O exame retal de vacas adultas para gestação permite determinar a presença de gestação e até determinar a menstruação. Afinal, uma vaca nesta posição necessita de cuidados, cuidados e condições de vida especiais. Além disso, tais diagnósticos podem ajudar a identificar patologias do desenvolvimento fetal nos estágios iniciais, bem como detectar doenças nos órgãos pélvicos dos bovinos.
[toc]
Técnica de preparação e diagnóstico
Somente um especialista - um veterinário ou especialista em pecuária - tem o direito de examinar uma vaca. Ele é o único que consegue interpretar corretamente os resultados. Para o procedimento, será necessário preparar a vaca com antecedência, e o médico deverá seguir todas as medidas de segurança.
O veterinário deve cortar as unhas de ambas as mãos, alisá-las com uma lima, lavar as mãos com sabão e água morna e tratar todas as feridas e microdanos existentes com iodo ou outro anti-séptico. Usar luvas longas descartáveis de borracha ou polietileno até o ombro, além de manga comprida e avental impermeável. Lubrifique a palma da mão com vaselina para deslizar melhor. Além disso, você precisará da ajuda de um parceiro que irá consertar a vaca e segurar o rabo.
Características do estudo do sistema reprodutivo
A retalização de uma vaca deve ser feita com muito cuidado, pois existe um alto risco de danificar a mucosa intestinal e afetar os órgãos genitais. E você mesmo pode ser infectado se a luva romper. O diagnóstico do sistema reprodutivo envolve o exame do útero e dos ovários em busca de patologias e o monitoramento do progresso da gravidez mês a mês.
Em caso de infertilidade e gravidez, o útero está localizado na cavidade pélvica e é facilmente palpável ao mover a mão para o lado na parte inferior, como uma área elástica densa. A ausência desta sensação indica patologias ou gravidez tardia.
Depois, o médico examina os ovários. Para localizá-los, é necessário colocar a mão na área de separação dos cornos uterinos, “pendurar” os dedos entre eles e movê-los para o lado até encontrar um objeto ovóide denso. É estudado quanto à presença de cistos e folículos.
Quais situações você precisa saber antes do exame:
- A localização incorreta do útero indica endometrite ou velhice do animal.
- O aumento do tônus é um sinal de gravidez.
- O útero com o feto está muito distendido e a consistência de suas paredes é heterogênea.
- A cavidade intercornal é suavizada no terceiro mês de gravidez.
- O pulso das artérias uterinas aumenta à medida que o trabalho de parto se aproxima.
O diagnóstico retal de bovinos com a ajuda das mãos tem se mostrado bem, mas hoje não fornece informações precisas sobre todas as doenças e anormalidades. Para maior confiabilidade, recomenda-se o uso de equipamento de ultrassom em combinação com o método manual.