Recentemente, os agricultores estão cada vez mais prestando atenção às galinhas universais para a produção de carne e ovos. Isso inclui as galinhas Barnevelder, que ainda são bastante raras na Rússia. São pouco exigentes em termos de condições de alojamento e alimentação, são altamente produtivos, têm um aspecto decorativo e, por isso, estão rapidamente ganhando popularidade entre os avicultores privados.
- História de origem
- Descrição e características da raça
- Padrão e diferenças em diferentes países
- Cores
- Vícios inadmissíveis
- Produtividade de frango
- Instinto materno
- Personagem das galinhas Barnevelder
- Vantagens e desvantagens
- Recursos de conteúdo
- Galinheiro
- Área de caminhada
- Bebedouros e comedouros
- Derramamento
- O que alimentar?
- Especificidades de reprodução
- Chocando ovos
- Cuidados com pintinhos
- Dieta de frango
- Substituição planejada do rebanho
- Doenças da raça
História de origem
A raça foi criada na Holanda, na cidade de Barneveld. Em 1893, os criadores decidiram produzir galinhas que botariam ovos cor de chocolate.
Para criar uma nova raça, indígenas holandeses, indianos lutando contra galinhas, representantes das raças Brahma, Langshan, Rhode Island e Cochin. Deste último, os Barnevelder herdaram a cor incomum das cascas dos ovos.
Em 1910, um padrão foi desenvolvido e em 1923 a raça foi oficialmente reconhecida.
Descrição e características da raça
Barnevelders são aves grandes, o peso dos galos é de 3 a 3,5 kg, as galinhas são um pouco menores. São fortes, elegantes e de constituição compacta, com cabeça de tamanho médio, penas de comprimento médio e asas adjacentes ao corpo.
Padrão e diferenças em diferentes países
A proporção entre a profundidade e o comprimento do corpo de Barnevelder é de 2:3. A linha das costas é elevada. O peito e os ombros das galinhas são largos e arredondados. Os quadris são poderosos. As pernas são amarelas, nas mulheres podem apresentar uma tonalidade esfumaçada.
O pescoço é de comprimento médio, com plumagem densa. A parte frontal da cabeça não tem penas. A barba é curta e arredondada. O favo é de tamanho médio, em forma de folha, tem 4 a 6 dentes e é de cor escarlate. O bico é curto e amarelo. Os olhos são laranja-avermelhados.
A cauda do galo é ricamente franjada e de comprimento médio, médio-alto ou alto. O rabo da galinha é largo.
Galinhas anãs Barnevelder foram criadas. Os galos pesam 1-1,2 kg, galinhas - 0,8-0,9 kg. Caso contrário, não há diferenças em relação aos Barnevelders de tamanho padrão.
Cores
As penas das galinhas Barnevelder têm uma borda dupla característica: uma faixa margeia a borda da pena e a outra corre paralela à primeira em forma de anel.
Normalmente, as penas das galinhas são de cor marrom-avermelhada e têm um contorno preto. À luz, eles brilham em azul esverdeado. As caudas dos galos são pretas e as das galinhas são rendadas.
A cor da plumagem das galinhas pode variar do café-chocolate ao vermelho intenso com brilho dourado. Existem Barnevelders de cores claras - do branco puro ao cremoso e prateado com bordas escuras, além de indivíduos totalmente pretos com salpicos de luz.
Galinhas vermelhas e brancas foram criadas na Grã-Bretanha; na Holanda esta cor não é reconhecida. Existem pássaros com bordas de penas lilases devido à falta de melanina. Existe uma cor autosex na raça que não é reconhecida pela maioria dos países.
Os frangos Barnevelder são pretos, marrons ou avermelhados com manchas douradas no corpo e peito amarelo.
Vícios inadmissíveis
As galinhas não podem ser criadas se apresentarem os seguintes defeitos:
- peito estreitado;
- ossos finos;
- físico fraco;
- costas encurtadas ou estreitadas;
- posição corporal baixa ou alta;
- cauda mal emplumada;
- cor inaceitável;
- pernas emplumadas;
- camada esbranquiçada nos lóbulos das orelhas.
Produtividade de frango
A puberdade nas frangas ocorre aos 6-7 meses e a maturidade fisiológica aos 12 meses. O ganho de massa muscular é rápido: com um ano de idade, os frangos Barnevelder atingem o peso máximo.
Em um ano, uma galinha pode produzir até 200 ovos, que a galinha põe continuamente, inclusive no inverno. O peso de 1 ovo é de 60-80 g, a cor da casca vai do terracota ao marrom escuro.
As galinhas anãs Barnevelder põem ovos pesando 35 g. Você pode obter 110-130 ovos de uma galinha por ano.
Instinto materno
O instinto maternal está bem expresso em 90% das galinhas poedeiras. As galinhas incubam os ovos durante todo o período de incubação e cuidam dos pintinhos.
Personagem das galinhas Barnevelder
Barnevelders têm um caráter calmo e tranquilo.Eles vivem pacificamente no mesmo galinheiro com outras aves e são amigáveis com os humanos. Os galos desta raça raramente brigam, preferindo resolver conflitos com o poder da voz. Barnevelders não gostam de ficar sozinhos e geralmente ficam em matilha.
Vantagens e desvantagens
As vantagens da raça incluem:
- versatilidade;
- aparência decorativa;
- caráter calmo e pacífico;
- bom instinto maternal das galinhas;
- alta produtividade de ovos e carne;
- pouco exigente para as condições de vida e alimentação.
Desvantagens das galinhas desta raça:
- intolerância à geada;
- a necessidade de grandes áreas para atividade física;
- a capacidade de voar a grandes alturas.
Recursos de conteúdo
As galinhas da raça Barnevelder adaptam-se rapidamente a um novo local, adaptando-se facilmente às novas condições de vida e à alimentação inusitada.
Galinheiro
Um cômodo espaçoso e seco é usado como galinheiro. A altura do teto deve ser pequena - até 2 m.
É importante organizar uma boa ventilação sem correntes de ar. A umidade do ar está na faixa de 60-70%.
Para proteger dos ventos frios do norte, o galinheiro está localizado no lado sul em relação aos outros edifícios. O edifício está situado sobre uma colina para que durante as chuvas e o derretimento da neve a água não se acumule nele.
Barnevelders não podem ser mantidos em gaiolas. As galinhas devem ter espaço suficiente para atividades físicas. A 1m2 3-5 cabeças são colocadas no chão.
O piso é de barro, esse material aquece melhor. Sobre ela é colocada uma camada profunda de palha, serragem ou turfa, à qual se adiciona cal apagada ou cinza de madeira. Protegerá as galinhas do frio do inverno. Neste caso, não há necessidade de aquecer uma sala construída em madeira.As taxas de consumo de lixo são de 15 kg per capita por ano.
Tijolo galinheiros e edifícios de blocos de concreto é necessário isolar e aquecer na estação fria. A temperatura do ar deve ser mantida entre 18-25 °C.
As galinhas adoram luz, por isso as janelas do galinheiro são colocadas no lado sul. Para obter a melhor produção de ovos, o dia das galinhas poedeiras deve durar 17 horas.
Na parede do galinheiro é instalado um buraco com vestíbulo e portas. É colocado a uma altura de 20 cm do chão.
Poleiros com diâmetro de 5 cm em incrementos de 30-35 cm são colocados a uma altura de 1 m do chão. Os ninhos são colocados em local escuro e preenchidos com serragem, palha e penugem.
Dentro do galinheiro há uma caixa de 50x50 cm cheia de farinha de madeira ou uma mistura de areia e cinza. Os banhos secos ajudam as galinhas a se livrar dos ectoparasitas e a manter a plumagem.
Área de caminhada
Para Barnevelders, é necessário equipar uma área de caminhada 3 a 4 vezes maior que a área do galinheiro.
Os representantes da raça são capazes de voar 1,5-2 m para cima, portanto a área de caminhada deve ser cercada com uma cerca ou malha com mais de 2 m de altura, sendo instalado um dossel para proteção do sol.
Os Barnevelders toleram muito bem o frio, portanto, no inverno, se a temperatura ultrapassar 0 ° C, podem ser liberados para passear.
Bebedouros e comedouros
Bebedouros e comedouros são colocados dentro do galinheiro. Devem ter a tampa fechada para evitar que os frangos entrem e espalhem o conteúdo. Equipe separadamente um comedouro com giz e um recipiente com cascalho.
Derramamento
Muda em galinhas Acontece uma vez por ano no outono e dura de 2 a 2,5 meses. Durante este período, a postura dos ovos é interrompida.
O que alimentar?
Barnevelders não são exigentes e comem qualquer comida.Eles podem ser alimentados com rações mistas prontas ou criar sua própria dieta com produtos naturais.
A dieta deve conter:
- Cereais. Vários grãos de fácil digestão devem constituir pelo menos 60% da dieta. Os Barnevelders adoram especialmente milho.
- Legumes. Fonte de proteína vegetal.
- Vegetação. No inverno, é necessário alimentar as galinhas com plantas secas e grãos de farinha de grama.
- Legumes crus ou cozidos.
- Requeijão, leite desnatado, ovo cozido picado, farinha de carne e ossos.
- Levedura. O aditivo é preparado na proporção de 30 g de fermento fresco por 3 litros de água. A mistura é deixada em local aquecido por 8 horas para fermentar, após o que é dada aos frangos na quantidade de 15 g por dia.
- Grãos germinados.
- Suplementos minerais. O corpo das galinhas poedeiras muitas vezes carece de cálcio; giz, casca de pedra, casca de ovo triturada ou farinha de ossos devem ser fornecidos junto com a ração.
- Cascalho. Necessário para o funcionamento normal dos processos digestivos.
Os frangos Barnevelder requerem 75-150 g de ração por cabeça por dia. As aves são alimentadas ao mesmo tempo - de manhã das 8h00 às 9h00 e à noite das 16h00 às 17h00.
Especificidades de reprodução
Criar Barnevelders não é particularmente difícil. Os ovos são caracterizados por um alto nível de fertilização (até 95%), e a eclodibilidade e a taxa de sobrevivência das galinhas desta raça chegam a 94-95%.
Chocando ovos
Graças a um instinto materno bem desenvolvido, as galinhas incubam os ovos de forma independente durante todo o período de incubação. Porém, durante a incubação, a galinha para de botar ovos. Se o agricultor se depara com a tarefa de obter o máximo de ovos de uma galinha poedeira, a ninhada deve ser transferida para uma incubadora. A incubação dos ovos dura 3 semanas.
Cuidados com pintinhos
Após a eclosão e secagem, os pintinhos são transferidos da incubadora para a chocadeira. Até 1,5 semanas de idade, são alimentados a cada 2 horas, sendo então a frequência das mamadas reduzida gradativamente para 5 vezes ao dia. A roupa de cama é substituída diariamente.
Nos primeiros 2 dias a iluminação não é desligada à noite. A temperatura na chocadeira deve ser de pelo menos 35 °C. Depois que os frangos atingem uma semana de idade, eles começam a baixá-lo gradualmente em 1-2 °C por dia, trazendo-o aos parâmetros padrão.
Dieta de frango
No primeiro dia após a eclosão, a alimentação das galinhas Barnevelder consiste em ovos cozidos picados. Os pedaços são polvilhados com semolina para evitar que grudem na penugem e nas patas. A partir do 2º dia de vida, os frangos passam a ser alimentados com grãos de milho cozidos no vapor, trevo picado, quinua e urtiga, vegetais e requeijão com adição de vitaminas. No 4º dia de vida são oferecidos suplementos de cascalho e minerais.
Grãos integrais e outros alimentos para “adultos” são introduzidos na dieta somente depois que as galinhas atingem um mês de idade. Ao mesmo tempo, as aves são transferidas para três mamadas por dia.
Substituição planejada do rebanho
Após 3-4 anos, a intensidade da postura das galinhas poedeiras começa a diminuir, por isso é necessário preparar animais jovens substitutos. Se as galinhas forem criadas para consumo de carne, elas serão abatidas no máximo aos 2 anos de idade. Com a idade, o sabor da carne deteriora-se.
Doenças da raça
Para proteção contra doenças infecciosas, as galinhas devem ser vacinadas em tempo hábil. Isto é especialmente importante para animais jovens provenientes de outras explorações.
Para prevenir o canibalismo e a hipovitaminose, a dieta deve ser cuidadosamente composta levando em consideração todas as necessidades nutricionais das aves.
As infestações parasitárias podem ser evitadas pela administração oportuna de medicamentos antiparasitários às galinhas.
Os Barnevelders costumam ter doenças articulares e atrofia muscular resultantes de um estilo de vida sedentário. Para prevenir essas doenças, é necessário evitar alojamentos lotados e enjaulados, além de organizar uma área para caminhadas.