Um dos flagelos dos campos de batata é o besouro da batata do Colorado, difícil, quase impossível, de remover. Besouros e larvas de insetos podem destruir todas as plantações de batata se medidas de controle não forem tomadas. O melhor inseticida é considerado o Tanrek para o besouro da batata do Colorado, que apresenta uma série de vantagens em comparação com outros inseticidas.
Descrição do medicamento
Tanrek é um pó que se dissolve completamente em água. O produto tem como base o pesticida imidaclopride, utilizado em misturas com outros componentes.O produto químico foi isolado de brotos de tabaco. É utilizado no combate a diversas pragas de plantas de jardim. O efeito da substância não depende da temperatura ambiente ou da umidade do ar.
A droga é usada tanto no combate ao besouro da batata do Colorado quanto contra:
- colher de batata;
- cochonilhas;
- moscas terrestres;
- insetos de jardim;
- pulgões;
- besouros terrestres;
- gafanhotos
A embalagem do Tanrek VRK contém ampolas de um mililitro ou frascos de dez, cinquenta e cem mililitros. Para processamento de batata Uma ampola é suficiente para uma horta, mas os agricultores compram frascos ou garrafas com capacidade para um litro.
O princípio de funcionamento do produto
Tanrek tem um efeito prejudicial sobre insetos nocivos:
- bloquear a transmissão dos impulsos nervosos;
- causando paralisia;
- levando à morte.
O besouro da batata do Colorado e suas larvas morrem um dia após o uso do produto. E depois de três a quatro dias, o campo de batata estará completamente livre da praga.
De ação prolongada, o remédio para o besouro da batata do Colorado, Tanrek, protegerá as plantas por um período de quatorze a vinte dias.
O inseticida pode ser usado com agentes antifúngicos. É incompatível apenas com formulações contendo ácidos e álcalis.
Tanrek é classificado como medicamento sistêmico, classificado na classe 3 de toxicidade. Destrói minhocas, formigas, borboletas, abelhas e vespas. O pesticida é menos perigoso para pássaros, animais e humanos. E é absolutamente seguro para as plantas. A substância tóxica imidaclopride se acumula nas partes verdes das batatas, das quais se alimentam os besouros da batata do Colorado. O veneno não penetra nos tubérculos.
Instruções de uso
O tratamento com o inseticida Tanrek é realizado no período em que os besouros, suas larvas ou posturas de ovos são encontrados no campo.Não se deve atrasar a pulverização, caso contrário será mais difícil remover a praga.
Para proteger as plantações de batata, é necessário diluir o inseticida em água. Para tratar um jardim de dois acres, pegue um ml da solução Tanrek e misture com dez litros de água. Se forem plantados apenas cem metros quadrados de batata, cinco litros de solução serão suficientes.
Dilua o produto antes de pulverizar as plantas infectadas. O procedimento é realizado em clima calmo à noite. A solução não é lavada pela chuva, penetrando imediatamente nos caules e folhas das hortaliças.
É melhor cultivar um campo de batata quando as abelhas ainda não iniciaram o período de coleta de néctar, pois os insetos podem morrer. Embora a droga não tenha efeito tóxico nos tubérculos, é melhor desenterrar as batatas vinte dias após o tratamento.
Regras de processamento
Antes de começar a tratar batatas com Tanrek usando um pulverizador, é necessário enxaguar e testar o dispositivo. A solução do líquido venenoso é despejada no recipiente após agitação completa.
Antes de borrifar batatas, coloque um respirador no rosto ou cubra a boca e o nariz com uma atadura de gaze. Proteja as mãos com luvas de borracha e os olhos com óculos especiais.
Pulverizando as plantações de batata, elas se movem entre as fileiras. Neste caso, 2–3 fileiras de vegetais são processadas. Se outras culturas crescerem nas proximidades, é melhor cobri-las com filme plástico.
Após o trabalho, lave o rosto e as mãos com água morna e sabão.
Para os humanos, o inseticida Tanrek não representa um grande perigo. Mas você pode ser envenenado por uma substância tóxica ao inalar o vapor do produto químico. Se o líquido tóxico entrar em contato com as membranas mucosas do nariz e da boca, aparecerão sinais de náusea e fraqueza.As instruções de uso do Tanrek contra o besouro da batata do Colorado dizem que se ocorrer fraqueza, coceira e vermelhidão na pele, é necessário enxaguar o estômago com urgência com comprimidos de carvão ativado. Os resíduos do produto químico tóxico são removidos das membranas mucosas lavando-as em água corrente.
Sujeito às regras de uso do inseticida, não ocorrerá intoxicação.
Benefícios de usar Tanrek
De todos os medicamentos contra o besouro da batata do Colorado, o Tanrek tem uma série de vantagens:
- Atua nos receptores nervosos da praga, paralisando os insetos e suas larvas, levando à morte.
- O produto protege as plantações de batata dos ataques de besouros vorazes por um longo período de um mês.
- O princípio ativo imidaclopride entra apenas nas partes verdes do vegetal, sem se acumular nos tubérculos.
- A meia-vida do agrotóxico no solo chega a cinquenta a cem dias.
- A estabilidade da ação do Tanrek é mantida em solos com acidez de 5,0 a 7,0 unidades.
- O produto pode ser adicionado a soluções fungicidas como Topaz, Skor. É combinado com produtos anti-carrapatos.
Para limpar as plantações de batata e fornecer uma barreira à praga, é melhor repetir o tratamento com Tanrek após duas a três semanas.
Opinião dos jardineiros sobre a droga
Avaliações do agente inseticida Tanrek indicam seu efeito destrutivo não apenas no besouro da batata do Colorado, mas também em pulgões, lagartas e ácaros. A solução adere bem às folhas das plantas tratadas. Mas para melhor adesão, é melhor adicionar lascas de sabão em pó ao líquido de trabalho, misturando bem.
Os residentes de verão aconselham que, se você diluir o medicamento, use-o imediatamente. Não é recomendado armazenar Tanrek em solução, pois a substância tóxica pode envenenar animais e crianças.Também é perigoso para insetos benéficos. Ao tratar as batatas com inseticida, eles protegem o trato respiratório e os olhos contra a entrada de líquidos tóxicos nas membranas mucosas.
Os horticultores avaliam o Tanrek em uma escala de dez pontos de sete a oito pontos, o que indica a eficácia do inseticida. O medicamento é conveniente porque é útil no tratamento de culturas de frutas e frutos silvestres e plantas de interior contra pragas.