Ao criar frangos jovens em casa para necessidades pessoais ou para ganhar dinheiro, o avicultor se esforça para manter todos os frangos intactos até a idade produtiva. Nisso ele é ajudado por nutrição e medicamentos de alta qualidade que destroem bactérias patogênicas. Baykoks para frangos é utilizado como prevenção e tratamento de doenças comuns, seguindo rigorosamente as instruções de uso.
Composição, forma de liberação e embalagem
O medicamento contém toltrazuril na dosagem de 2,5%.A substância tem efeito prejudicial sobre Eymiria (coccidia) - parasitas unicelulares que causam doenças do complexo gastrointestinal de aves e coelhos.
Baykox é um líquido incolor e inodoro com sabor amargo. À venda, o medicamento pode ser encontrado em ampolas de vidro de 1 mililitro, acondicionadas em caixas de papelão de 10 peças, e em garrafas plásticas de litro. É mais conveniente para os proprietários de um pequeno rebanho de galinhas comprar remédios em ampolas.
Na embalagem, além do nome do medicamento e da substância ativa, está indicado:
- fabricante;
- data de produção e data de validade;
- categoria de animal (ave, roedor) a que o medicamento se destina.
O medicamento vem com instruções detalhadas, indicando a dosagem exata para diferentes grupos de aves.
Para quais doenças o Baycox é usado?
O medicamento é utilizado na prevenção e tratamento da coccidiose (eymiriose) em todos os grupos de aves de capoeira. A doença é generalizada em galinhas jovens, com baixo nível de higiene. As aves são infectadas com coccídios através da cama suja; os portadores são espécimes recuperados e aves selvagens.
As galinhas mantidas em pisos de malha não sofrem de coccidiose.
Os parasitas se multiplicam no estômago e nos intestinos, atrapalhando o funcionamento dos órgãos digestivos. A coccidiose não só enfraquece as galinhas, mas pode levar à sua morte. O principal sinal da doença é a diarreia marrom misturada com sangue na ave. Ao abrir indivíduos mortos, é visível um intestino inflamado com numerosas pequenas hemorragias nas paredes, o fígado é coberto por pequenos nódulos brancos.
O medicamento Baycox destrói eficazmente os parasitas sem prejudicar a saúde dos animais jovens.Para maior efeito, recomenda-se administrar o medicamento ao gado em combinação com preparados vitamínicos (Chiktonik, Gamavit) e probióticos (Vetom).
Instruções de uso e dosagem
Dependendo da idade e raça da ave, a dosagem do medicamento difere ligeiramente. O medicamento é adicionado à água potável para que toda a população tenha oportunidade de consumir o medicamento.
Para indivíduos enfraquecidos, a solução de trabalho é administrada à força por dentro, através do bico. Baycox é administrado em nenhum caso, sem interromper o tratamento, mesmo após uma melhora notável na condição da ave.
Para galinhas
Baycox é administrado a ovos jovens e raças de ovos de carne de galinhas como medida preventiva para a coccidiose, a partir das 2 semanas de idade. A dose preventiva do medicamento é de 1 ampola (1 mililitro) para cada 1 litro de água. Água com remédio é dada às galinhas por 2 dias seguidos, com intervalo à noite, despejando uma solução nova no segundo dia.
Se os animais jovens sofrem de eimeriose, apresentam os seguintes sinais da doença:
- diarreia com sangue ou marrom-avermelhada;
- penas eriçadas;
- letargia e falta de apetite;
- retardo de crescimento.
As galinhas recebem remédios na dose de 7 mililitros por 1 quilograma de peso vivo do pintinho, ou 3 mililitros por 1 litro de água limpa fervida. Baycox para tratamento da eimeriose também é adicionado à água potável, calculando a dosagem de acordo com o número de animais jovens.
Se o frango estiver fraco e não demonstrar interesse em beber, o remédio é colocado no bico com uma pipeta ou seringa sem agulha. O curso do tratamento é de 2 dias, após 5 dias os animais jovens são alimentados novamente.
Depois de alimentar as galinhas Baycox, elas precisam restaurar a microflora intestinal e fortalecer o corpo. Para fazer isso, adicione um complexo de vitaminas solúveis em água (Chiktonik, Aminovital) à água potável por 5 dias.
Ao longo do caminho, o pó Vetom é adicionado à comida ou à água, que pode ser substituído por iogurte natural ou leite coalhado.
Para frangos de corte
Os frangos de corte crescem rapidamente e são mais sensíveis aos parasitas intestinais do que os frangos normais. Baycox é administrado aos frangos como profilático no 14º dia após a eclosão e no 35º dia se o lote for mantido em piso sólido.
A dosagem do medicamento é a mesma das galinhas comuns - 1 ampola por 1 litro de água fervida. Depois de usar Baycox, os frangos são aconselhados a administrar vitaminas e um probiótico.
Para galinhas poedeiras
A utilização de Baycox em galinhas poedeiras é limitada por uma nuance - a substância activa entra no ovo durante o tratamento.
O medicamento para prevenção e tratamento da coccidiose é utilizado durante o período em que as galinhas não põem ovos ou os ovos não são utilizados na alimentação por 7 dias.
Os ovos coletados durante este período podem ser fervidos por cerca de 15 minutos e dados à ave como suplemento alimentar.
Sobredosagem, efeitos colaterais e contra-indicações
De acordo com as instruções, Baykoks pertence às substâncias perigosas da classe 4. Isto significa que nenhum efeito colateral foi identificado em estudos clínicos. Uma overdose do medicamento não prejudica a saúde das galinhas, desde que o valor de 10 vezes não seja ultrapassado. Baycox não deve ser utilizado mais de 14 dias antes do abate das aves, bem como durante a postura dos ovos.
Condições de armazenamento e datas de validade
O prazo de validade do medicamento é de 5 anos a partir da data de fabricação, que deve estar indicada em cada ampola do medicamento. Baycox em ampolas ou frascos hermeticamente fechados é armazenado em local escuro a uma temperatura de +10 a +25 graus. O medicamento dissolvido em água não pode ser armazenado, perde suas propriedades em 24 horas.
Análogos da droga
Os seguintes medicamentos têm efeito semelhante sobre os coccídios: Solikoks, Coccidiovit (pó), Amprolin, Tolkoks, Diokoks. Esses medicamentos são administrados às aves com água potável ou ração, de acordo com as dosagens recomendadas.