A raça de frango com crista russa se distingue não apenas pelo temperamento, mas também pela aparência. O cuidado adequado aumenta a produção de ovos e reduz o risco de doenças. Para uma criação adequada, é importante seguir as regras de criação das aves e sua dieta alimentar.
- História da origem do Frango com Crista Russa
- Descrição e características
- Exterior
- Temperamento de Frango
- Produtividade
- Peso de frango e galo
- Produção de ovos
- Massa de ovo
- Vantagens e desvantagens
- Características de manutenção e cuidados
- Poleiros
- Galinheiro
- Microclima
- Dieta
- Para galinhas
- Para pássaros adultos
- Criando a raça em casa
- Criação de pintinhos por uma galinha
- Incubação
- Doenças e sua prevenção
- Conclusão
História da origem do Frango com Crista Russa
Esta raça foi notada pela primeira vez no século XIX. A raça foi desenvolvida especificamente para criação nas regiões. A Rússia é considerada o berço do pássaro. No entanto, há evidências de que galinhas semelhantes foram vistas anteriormente na Ásia. Esta raça, ao contrário das galinhas poedeiras convencionais, é resistente a doenças. Outra vantagem é que resiste ao gelo sem prejudicar a saúde. Os pássaros incubam filhotes de forma independente, que possuem forte imunidade.
Descrição e características
As galinhas têm diferenças externas que as diferenciam de outras raças. Entre as características distintivas, deve-se destacar.
Exterior
Uma característica distintiva é o exterior. Externamente, uma espécie de penacho se forma na cabeça da galinha. Mais frequentemente, esse chapéu é chamado de crista. Este boné é observado não só em galinhas poedeiras, mas também em machos. As galinhas poedeiras têm a crista mais desenvolvida e fofa, enquanto os galos têm a crista pouco desenvolvida, mas aumenta na região da nuca. A cor da tampa pode variar dependendo da cor principal da ave.
Temperamento de Frango
As aves distinguem-se pela sua natureza flexível. Não é agressivo com outras espécies de aves. A galinha rapidamente entra em contato com a pessoa. Os pássaros se acostumam rapidamente com os humanos e conseguem se lembrar de seu dono.
Produtividade
A raça de frangos não se diferencia por indicadores de alta produtividade e apresenta produção média de ovos. Ao criar aves para carne, também não há excessos significativos da norma.
Peso de frango e galo
Em média, um galo pesa 4 kg e uma galinha 2,5 kg. Para que as aves tenham alta produção de ovos, é necessário alimentá-las adequadamente e introduzir na dieta todos os minerais e componentes nutricionais necessários.
Produção de ovos
Em média, uma galinha saudável pode produzir até 150 ovos.A casca dos ovos é branca e durável. O tamanho do ovo é muito influenciado pela idade da galinha. As galinhas jovens põem ovos pequenos. Uma galinha começa a botar ovos aos 5 meses de idade. Após as galinhas poedeiras atingirem a idade de 2 anos, a produção de ovos diminui gradualmente. Os ovos ficam pequenos.
Massa de ovo
O peso médio de um ovo é de 60 gramas. Eles podem ser grandes, mas são casos raros.
Importante. Os ovos podem ser de cor bege claro. As galinhas poedeiras muitas vezes tornam-se galinhas reprodutoras e reproduzem-se sem reduzir as características básicas da raça.
Vantagens e desvantagens
A raça das galinhas tem muitas vantagens. Esses aspectos positivos são levados em consideração pelos avicultores e utilizados para uso em massa.
Vantagens da raça de galinha poedeira com crista russa:
- despretensioso no cuidado e no tipo de alimentação;
- os pássaros se distinguem por uma disposição calma e boa vontade para com as pessoas;
- não necessita de aviário separado, pode ser criado com outras raças;
- botar ovos com bom gosto;
- a aparência das galinhas, que é decorativa;
- a carne de frango é suculenta e macia;
- galinhas chocas reproduzem-se facilmente em casa sem preparar ovos.
Imperfeições:
- a necessidade de aparar regularmente a crista, o que pode reduzir a visão;
- O período de postura é curto: com a idade, a galinha produz cada vez menos ovos.
A vida útil de uma ave é de 5 anos, após os quais um adulto deve ser retirado do galinheiro comum.
Características de manutenção e cuidados
Para prolongar a vida das galinhas poedeiras e aumentar a produção de ovos, é importante seguir os devidos cuidados. A observância das peculiaridades da criação de aves no aviário também é de grande importância.
Poleiros
Para os poleiros são utilizadas vigas de madeira, colocadas a uma curta distância do chão.A ave deve caber confortavelmente nos poleiros.
Na área onde ficam os poleiros, o revestimento do piso deve ter uma grade especial para que as fezes não fiquem no galinheiro.
Galinheiro
A presença de condições de conforto no galinheiro é a chave para a saúde das aves. Destacam-se os seguintes requisitos para o aviário:
- O aviário está sendo construído em local seco e protegido de correntes de ar.
- Na primavera, são frequentemente observados aumentos das águas subterrâneas. Os pássaros não toleram bem a umidade e a umidade, então o galinheiro deve ser construído em uma colina.
- O galinheiro deve ser feito de concreto ou outro material durável.
- O galinheiro deve ter chão e ninhos. Os ninhos devem ser preenchidos com feno fresco e colocados em local acessível. Um ninho deve acomodar até 3 galinhas.
- O galinheiro deve ter ventilação e janela.
- É importante que haja luz na sala, para isso são utilizadas lâmpadas especiais.
- A roupa de cama do galinheiro é trocada toda semana.
O galinheiro para galinhas poedeiras deve ser grande e não atrapalhar os pássaros.
Importante. O aviário deve ter uma fundação que proteja as aves de pragas e retenha o calor necessário. Recomenda-se fazer o piso em madeira para não prejudicar as patas das galinhas.
Microclima
Para manter o microclima necessário, é importante monitorar regularmente a umidade. Palha ou turfa são usadas como cama. Fibra especial também é usada. A vantagem da fibra é a absorção e absorção de odores. Esta fibra é fácil de limpar. Para calor e luz adicionais, são utilizadas lâmpadas infravermelhas, que devem ser acesas à noite.
Dieta
A dieta de animais adultos e jovens possui algumas características distintivas que devem ser observadas.
Para galinhas
Para fortalecer os ossos dos frangos nos primeiros dias, é necessário usar queijo cottage com baixo teor de gordura na alimentação. Após a eclosão, ovos cozidos e verduras devem ser introduzidos na dieta. Isso é necessário para a saturação com vitaminas e minerais benéficos.
Para pássaros adultos
A dieta das aves adultas deve consistir em alimentos integrais, que contenham todos os componentes necessários. Você também deve incluir queijo cottage e verduras em sua dieta. Recomenda-se misturar ração de grãos com óleo de peixe, o que satura o animal com minerais adicionais. Pode-se usar ração especial que contenha todos os minerais e vitaminas.
Criando a raça em casa
As galinhas chocam os filhotes em casa. Esses descendentes se distinguem pela forte imunidade e adaptação ao meio ambiente.
Criação de pintinhos por uma galinha
Os pássaros sentam em ninhos para procriar. Na primavera o ar esquenta e os pintinhos não precisam de lâmpadas adicionais. A galinha incuba os ovos no ninho por 21 dias. Após a eclosão dos pintinhos, eles devem ser mantidos em ambiente aquecido por 3 dias, após os quais podem ser liberados para passear com o frango.
Durante o período de incubação dos pintinhos, é necessário introduzir minerais e vitaminas úteis na dieta. Isso reduzirá o risco de desidratação e frango fraco.
Incubação
Ao usar incubadoras na primavera, são postos ovos selecionados que foram testados. Os ovos são postos no início da primavera. Após 21 dias, os filhotes aparecem. Durante o período de incubação, é importante manter as condições de temperatura. Após a eclosão, os pintinhos passam 24 horas sob lâmpadas especiais, que além de desinfetar, fornecem calor suficiente.
Importante.Após a eclosão, os pintinhos são vacinados. Tais ações reduzem o risco de doenças e desenvolvem imunidade..
Doenças e sua prevenção
A vantagem das galinhas é o grau de exposição a doenças virais e infecciosas. Porém, se os métodos sanitários de cuidado dos frangos não forem seguidos, podem surgir doenças que afetam todo o galinheiro.
As doenças mais comuns que podem ocorrer são:
- Diarréia.
- A pasteurelose é uma doença infecciosa que afeta todo o aviário em pouco tempo. A doença não pode ser curada. Aves infectadas com a infecção morrem rapidamente.
- Falta de vitaminas - manifestada por falta de apetite e perda de penas. Para combater o problema, devem ser tomados suplementos vitamínicos regulares para repor a falta de nutrientes.
- A coccidiose é uma doença bacteriana que afeta mais frequentemente animais jovens. A bactéria entra no corpo da ave com comida ou água. Uma vez infectada, a ave fica fraca e morre rapidamente. Quando infectadas com essas doenças, as galinhas perdem a imunidade e podem ficar suscetíveis a outros tipos de doenças.
Para evitar que os ucranianos russos sejam expostos a doenças, é necessário seguir as regras de prevenção. Em primeiro lugar, limpe regularmente o galinheiro, limpe os comedouros e bebedouros. Os poleiros devem ser tratados com um anti-séptico especial duas vezes por ano para prevenir o aparecimento de pulgas e outros parasitas. A dieta do frango deve conter todos os nutrientes necessários para fortalecer o sistema imunológico.
Conclusão
O cultivo da crista russa permite ter em casa uma ave ornamental, que se distingue pela sua aparência e forte imunidade. Essas aves são capazes de criar uma geração saudável que se adapta às novas condições de vida em pouco tempo.As aves raramente são expostas a doenças e não requerem cuidados e nutrição especiais. Basta seguir os cuidados padrão e manter o galinheiro limpo.