Um problema muito comum que surge entre os proprietários de aves é o aparecimento de pulgas, especialmente comuns em galinhas. São difíceis de detectar nos estágios iniciais da lesão devido ao seu tamanho bastante pequeno, e a reprodução desses parasitas ocorre em enorme velocidade. E se não forem tomadas medidas para livrar a ave das pulgas, isso pode levar a um surto de várias doenças e pestes em massa.
O que é uma pulga de galinha e como detectá-la
As pulgas das galinhas não têm aparência muito diferente daquelas que parasitam animais domésticos e outros mamíferos. São muito pequenos, muitas vezes difíceis de distinguir entre as penas a olho nu. As pulgas têm corpo achatado, com cerca de 1,5 milímetros de comprimento, coberto por uma forte carapaça blindada. A cor é escura - do bordô ao marrom.
Graças aos membros posteriores desenvolvidos e à capacidade de pular longe, eles rapidamente se espalharam entre as galinhas. As pulgas atacam pássaros em grandes colônias, que incluem centenas de parasitas. A pulga fica firmemente aderida à pele, o que permite parasitar a vítima por muito tempo.
A temperatura mais confortável para sua vida e desenvolvimento é de +40 C graus, então eles morrerão rapidamente no corpo de outro animal ou pessoa.
Sintomas de aparência
Na maioria dos casos, os danos começam despercebidos; as pragas são praticamente invisíveis sob as penas. Isto é facilitado pelo tamanho muito pequeno das pulgas. Somente quando os parasitas rastejam para se alimentar em áreas abertas do corpo da galinha (cabeça e patas) eles podem ser vistos a olho nu. Externamente, eles se assemelham a protuberâncias marrons ou aglomerados de toupeiras.
E isso, por sua vez, significa que a colônia de parasitas na ave cresceu para centenas e possivelmente milhares de habitantes. Essa propagação já está se tornando perigosa para a saúde e a vida das galinhas. Para a rápida reprodução dos parasitas é necessária uma combinação de fatores, como: falta de limpeza e tratamentos preventivos, troca de cama de frango, calor e níveis elevados de umidade.
Danos e sintomas:
- dor e coceira constante por picadas de parasitas - as galinhas começam a se bicar e arrancar penas;
- ansiedade e irritabilidade, os pássaros parecem desgrenhados e despenteados;
- perda repentina de peso com bom apetite;
- o aparecimento de manchas calvas na cobertura de penas;
- diminuição visível na produção de ovos;
- crostas escuras, protuberâncias que aparecem perto dos olhos ou da crista, e sob as penas tudo está literalmente “cheio” de pulgas;
- perigo de infecção por helmintos, exaustão nervosa e física, subsequente mortalidade em massa de aves.
Como se livrar das pulgas de frango
Para livrar as aves de pequenos parasitas, eles usam produtos químicos comprovados e métodos populares eficazes.
Meios químicos
Hoje em dia existem no mercado produtos químicos suficientes para combater parasitas, que são utilizados tanto em galinhas como em outros animais. Apresentam-se na forma de gotas, aerossóis, pós, pomadas e emulsões.
Butox
O produto químico Butox-50 ajudará a remover pulgas das galinhas. Este medicamento é utilizado no tratamento externo de aves e outros animais. Butox também é adequado para a desinfecção de instalações residenciais e comerciais. É um líquido oleoso de tonalidade amarelada clara. Caracteriza-se por uma ação muito eficaz no combate a diversos parasitas.
O que é duplamente agradável na hora de escolher um medicamento é que, apesar de todas as suas vantagens, ele custa relativamente pouco e é fácil de usar, e o resultado positivo será perceptível já na primeira vez.
O ingrediente ativo do Butox é o piretróide deltametrina, que faz parte de muitos inseticidas conhecidos. Gradualmente, acumula-se no corpo de parasitas e tem forte efeito no sistema nervoso, causando paralisia e morte de pulgas. O que é característico é que os insetos morrem e não se dispersam após o uso da droga. Para livrar as galinhas deles, o Butox é usado para pulverização de pássaros, banhos medicinais e tratamento de galinheiros.
Para preparar uma solução para banho de aves, adicione 0,9 litro de Butox a 1 tonelada de água fria.Em seguida, misture tudo bem para distribuir uniformemente o medicamento no líquido. Depois das galinhas, grupos de 10 a 20 aves são conduzidos a um banho com solução medicinal. Para a pulverização, utiliza-se a seguinte concentração: 100 mililitros do produto químico são adicionados a 100 litros de água e bem misturados.
Em seguida, toda a cobertura de penas é cuidadosamente tratada com um borrifador e deixada secar. Não há necessidade de enxaguar o líquido após a pulverização. Além de tratar as próprias aves, também é necessário proteger o local onde são mantidas. Para isso, prepare uma solução com a qual todo o galinheiro fique bem borrifado. A concentração é de 20 a 30 mililitros da droga por balde de água.
Deltametrina em pó
Para livrar as aves dos parasitas, outro produto químico eficaz é usado - pó de deltometrina. Disponível com vários nomes: Basalto, Barreira e em diversas embalagens, de 7 gramas a 3 quilos. O medicamento, com dosagem recomendada e cumprimento das normas de segurança, é pouco tóxico e não perigoso para animais de sangue quente e aves.
É um pó branco acinzentado com um odor forte e específico. Para o tratamento, é aplicado na pele da ave, espalhando as penas com os dedos e pulverizando diretamente a capa de penas. As aves também são pulverizadas com pulverizadores de pó, o consumo é de 10-15 gramas da droga por 1 frango.
O pó também é adequado para tratar um galinheiro vazio - a taxa de consumo é de 100-150 gramas por 1 metro quadrado de área.
Remédios populares
Não apenas produtos químicos, mas também remédios populares comprovados por mais de uma geração ajudarão a eliminar os parasitas.
Ervas
Ervas medicinais e picantes com odor forte ajudam a combater os sugadores de sangue.Mas é importante lembrar que os remédios populares são eficazes apenas nos estágios iniciais da infecção, bem como na prevenção do aparecimento de pulgas. Em caso de danos graves, apenas os agentes químicos são eficazes.
O cheiro de ervas como absinto ou tanásia, lavanda, alecrim, camomila suprime e repele as pulgas. Eles são adicionados à roupa de cama, espalhados pelo galinheiro, e com eles são feitos buquês (vassouras), pendurados no teto.
Decocções e infusões
Para combater as pulgas, utilizam-se decocções e infusões de ervas aromáticas, picantes e medicinais. O absinto provou ser especialmente bom. Para preparar a decocção, pegue 50-60 gramas de plantas frescas (embora também possam ser usadas plantas secas) e despeje 1 litro de água fervente sobre elas. Em seguida, mantenha no vapor por 10-15 minutos e depois de esfriar, esfregue na pele dos frangos.
O método de preparo da infusão é o seguinte: pegue 30 gramas de absinto e tanásia e despeje 3 xícaras de água fervente. Em seguida, cozinhe por 10 minutos e depois faça a infusão da noite até de manhã. Em seguida, filtre e borrife o galinheiro, prestando atenção especial aos locais mais recônditos.
Cinzas
A forma mais cómoda e simples de prevenir danos e combater pulgas é a cinza de madeira (pura ou misturada com areia de rio). No galinheiro ou pátio de exercícios, coloque recipientes (banheiras, bacias) com a mistura. As galinhas, ao tomarem esses banhos, eliminam elas próprias as pragas que não toleram as cinzas. Além disso, as próprias galinhas sabem quando é hora de “tomar banho”.
Os proprietários terão apenas a tarefa de despejar periodicamente as cinzas velhas e adicionar novas.
Consequências para galinhas
Os parasitas, especialmente quando disseminados em massa, podem causar danos significativos às galinhas - as pulgas são portadoras de muitas doenças e contribuem para a infecção por parasitas:
- Brucelose (ou doença de Bruce).
- Salmonelose.
- Tripanossomíase.
- Helmintos.
- Praga.
- Doença do sono.
Perigo para os humanos
Este tipo de pulga é seguro para humanos e outros animais - eles não conseguem morder a pele e vivem em temperaturas inadequadas. Mas se você entrar em contato com um pássaro infectado com doenças transmitidas por pulgas, a própria pessoa pode ser infectada.
A infecção ocorre tanto pelo consumo de carne, ovos de aves doentes, quanto pelo contato tátil. E as consequências para os humanos podem ser muito graves, até fatais..
Ações preventivas
Para manter a alta produtividade e a saúde das galinhas, os proprietários precisam realizar regularmente a prevenção contra pulgas, que inclui os seguintes fatores:
- é necessário cercar o pátio de exercícios com rede, evitar o contato das galinhas domésticas com outras aves, inclusive vizinhas;
- limpeza regular do galinheiro, troca periódica da roupa de cama;
- a utilização de métodos tradicionais para prevenir o aparecimento;
- periodicamente “banhar” as galinhas em banhos de cinzas, colocando-as no pátio de exercícios.