Criar galinhas traz alguns desafios. Os proprietários esperam um aumento no número e uma reposição constante dos ninhos com ovos, mas nem sempre as expectativas são atendidas. Ao criar galinhas, são possíveis infecções de todas as galinhas poedeiras e doenças de alguns indivíduos. Se o número de galinhas está a diminuir, então é importante compreender rapidamente porque é que as galinhas poedeiras estão a começar a morrer. Após determinar a causa, eles planejam como ajudá-los, o que fazer para evitar situação semelhante.
- Motivos principais
- Nutrição pobre
- Condições inadequadas de detenção
- Doenças
- Se as galinhas morrerem em massa
- Pasteurelose
- Doença de Newcastle
- Coccidiose
- Ascaridíase
- Se os pássaros morrerem um por um
- Hidropisia abdominal
- Broncopneumonia
- Salpingite
- Por que razão as galinhas podem morrer?
- Como diagnosticar o problema
- Tratamento e prevenção da morte
Motivos principais
Quando uma galinha poedeira morre, eles analisam a situação atual e descobrem o motivo que serviu de base para o resultado. A perda de um frango pode ser única ou regular.
Existem as principais razões pelas quais o número de galinhas no galinheiro está diminuindo:
- falta de vitaminas, minerais, má nutrição;
- cuidado insuficiente, caracterizado por congelamento ou superaquecimento da ave;
- más condições de vida (galinheiro insuficientemente reforçado);
- ataques de roedores;
- infecção por várias doenças.
Nutrição pobre
A má alimentação é um dos erros de cuidado mais comuns. Para crescer e se desenvolver, as galinhas precisam de um suprimento de vitaminas. A causa da morte pode ser comida suja e de má qualidade, falta de bebida em quantidades suficientes, bem como alimentação irregular.
Avicultores experientes compram ração de compradores confiáveis, controlam a qualidade e planejam a dieta com antecedência.
As galinhas precisam de uma dieta balanceada com minerais e matéria orgânica suficientes.
Condições inadequadas de detenção
O galinheiro é equipado com luz, conduz calor e leva em consideração o sistema de ventilação. Para aquecer o galinheiro, são utilizados dispositivos de aquecimento especiais e são distribuídas lâmpadas fixas para iluminação. Se o galinheiro não estiver suficientemente isolado, no inverno as galinhas podem congelar, enfraquecer e morrer.
Um galpão mal construído pode ficar úmido no verão. O crescimento de mofo nos cantos muitas vezes aumenta o risco de desenvolver doenças. As galinhas ficam letárgicas, fracas e perdem o apetite.
Doenças
A principal razão para a morte de galinhas é a infecção por doenças infecciosas.As infecções são transmitidas por ratos, camundongos e insetos. As galinhas poedeiras são suscetíveis a certas patologias que se desenvolvem na presença de fatores de risco. O perigo de infecção é que após a morte de uma galinha, pode ocorrer a morte da próxima.
Se as galinhas morrerem em massa
A mortalidade em massa de galinhas começa após o aparecimento de um indivíduo infectado e sua subsequente morte. Nesta fase, os proprietários procuram descobrir rapidamente qual a doença que causou a morte do indivíduo para tomar medidas preventivas e terapêuticas.
Pasteurelose
A infecção, chamada cólera aviária, é causada por bacilos. O grupo de risco são jovens com imunidade pouco desenvolvida. A causa do desenvolvimento da cólera costuma ser as flutuações de temperatura e a alta umidade.
A infecção ocorre de uma das seguintes maneiras:
- através de beber, comer;
- após contato com uma ave doente;
- depois de uma picada de inseto.
As aves doentes são destruídas, as aves saudáveis recebem antibióticos por um período geral de pelo menos 14 dias.
Doença de Newcastle
Doença viral caracterizada por pneumonia concomitante e danos aos órgãos internos. O vírus é especialmente ativo no outono e no verão, é transmitido por um indivíduo doente, se espalha pelas roupas de quem cuida das galinhas, pelos alimentos e bebidas. Sintomas:
- aumento de temperatura para + 43 graus;
- letargia, diminuição da atividade;
- o aparecimento de conjuntivite;
- diarréia;
- o aparecimento de tremor, evoluindo para paralisia.
Apenas indivíduos fortes com imunidade bem desenvolvida sobrevivem. Segundo as estatísticas, 90% das galinhas doentes morrem. A doença de Newcastle desenvolve-se rapidamente, atingindo o seu pico em 3-5 dias.
Coccidiose
Sem medidas adequadas, esta doença pode destruir completamente todas as galinhas em 7 dias. Esta é uma doença parasitária que afeta os intestinos.Os provocadores do aparecimento do parasita podem ser a violação das regras de cuidado, alimentando-se com ração contaminada de baixa qualidade. As formas graves da doença não podem ser tratadas.
Primeiro, as galinhas doentes são separadas das saudáveis e depois é realizada a terapia. Se você iniciar o tratamento em tempo hábil, a probabilidade de recuperação aumenta.
Ascaridíase
O agente causador da doença é um parasita que afeta o intestino. Dentro de alguns dias, a mortalidade das galinhas aumenta 3 vezes. Os vermes são o tipo mais comum de patógeno.
Após a infecção, os primeiros sintomas aparecem apenas no 7º ao 8º dia. Quando as galinhas são afetadas, um sinal característico da ascaridíase é o crescimento atrofiado. O tratamento começa com o reassentamento dos doentes, desinfecção e administração de antibióticos e probióticos.
Se os pássaros morrerem um por um
Existem doenças às quais as galinhas em risco são suscetíveis. Aves jovens com menos de 3 meses de idade são consideradas em risco. A morte de galinhas uma a uma pode reduzir o número e levar ao desenvolvimento de outras doenças.
Informação! As aves doentes são imediatamente retiradas do galinheiro comum.
Hidropisia abdominal
Algumas aves começam a ter dificuldades no desenvolvimento dos órgãos internos. Uma cavidade abdominal aumentada indica o desenvolvimento de hidropisia. Isso significa que a cavidade abdominal está cheia de líquido devido a problemas renais ou hepáticos. A situação é corrigida inserindo uma agulha estéril e bombeando o fluido.
Broncopneumonia
Após a hipotermia, as galinhas, uma a uma, desenvolvem broncopneumonia. A doença é diagnosticada por chiado no peito, problemas respiratórios e incapacidade de consumir alimentos. A doença só leva à morte da ave se não forem tomadas medidas terapêuticas. Você pode aliviar os sintomas de uma galinha com uma série de antibióticos.
Salpingite
As galinhas poedeiras são suscetíveis à inflamação do oviduto. As razões são vários fatores:
- violação das condições de detenção;
- avitaminose;
- infecções passadas.
Se o oviduto cair da cloaca, o frango não poderá ser salvo. Mas, se o tratamento for iniciado precocemente, a galinha se recuperará após um tratamento com antibióticos e uso de medicamentos locais.
Informação! Um dos sinais de salpingite é a obesidade em galinhas poedeiras.
Por que razão as galinhas podem morrer?
Os pintinhos recém-nascidos são sensíveis às mudanças de temperatura, reagem às mudanças de iluminação e precisam de suplementos fortificados. Se morrerem de 1 a 5 dias após a eclosão, o motivo pode ser o não cumprimento do regime de temperatura.
Além disso, existem outras causas de morte que podem ser corrigidas antecipadamente:
- mudança muito repentina na temperatura do ar, bem como aumento da temperatura do ar;
- indigestão devido a erros alimentares;
- atrofia dos músculos do estômago devido à falta de componentes sólidos nos alimentos;
- falta de vitaminas;
- patologia de órgãos internos;
- envenenamento;
- doenças contagiosas transmitidas por aves doentes se as galinhas forem mantidas junto com adultos.
Os avicultores identificam os períodos mais perigosos durante os quais as galinhas podem morrer:
- de 1 a 5 dias de existência;
- de 20 a 25 dias;
- de 35 a 40 dias.
Como diagnosticar o problema
A causa da morte de várias galinhas ou de uma ave pode ser determinada por sinais característicos. Apesar de cada doença apresentar características distintas, os sintomas gerais são expressos da mesma forma:
- recusa em comer, falta de apetite;
- recusa em beber ou consumo excessivo, ganancioso;
- letargia, claudicação, aumento de algumas partes do corpo;
- perda de coordenação dos movimentos, tremores em algumas partes do corpo.
Algumas doenças provocam aumento da temperatura corporal, mudança na tonalidade do tegumento e no estado do favo: seu azul ou brancura.
Para determinar a causa, excrementos de frango são retirados e levados para diagnóstico aos técnicos de laboratório de uma clínica veterinária. Se uma ave morre sem motivo aparente, ela é enviada para autópsia para prevenir doenças em todo o rebanho.
Tratamento e prevenção da morte
As medidas terapêuticas começam após a determinação da causa. Muitas doenças requerem antibióticos e medicamentos antiparasitários. São adicionados às bebidas, misturados aos alimentos:
- antibióticos (Tetraciclina, Biomicina, Levomicina);
- agentes antiparasitários (Levomizol, Mustang insecto).
Muitos proprietários realizam terapia com remédios populares. Uma solução fraca de manganês é adicionada à água potável. Cachos de tanásia e camomila estão pendurados em volta do perímetro do galinheiro.
A vacinação ajuda a minimizar o risco de desenvolver certas doenças. A vacinação é realizada por veterinários convidados. Adicione soluções líquidas aos alimentos ou bebidas.
A desinfecção do galinheiro é considerada condição obrigatória para o cuidado de aves infectadas. Eles trocam a cama, limpam os comedouros e destroem os ninhos das galinhas poedeiras infectadas.
As medidas preventivas são medidas que visam prevenir doenças e o desenvolvimento de condições que podem provocar o aparecimento de parasitas:
- monitorar a limpeza e a qualidade dos alimentos e bebidas;
- use comedouros e bebedouros limpos;
- vitaminas naturais são adicionadas aos alimentos: ervas, algumas frutas silvestres;
- limpe regularmente o galinheiro e troque a roupa de cama;
- Ao caminhar, certificam-se de que os frangos estejam longe de produtos químicos e não entrem em contato com animais domésticos.
As galinhas morrem por vários motivos. Para realizar um tratamento competente, a causa da doença é determinada e os fatores de risco são eliminados.