A criação de galinhas requer atenção especial à saúde das aves. As doenças infecciosas são observadas em galinhas na maioria dos casos de possíveis desvios. Agricultores experientes utilizam um medicamento eficaz para galinhas - ASD 2. Ele se consolidou como um dos estimulantes mais eficazes e com efeito restaurador. Vamos descrever a droga em detalhes.
- Composição e forma farmacêutica do medicamento ASD fração 2
- Propriedades farmacológicas do produto
- Indicações de uso
- Curso oral
- Curso ao ar livre
- Instruções de uso
- Para galinhas
- Para frangos de corte
- Para galinhas poedeiras
- Consequências da overdose
- Possíveis efeitos colaterais
- Contra-indicações de uso
- Termos e condições de armazenamento
Composição e forma farmacêutica do medicamento ASD fração 2
A fração 2 do ASD é um medicamento veterinário geralmente reconhecido e amplamente utilizado para o tratamento e prevenção de várias doenças infecciosas em animais de criação.
O medicamento é feito a partir de resíduos animais (carne e ossos transformados em farinha). O produto final é obtido por destilação a seco de matérias-primas.
A solução aquosa resultante de adaptógenos ativos é de maior valor. Eles provocam a célula a produzir substâncias necessárias para proteção contra fatores negativos. A fração final contém os seguintes componentes:
- colina;
- sais de amônia;
- sais de ácidos carboxílicos;
- peptídeos;
- ésteres de ácidos carboxílicos;
- aminas primárias e secundárias.
A substância é liberada em frascos de vidro lacrados de diversas embalagens (até 5 litros). O líquido amarelo é facilmente reconhecido pelo seu odor pungente característico. É usado externamente e oralmente.
Garrafas de pequeno volume são vendidas em caixas de papelão. As embalagens maiores que um litro são fornecidas ao consumidor sem qualquer proteção adicional.
Propriedades farmacológicas do produto
ASD-2 exibe efeitos antibacterianos e imunomoduladores no corpo. O uso oral da substância fará com que a ave:
- melhorar o funcionamento do sistema nervoso;
- estimulação da motilidade gastrointestinal;
- aumento da secreção das glândulas digestivas e das principais enzimas alimentares;
- acelerando a produção de enzimas de troca iônica e de transporte entre o corpo e o ambiente externo.
Como resultado, o animal experimenta um aumento na atividade celular dos órgãos internos e seus sistemas.
A consequência disso é uma aceleração do metabolismo, aumento da resistência e tolerância às influências negativas.
O uso externo tem os seguintes efeitos:
- cicatrização da área danificada;
- aliviar a inflamação;
- normalização da função celular;
- restauração de tecidos;
- fortalecimento do sistema imunológico e da capacidade de regeneração dos tecidos.
Uma vantagem qualitativa do ASD-2 é a ausência de efeito cumulativo, ou seja, o animal não fica viciado. Isso permite manter a eficácia do medicamento durante todo o período de uso.
Indicações de uso
ASD para galinhas é prescrito para:
- aumentar o metabolismo, o que afeta o peso da ave;
- desenvolver imunidade forte;
- prevenir a ocorrência de doenças do trato gastrointestinal (infecções, envenenamentos, falências de órgãos);
- realizar prevenção contra parasitas;
- aumentar a produção de ovos de galinhas poedeiras.
Além disso, o medicamento é aplicável na terapia complexa de infecções virais e bacterianas. Nas galinhas estimula o crescimento ativo.
Curso oral
O produto entra na ave de duas maneiras: pela bebida ou pela ração. A opção mais simples é adicionar dois mililitros do medicamento a um litro de água para alimentar a ave. Aqui é preciso levar em consideração que um frango consome cerca de meio litro de líquido por dia.
Curso ao ar livre
Como aplicação tópica, o produto é utilizado para curar tecidos danificados. Uma solução fraca do medicamento é aplicada na área danificada. A regeneração dos tecidos acelera e a ave se recupera rapidamente.
Instruções de uso
A eficácia da terapia depende diretamente da dosagem corretamente calculada. Para cada caso aplicamos nosso próprio curso de tratamento. Para melhorar a saúde da ave, é preciso aprender a trabalhar com o medicamento.
Para galinhas
Em dosagem limitada, o produto ajuda as galinhas a se adaptarem a fatores ambientais irritantes. O produto também auxilia na apteriose (falta de penas).A proporção ideal é de 3 mililitros de ASD por 10 litros de água. O curso dura duas semanas, depois a ave descansa.
O produto é administrado por via oral ao frango através da bebida. Com pausas, o curso pode ser repetido de 3 a 4 vezes até que o resultado desejado seja alcançado.
Para frangos de corte
O uso constante da droga acelera o crescimento e permite ganhar peso após duas semanas de consumo. Isto é especialmente importante para frangos de corte. Uma galinha adulta ganha facilmente cinco quilos de peso sob a influência do TEA.
Para galinhas poedeiras
A ação do produto aumenta a resistência aos irritantes ambientais negativos.
Isso significa que a produção de ovos da galinha depende menos de luz, temperatura e estresse. O medicamento também ajuda no tratamento de salpingo-ooforite em galinhas poedeiras (inflamação do trato oviduto).
Consequências da overdose
Não foi observada uma overdose de ASD-2 para galinhas. É facilmente excretado do corpo e não ocorre acúmulo de sedimentos. O uso excessivo de ASD só assustará a ave com seu odor pungente.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais só são possíveis em humanos. Estes incluem uma reação alérgica, intoxicação ou queimadura leve (se uma grande quantidade da substância entrar em contato com a pele).
As galinhas tomam a droga muito bem. Pode ser utilizado em qualquer idade e em qualquer condição da ave. Não causará complicações em animais.
Contra-indicações de uso
ASD-2 é classificado como um composto tóxico de classe 3. É claro que, de acordo com o GOST, existe um padrão para a concentração crítica de uma substância, mas você não deve ter medo disso. Se seguir todas as instruções descritas, não há contra-indicações.
Termos e condições de armazenamento
A fração 2 do ASD é armazenada em local protegido da luz solar direta. A temperatura aceitável é +4…+35 °C.
Em embalagem fechada, o medicamento pode ser armazenado por dois anos.
Depois de aberto, o líquido deve ser utilizado em até duas semanas. Às vezes, forma-se um sedimento no fundo da garrafa. Este fenómeno não afeta de forma alguma a qualidade e as características do medicamento.