O que é vermicomposto: seus tipos e regras de uso na horta

O vermicomposto é um fertilizante orgânico ideal para hortas e flores, saturado com subprodutos da atividade vital das minhocas vermelhas - seus cálculos intestinais. O biohumus líquido é usado principalmente para mudas jovens de hortaliças e vasos de plantas, seco - para fertilizar solo esgotado em canteiros abertos. Como usar o fertilizante e há alguma restrição ao seu uso?


O que é vermicomposto e como usá-lo?

Solos ricos em vermes vermelhos sempre foram valorizados pelos jardineiros.Quase todos os lotes de residentes de verão experientes têm um canto isolado com terra preta, onde os resíduos líquidos são drenados e a madeira morta cortada é despejada - a chamada pilha de compostagem, que está apodrecendo há anos. Esse tipo de fertilizante não pode ser chamado de vermicomposto completo, mas mesmo o uso desse protótipo “popular” tem um efeito significativo na produtividade.

o que é vermicomposto

O vermicomposto (vermicomposto) em sua forma pura é um estimulador de crescimento rico em microelementos e nutrientes, que originalmente era um simples chernozem. O impacto do vermicomposto nas culturas hortícolas e hortícolas é difícil de superestimar:

  • aceleração do crescimento das plantas;
  • aumentar a resistência das mudas a doenças e pragas;
  • desenvolvimento de resistência a intoxicações tóxicas;
  • aumento da floração;
  • promovendo a formação de frutos grandes e saudáveis.

fertilizante orgânico

É melhor não usar vermicomposto seco, que será discutido, para flores de interior, pois solo bem alimentado e fertilizado com matéria orgânica atrai insetos voadores, e eliminar esse flagelo não é fácil. Mas com terreno aberto é o contrário - quanto mais vermicomposto no jardim, melhor, e não há exceções, porque as taxas de aplicação de fertilizantes valiosos são limitadas apenas pelo nível mais baixo.

O volume mínimo aproximado deste fertilizante por planta (ou por cova) corresponde aos seguintes valores:

aceleração do crescimento

  • para batatas – 250 g;
  • para morangos – 200 g;
  • para tomates – 180 g.

O fertilizante orgânico é adicionado diretamente no plantio durante o período de escavação ou antes de uma rega séria, quando o solo ainda não está muito compactado. Se o cálculo for feito para a área de solo tratada com vermicomposto, e não para o número de plantas, então para uma horta com área de 10 m2, você precisará de cerca de 6 kg de fertilizante granulado.

Existe diferença no uso de fertilizantes orgânicos - húmus ou esterco - o que é melhor e o que deve ser evitado?

vermicomposto seco

  • o vermicomposto é mais seguro para plantas jovens e é especialmente recomendado para mudas, enquanto o esterco pode queimar as mudas;
  • no ambiente saturado de esterco há muitas sementes de ervas daninhas e, no caso do vermicomposto, esse problema é controlado na fase de produção;
  • o estrume, como o húmus, contém um grande número de bactérias que podem afetar negativamente a saúde do jardineiro, e o vermicomposto carece completamente de flora prejudicial e contém cerca de 100 tipos de microrganismos que não podem prejudicar os humanos.

O princípio de observar as medidas de segurança com o vermicomposto é o mesmo do trabalho com chernozem. É aconselhável preparar luvas emborrachadas e, após realizar as manipulações na dacha, lavar bem as mãos em água corrente.

vermicomposto é mais seguro

Vermicomposto em forma líquida

O vermicomposto liquefeito é obtido a partir da mesma substância seca e saturada, por isso contém as propriedades benéficas de um concentrado granular, mas ao mesmo tempo é muito mais facilmente absorvido pelas raízes das plantas. O vermicomposto líquido é considerado adaptado às necessidades mais importantes das plantas - sua composição é balanceada em décimos de porcentagem dos elementos principais. O teor de cinzas do vermicomposto preparado está na faixa de 4%, matéria orgânica – 60%, huminas – cerca de 30%.

O uso de vermicomposto líquido se estende à alimentação de sementes. Para meio quilo de sementes basta um copo de solução fertilizante, que deve ser diluído em água na concentração de 1:20, e só depois mergulhar as sementes nele. O período de imersão mais curto é dado aos tubérculos e bulbos - cerca de 20 minutos, o mais longo (até um dia e meio) - às sementes de verduras picantes, melancia e melão, algumas culturas de flores (capuchinhas, calêndula, petúnia). Por 12 a 16 horas, você pode mergulhar sementes de alho, rabanete, rabanete ou alface em uma solução de vermicomposto líquido. São necessárias cerca de 4-6 horas para que a soja e as leguminosas sejam afetadas pelo fertilizante, e 1 hora para qualquer cítrico.

vermicomposto liquefeito

Porém, a finalidade principal do extrato do vermicomposto continua sendo a fertilização, preparada de acordo com as necessidades da cultura e introduzida diretamente no solo. As normas gerais existentes para diluição do vermicomposto são 1:10, mas este indicador é considerado relativo e deve ser revisto para cada caso de utilização de fertilizante.

As instruções para usar vermicomposto são as seguintes:

período curto

  • para alimentar todos os tipos de ervas picantes e cebolas, diluir 200 ml fertilizante líquido (vermicomposto) por 10 litros de água, uma vez a cada 7 dias;
  • para culturas de frutas silvestres, o volume de vermicomposto concentrado é de 50 ml por 10 litros de água, uma vez a cada 7–10 dias;
  • tomates, pepinos, abobrinhas e a maioria dos outros vegetais precisam ser regados com uma solução padrão de vermicomposto a 10%;
  • para frutas cítricas e representantes da família da uva, bem como para todos os tipos de plantas ornamentais de jardim, preparar uma solução fertilizante a 15%, que é utilizada no cultivo do solo duas vezes por mês.

As taxas de fertilizantes acima são adequadas para plantas adultas, mas para mudas, a concentração da solução de vermicomposto preparada é reduzida à metade.

ervas picantes

Como fazer vermicomposto em casa?

O vermicomposto fertilizante natural, que atende a todos os padrões de conformidade com um produto puro, é muito caro.Além disso, analisando as avaliações dos clientes, podemos concluir que a qualidade do vermicomposto adquirido não pode ser verificada em condições nacionais. O residente de verão terá que contar com a honestidade do fabricante, aspecto bastante polêmico. Existe outra opção - preparar vermicomposto com as próprias mãos e não depender de fatores aleatórios de produção em linha de montagem.

Algoritmo para vermicomposto caseiro:

em casa

  • uma quantidade suficiente de resíduos alimentares - várias cascas, restos de pão seco - deve primeiro ser moída até ficar pastosa e depois bem seca e colocada sobre uma camada de aparas de madeira;
  • em uma caixa de 50 cm de altura, com furos de drenagem no fundo e na tampa, coloque 3–5 cm de terra e disponha as minhocas vermelhas;
  • misturar a polpa orgânica seca com terra 1:2 em recipiente separado, e duas vezes por mês adicionar porções da mistura na caixa com minhocas, fornecendo-lhes alimento;
  • Uma vez a cada duas semanas, o solo com minhocas pode ser regado com água levemente aquecida.

Depois de cerca de 5 meses, a caixa estará cheia - as minhocas precisarão ser transferidas para outro local, e você já sabe como usar o vermicomposto pronto.

a caixa estará cheia

Existem outras tecnologias de preparação de vermicomposto, em particular vermicomposto de cavalo, utilizando composto pronto à base de esterco de cavalo. Porém, em casa, é muito difícil repetir você mesmo os métodos de preparação de fertilizantes dessa ordem.

Nem todas as minhocas podem ser usadas para preparar vermicomposto - esta é a razão do efeito diferente que o fertilizante tem nas plantas. Dois tipos de anelídeos são considerados ideais: californianos e minhocas..

fertilizante para plantas

O uso de vermicomposto justifica-se em qualquer tipo de atividade de jardinagem, principalmente nos casos em que o uso de outros tipos de fertilizantes pode prejudicar as plantas. Uma grande vantagem do vermicomposto no estado seco ou líquido é a ausência de odor desagradável, que quase sempre acompanha outras misturas alimentares populares. O vermicomposto pode ser congelado e descongelado várias vezes sem perder suas qualidades positivas, e o fertilizante acabado pode ser armazenado até na varanda envidraçada de um apartamento na cidade.

atividades de jardinagem

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim