos, soluções ou pós que contêm bactérias aeróbicas. Aditivos semelhantes são usados no substrato para processamento de excrementos de pássaros.
A roupa de cama padrão feita de serragem ou outros materiais deve ser trocada a cada 3-5 dias. O uso de bactérias aeróbias permite que este procedimento seja realizado a cada 2-3 anos.
A necessidade de troca regular de substrato se deve ao fato de que os excrementos, ao entrarem na palha ou na serragem, começam a apodrecer. Esse processo contribui para a disseminação de microrganismos patogênicos pelo galinheiro e aumenta significativamente o risco de desenvolvimento de doenças nas aves.
As bactérias aeróbicas evitam o apodrecimento e a fermentação. Esses microrganismos produzem calor durante seus processos vitais. Ao despejar uma cama de fermentação de até meio metro de altura, você pode fornecer calor suficiente ao galinheiro durante a estação fria. As bactérias aeróbicas são capazes de aquecer a serragem e a palha a uma temperatura de +30 graus.
Vantagens e desvantagens
A utilização de biobactérias em cama de galinheiro apresenta as seguintes vantagens em relação aos substratos tradicionais:
- O apodrecimento do material está excluído. Isto reduz o risco de infecção em aves. Além disso, eliminando o apodrecimento, as bactérias mantêm a limpeza no galinheiro.
- O galinheiro é mantido a uma temperatura confortável para viver. O substrato, devido à atividade de bactérias aeróbicas, aquece até +30 graus.
- Melhora o cheiro dentro do galinheiro.
- Após o processamento do esterco, obtém-se o composto orgânico, que pode ser utilizado para fertilizar as plantas.
- A cama de fermentação não deve ser trocada mais do que uma vez a cada 2-3 anos.
As bio-ninhadas são ineficazes em temperaturas abaixo de 0 graus: as bactérias benéficas morrem devido à geada. Apesar de tais substratos serem significativamente mais caros que os convencionais, esta solução é, em última análise, mais lucrativa do que os métodos tradicionais de organização de um galinheiro. Para atender às necessidades, você não precisará de mais do que 10 a 50 gramas de bactérias de fermentação por metro quadrado de sala. Porém, é necessária muita palha ou serragem para formar um bio-substrato.
Na utilização de cama de fermentação, é necessário garantir a retirada da umidade: se não houver ventilação suficiente, surge condensação no material. Além disso, as galinhas costumam consumir palha ou serragem. E devido à entrada de enzimas no estômago, as aves desenvolvem disfunções do trato digestivo.
Tipos de roupa de cama
Para organizar com as próprias mãos a cama profunda (pelo menos 40 centímetros) em um galinheiro, é recomendável prestar atenção aos produtos das seguintes marcas:
- BioGerma. Cama bacteriana complexa alemã que destrói bactérias patogênicas, fungos e mofo. O produto não contém substâncias tóxicas, hormônios ou antibióticos. Para cada metro quadrado do galinheiro você precisará de 50 gramas desse pó. Bio-lixo com BioGerm é substituído a cada dois anos.
- Netto-Plast. Produto chinês recomendado para uso com serragem. Netto-Plast evita o apodrecimento e elimina odores desagradáveis. A principal desvantagem desse bio-lixo é que as bactérias são ativadas 6 a 7 dias após a adição de enzimas.
- BioSide. Produto russo, incluindo 11 variedades de bactérias aeróbicas. Uma característica importante do BioSide é que após a aplicação a cama biológica deve receber um fornecimento constante de esterco ou uréia. Caso contrário, as bactérias morrerão.
- Baikal EM 1.O produto está disponível na forma de líquido contendo biobactérias. Esta forma é conveniente porque imediatamente após o processamento da serragem, o Baikal EM 1 começa a agir. Não use água clorada com este produto.
- Biofarma. Lixo orgânico ucraniano, que deve ser desenterrado a cada 5-6 dias. Este produto requer substituição após 3 anos. Bioferm aquece o galinheiro a +20 graus.
A eficácia da maioria das bio-ninhadas listadas é a mesma. A principal diferença entre os produtos é a forma de liberação e a taxa de ativação enzimática.
Como escolher?
Ao escolher a cama adequada para galinhas, você deve considerar as seguintes recomendações:
- adquirir produtos certificados;
- preste atenção à marca e às avaliações do fabricante;
- após a compra, trate uma pequena área com enzimas e avalie a eficácia do produto;
- preste atenção ao prazo de validade e duração de ação do bio-lixo;
- leve em consideração os requisitos para o uso do medicamento.
Você também deve considerar o tipo de bactéria contida no produto ao escolher a cama de frango. Alguns microrganismos precisam de condições específicas de vida (fornecimento constante de uréia, etc.).
Condições de uso
A eficácia da esteira de fermentação depende das condições de utilização. Para que um biomaterial desempenhe suas próprias funções, é necessário garantir:
- ventilação de trabalho, que evitará que a condensação se acumule na serragem ou palha;
- fornecimento constante de oxigênio, o que exige virar a cama regularmente (a cada 5-6 dias);
- umidade em 25%.
Se o galinheiro tiver base profunda, a população de aves não deve ultrapassar cinco indivíduos por metro quadrado.
Após o prazo de validade (indicado na embalagem), a cama pode ser utilizada para fertilizar plantas sem processamento adicional.
Como usá-lo corretamente?
A nova cama biológica é colocada de acordo com o seguinte algoritmo:
- Todas as aves são retiradas do galinheiro, após o que o ambiente é ventilado, limpo e desinfetado. A época ideal para substituir a cama é considerada meados do outono.
- O reboco das paredes está sendo renovado e os comedouros e bebedouros estão sendo limpos.
- Antes de colocar a roupa de cama, o chão é seco e, se necessário, aquecido. As biobactérias morrem se a temperatura ambiente cair para 0 graus.
- Serragem, turfa, musgo ou outro material são distribuídos pelo chão. A espessura do substrato varia entre 27-40 centímetros.
- A preparação enzimática é distribuída sobre a superfície do substrato. Se for utilizado pó, após a aplicação este é enchido com água no volume necessário.
Em alguns casos, é necessário dispor a cama e as enzimas em camadas. O medicamento não deve entrar em contato com pisos de madeira.
Características do cuidado da ninhada
Os microrganismos contidos no biolixo requerem um fornecimento regular de nutrientes. Portanto, para que o substrato “funcione”, é necessário adicionar periodicamente fezes (uréia) e uma mistura de 20 gramas de enzimas e um quilo de açúcar.
Após a colocação da cama biológica, é proibido o uso de inseticidas e outros meios de combate a parasitas e roedores. O nível de umidade em uma sala com tal substrato não deve exceder 60%. Caso contrário, é importante garantir uma ventilação eficaz.
Para organizar camas com bactérias, recomenda-se a utilização de resíduos de madeira grossa. Com o tempo, pequenas matérias-primas se unem, formando grumos densos.
No inverno, é recomendável instalar um termômetro no galinheiro. Se a temperatura ambiente começar a diminuir, a cama deve ser misturada com esterco bovino, que contém microelementos que ativam biobactérias. No caso de uma mudança repentina nas condições de vida dos frangos, o aviário deve ser aquecido.
Contra-indicações
Bio-ninhadas não têm contra-indicações de uso. Este produto é baseado em ingredientes naturais que não contêm hormônios ou antibióticos. Portanto, os substratos de fermentação não são perigosos para aves e humanos.