Muitas doenças avícolas são causadas por distúrbios do trato digestivo, órgãos excretores e imunidade reduzida. Se você seguir as instruções de uso do Enroflon para galinhas, poderá prevenir e curar muitas doenças. Porque é um medicamento de amplo espectro. Para utilizá-lo de forma eficaz, é recomendável preparar uma solução nova todos os dias.
- Forma de liberação, composição e embalagem do medicamento
- Propriedades farmacológicas e efeitos do Enroflon
- Indicações de uso
- Instruções de uso e dosagem
- Para galinhas
- Para frangos de corte
- Para galinhas poedeiras
- Consequências da overdose
- Possíveis efeitos colaterais
- Contra-indicações de uso
- Instruções Especiais
- Períodos e regras de armazenamento
- Análogos de Enroflon
Forma de liberação, composição e embalagem do medicamento
O medicamento é comercializado em frascos de vidro ou plástico de diversos volumes (5-1000 ml). Enroflon é uma solução a 5 ou 10% destinada ao uso oral. A enrofloxacina é o ingrediente ativo. E os auxiliares são álcool benzílico, cloridrato de potássio, água purificada.
Cada frasco contém as seguintes informações: nome do fabricante, nome do medicamento e conteúdo do frasco, data de fabricação e número do lote, prazo de validade.
Propriedades farmacológicas e efeitos do Enroflon
O antimicrobiano pertence ao grupo das fluoroquinolonas, possui amplo espectro de ação bactericida e tem efeito inibitório sobre microrganismos. A concentração máxima de Enroflon é observada 1,5-2 horas após a aplicação, persiste por 5,5-6 horas. A droga pertence ao grupo de substâncias de baixo risco.
Indicações de uso
O medicamento é prescrito para fins medicinais em doenças causadas por microrganismos sensíveis à ação das fluoroquinolonas. Também em casos de diagnóstico de enterite, rinite atrófica, colibacilose, salmonelose, micoplasmose e broncopneumonia em aves. O valor terapêutico e profilático do Enroflon é melhorar a digestão das aves, aumentar a imunidade e prevenir a ocorrência de infecções perigosas.
Instruções de uso e dosagem
Na avicultura, a solução Enroflon é utilizada para tratamento e prevenção de doenças tanto em frangos quanto em adultos.
Para galinhas
As galinhas no primeiro mês de vida não apresentam imunidade forte, mas ainda apresentam problemas de termorregulação. O corpo reage fortemente a correntes de ar, hipotermia ou superaquecimento. Para uso profilático, a solução medicamentosa é diluída em água potável (são tomados 0,5 ml da substância por litro de água).Durante o tratamento, a dosagem é prescrita pelo veterinário. Normalmente, os cursos de prevenção e tratamento duram o mesmo período - 3-5 dias.
Importante! Como medida preventiva, o Enroflon é administrado aos pintinhos desde os primeiros dias de vida. Os períodos mais sensíveis da vida são considerados de 1 a 5 dias, 20 a 25 e 35 a 40 dias.
Para frangos de corte
A solução é de particular importância preventiva na criação de frangos de corte, pois durante os experimentos de criação as aves praticamente perderam a imunidade e tornaram-se muito suscetíveis a infecções bacterianas.
O sucesso do tratamento depende da rapidez de uso do medicamento após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença:
- comportamento lento e inibido da ave;
- lacrimejamento e purulência dos olhos;
- secreção mucosa da nasofaringe;
- sons roucos ao respirar.
Para o tratamento, utiliza-se uma solução de Enroflon a 10%, que é diluída em água potável (na proporção de 1 ml por litro de água). Uma dose dupla é usada para tratar a salmonelose. Via de regra, um curso (3-5 dias) de uso do medicamento é suficiente para restaurar a saúde da ave.
Para galinhas poedeiras
Via de regra, a imunidade de uma ave adulta é mais forte que a das galinhas. No entanto, as más condições de vida (superlotação, má nutrição, má ventilação ou correntes de ar) provocam o surgimento e a propagação de infecções.
Para o tratamento de galinhas poedeiras, o Enroflon é prescrito de acordo com o mesmo esquema dos frangos de corte. É importante levar em consideração que não se deve comer ovos de galinhas poedeiras doentes ou em tratamento, pois o medicamento é excretado não só pela urina e pela bile, mas também pelos ovos.
Consequências da overdose
A solução de Enroflon pertence ao grupo B de substâncias medicinais, cujo armazenamento e administração não são realizados sem supervisão médica.Exceder a dosagem pode causar distúrbios no sistema digestivo e lento ganho de peso.
Possíveis efeitos colaterais
Se você seguir as instruções de uso do Enroflon, as aves não apresentarão complicações ou efeitos colaterais. As reações alérgicas podem ocorrer devido à intolerância individual às fluoroquinolonas pelo organismo da ave. Nesse caso, a administração da solução Enroflon para uso oral é interrompida e são prescritos anti-histamínicos.
Contra-indicações de uso
É proibido o uso do medicamento no tratamento de aves com graves lesões renais e hepáticas. A intolerância individual às fluoroquinolonas em animais também é uma contra-indicação.
Instruções Especiais
Durante o período de tratamento, a ave não pode ficar em áreas abertas sob luz solar direta (a eficácia do medicamento diminui). Não há efeito particular do Enroflon na primeira utilização ou retirada. Não é permitida a utilização para abate de aves para as quais o medicamento foi utilizado antes de 11 dias após a interrupção da administração do medicamento.
Períodos e regras de armazenamento
Locais secos e protegidos da luz solar são a opção recomendada para armazenamento da solução Enroflon. A temperatura de armazenamento adequada é de 5-25 °C. Na embalagem original, as soluções de 5 e 10% podem ser armazenadas por 3 anos a partir da data de fabricação.
Análogos de Enroflon
Os medicamentos comuns cujo principal ingrediente ativo é a enrofloxacina incluem: Enrosept (também contém ciclopropil), Baytril, Enroxil. Enroflon é um medicamento anti-infeccioso eficaz que também tem efeito antibacteriano. A baixa toxicidade é uma vantagem importante da droga.Mas na hora de usar é importante seguir a posologia e levar em consideração a compatibilidade do Enroflon com outros medicamentos.