As doenças avícolas ameaçam o gado nas explorações agrícolas e nas grandes empresas de criação em massa de galinhas, perus, pintadas, gansos, patos e outras espécies. Isto causa sérios danos materiais, por isso o controle de doenças é extremamente importante. Uma das doenças perigosas que podem destruir muitas aves é a histomoníase em galinhas domésticas.
Causas da histomoníase em galinhas
A doença é provocada pela penetração de protozoários da classe dos flagelados no organismo.São histomonas que podem infectar os pintinhos mais sensíveis de galinhas e perus na faixa etária de duas semanas a três meses.
A histomoníase afeta negativamente a função de barreira protetora do intestino das aves, o que leva a um processo inflamatório, intoxicação geral e diminuição da absorção de nutrientes dos alimentos ingeridos. Os protozoários levam à infecção dos tecidos, especialmente do fígado, levando à disfunção dos órgãos, na maioria das vezes à peritonite. Na ausência de tratamento oportuno, até 70% de todos os animais jovens morrem.
A fonte de infecção da histomoníase são os insetos: pulgas, mosquitos, minhocas e outros representantes desse grupo, que podem ser consumidos por galinhas e outras aves. Você também pode ser infectado por alimentos de baixa qualidade, roupas de cama sujas e comedouros e bebedouros sujos, bem como durante o transporte em gaiolas ou caixas não desinfetadas.
A histomoníase ocorre em dois estágios:
- Zhgutikova.
- Amebiano.
A doença também pode ocorrer nas formas aguda e crônica. Na forma aguda, pintinhos e adolescentes morrem rapidamente, em poucos dias. A forma crônica continua ao longo da vida de uma galinha por mais de 3 meses, encurtando-a e levando à propagação da doença.
Sinais e sintomas de aparência
Devido ao escurecimento característico do couro cabeludo nas aves, a doença adquiriu outro nome - “cabeça preta”. Quando infectado com histomoníase em sua forma aguda, o pente e o couro cabeludo escurecem, a ave fica desgrenhada e desgrenhada e as penas ficam manchadas de guano. As galinhas ficam letárgicas, têm diminuição do apetite, têm asas caídas e apresentam sinais de diarreia grave.Eles podem cobrir a cabeça e os olhos e agrupar-se em grupos.
Na forma crônica da histomoníase, as galinhas comem pior, não ficam alegres e perdem a cor brilhante da plumagem. A doença é mais pronunciada no verão, pois nesta época do ano o número máximo de insetos está à disposição das galinhas, que podem ser fontes da doença.
Ao abrir uma carcaça infectada com histomoníase, são encontrados fígado e baço aumentados, intestinos inflamados, conteúdo coalhado do ceco, úlceras, aderências e líquido marrom na cavidade abdominal.
Diagnóstico do problema
Para determinar a causa dos danos à população avícola, é necessário realizar diagnósticos laboratoriais. É extremamente difícil distinguir a histomoníase de outras infecções comuns (colibacilose, tricomoníase, tuberculose, leucemia ou eimeriose) por sinais externos. Para o diagnóstico, é feita uma raspagem da mucosa intestinal e o conteúdo do ceco é examinado ao microscópio. Os esfregaços são corados de acordo com Romanovsky e também inoculados em meio de Petrovsky. O diagnóstico final da histomoníase é feito com base na totalidade dos resultados obtidos, avaliando tanto os sinais externos quanto os resultados laboratoriais.
Tratamento de doenças em galinhas
A principal condição para o sucesso do tratamento da histomoníase em galinhas é a detecção oportuna e o diagnóstico preciso da doença. Para se livrar de microrganismos simples, são utilizados medicamentos do grupo dos imidazóis. Estes são Metronidazol (Trichopol), Tinidazol, Nitazol e vários outros medicamentos similares.
"Metronidazol"
Para tratar com esse medicamento, ele é dissolvido em água morna e administrado aos animais jovens três vezes ao dia.Se os pintinhos não quiserem tomar o remédio sozinhos, ele é instilado no bico na forma de uma solução de 0,1 miligrama do medicamento por quilograma de peso corporal do frango. Para galinhas adultas doentes, o medicamento pode ser adicionado à ração. Para isso, os comprimidos de Metronidazol são moídos até virar pó e borrifados na comida na proporção de 1,5 gramas do produto por quilograma de peso da ave.
O tratamento da histomoníase dura de 5 a 7 dias, depois a frequência de administração às galinhas e a dosagem do medicamento são reduzidas para uma vez ao dia. "Trichopol" é usado de maneira semelhante.
"Furazolidona"
Este medicamento é adicionado à ração na concentração de 0,02-0,04%.
Após um curso de tratamento, pintinhos e galinhas precisam ser tratados com probióticos para restaurar o equilíbrio interno do corpo. O medicamento veterinário Vetom é o mais adequado para esse fim. Com a sua ajuda, é possível evitar o desenvolvimento da disbacteriose, que terá um impacto extremamente negativo no estado de uma ave já gravemente debilitada.
Além disso, todas as aves deverão ser desparasitadas, pois isso é necessário para fortalecer o sistema imunológico geral e restaurar a saúde das galinhas. Os seguintes medicamentos são usados para isso:
- "Piperazina" na dosagem de 0,5 gramas por quilograma de peso.
- “Fenotiazina” na dose de 1 grama por quilograma de peso corporal e alguns outros medicamentos.
A duração do tratamento é de 2 a 3 dias.
Ações preventivas
Para evitar danos às galinhas pela histomoníase, os seguintes requisitos devem ser observados:
- Mantenha as aves jovens e adultas em salas separadas.
- Limpe frequentemente para remover excrementos.
- Desinfete os excrementos coletados armazenando-os em pilhas camada por camada. Devido ao empacotamento denso, o oxigênio não entra e os patógenos morrem.
- Lave e desinfete regularmente bebedouros e comedouros com preparações especiais.
- Desinfete regularmente os locais onde são mantidas as aves, caie paredes e tetos com cal.
- Ao adquirir novas aves ou filhotes, mantenha-os em quarentena, longe do estoque principal.
- Se forem detectados sinais de doença, retire imediatamente o frango ou pintinho doente da massa geral e realize as ações de desinfecção necessárias.
- Comece o diagnóstico e o tratamento o mais cedo possível. Assim há maiores chances de salvar as galinhas. À medida que a doença progride, uma elevada percentagem de aves (até 90%) morre.
A histomoníase é uma doença perigosa que afeta galinhas, perus e outras aves. Você pode lidar com isso mantendo uma higiene perfeita e prestando muita atenção às suas acusações emplumadas.