Freqüentemente, os jardineiros enfrentam problemas como flores estéreis na abobrinha, poucas pessoas sabem o que fazer neste caso e como corrigir a situação. Às vezes, o problema pode ser resolvido sozinho ou mesmo impedido de ocorrer. O principal é saber com antecedência os motivos que levam ao aparecimento de flores vazias na abobrinha.
Normalmente, a planta deve ter um número quase igual de flores vazias e inflorescências com frutos. As inflorescências vazias são chamadas de masculinas. Eles são necessários para a polinização das flores femininas.É fácil distinguir entre estas duas espécies: as flores masculinas têm um pedúnculo longo e espinhoso, enquanto a flor feminina tem um pedúnculo curto e liso.
Razões para o crescimento de flores estéreis nas plantas
Os motivos para o florescimento vazio da abobrinha podem ser diversos: cuidados inadequados, condições climáticas inadequadas, diversas pragas e fungos, além de sementes secas e vencidas. Para eliminar o problema, é necessário saber exatamente o motivo que levou à sua ocorrência.
A primeira e principal condição para o crescimento produtivo dos frutos é a polinização da abobrinha. O pólen das inflorescências vazias deve cair sobre as flores femininas. Somente sob essa condição você terá ovários na abobrinha. Como as flores estéreis são necessárias para a polinização das flores femininas, você não deve colhê-las dos arbustos. Se não houver inflorescências masculinas na planta, você não deve esperar uma colheita deste arbusto.
Além disso, é necessário regar as plantas de maneira correta e cuidadosa. É preciso tentar não entrar nas inflorescências, para não grudar e tirar o pólen. Umedeça a abobrinha com água decantada em temperatura ambiente. É derramado com cuidado e somente pela raiz.
A causa das flores estéreis são as doenças das plantas
Pragas e doenças podem causar botões vazios. Os motivos mais comuns:
- O oídio faz com que a planta murche. As folhas e caules são cobertos por uma camada branca, como se polvilhados com farinha. Os arbustos aos poucos param de dar frutos. As folhas ficam amarelas e secam. É típico da doença cobrir o arbusto com inflorescências vazias.
- O míldio também leva ao murchamento das hortaliças. As folhas ficam cobertas de manchas escuras e secam com o tempo.
- A podridão branca é um vírus bastante comum entre os vegetais. Muitas vezes ocorre num momento em que muitos frutos já se fixaram nos caules das plantas.Não apenas as folhas e galhos são afetados pelo vírus, mas também o sistema radicular.
- Mosaico manchado. Quase todos os vegetais são frequentemente afetados por este fungo. É facilmente espalhado pela área por insetos, principalmente abelhas. Quando aparecerem os primeiros sinais de fungo, as folhas e caules devem ser removidos imediatamente. Indicativo é o aparecimento de grande número de flores masculinas na planta e manchas brancas na folhagem.
Outras razões para a formação de flores estéreis
Às vezes, os cuidados e as condições para o crescimento produtivo da cultura são os mais adequados, mas a razão pela qual as flores estéreis às vezes predominam na abobrinha podem ser insetos nocivos.
Este fenômeno é causado por pulgões, ácaros e moscas-broto. Cada tipo de praga age de maneira diferente, mas o método de lidar com elas é o mesmo.
Se você tratar a colheita de abóbora com preparações especiais em tempo hábil, praticamente não aparecerão insetos nocivos. É importante lembrar que as pragas aparecem com mais frequência em ambientes úmidos, onde há erros no cultivo da planta. Recomenda-se combater muitas pragas com cuidados regulares:
- A pulverização preventiva oportuna de arbustos impedirá o aparecimento de insetos nocivos neles.
- A remoção regular de ervas daninhas e a cobertura dos buracos com serragem seca evitarão a estagnação da umidade no solo.
- A rega deve ser oportuna. Muita umidade causa umidade e desenvolvimento de fungos. A deficiência leva à perda de força e ao desbotamento.
- É importante arrancar prontamente as plantas danificadas dos arbustos ou removê-las completamente dos canteiros para que a infecção não se espalhe por todo o jardim.
Outro motivo comum para o aparecimento de inflorescências vazias na abobrinha é considerado solo inadequado.Solo muito úmido faz com que flores masculinas se formem nos arbustos.
A situação pode ser corrigida adicionando cinzas ao solo. A solução é feita da seguinte forma: pegue 500 g de cinza para cada 10 litros de água, misture tudo bem e regue os canteiros com esse líquido.
Solo muito esgotado pode causar um fenômeno indesejável como flores estéreis. Fertilize o solo com minerais como potássio, fósforo e nitrogênio.
Como ajudar a abobrinha durante o ovário?
Você pode corrigir a situação de diferentes maneiras. O principal é saber a causa do problema.
Se a polinização não ocorrer naturalmente, você pode fazer isso sozinho - manualmente; polinizar manualmente não é difícil, basta seguir as recomendações dos jardineiros.
Durante o período de floração, é necessário pegar uma flor masculina e retirar suas pétalas, expondo o estame coberto de pólen. É necessário esfregar o estigma da inflorescência feminina. Assim, ocorre a polinização artificial e o problema pode ser corrigido; as situações são corrigidas desta forma na maioria das vezes em condições climáticas adversas e chuvas fortes.
Você sempre pode ter tempo para se livrar do problema, não se apresse em se livrar das flores estéreis da abobrinha, pois isso pode atrapalhar o processo natural de polinização e não permitirá que as plantas façam um novo ovário.
Se o solo estiver esgotado, a abobrinha não se desenvolverá totalmente devido à falta de microelementos. Recomenda-se enriquecer o solo com fertilizantes minerais complexos. Eles podem ser adquiridos em uma loja especial. É bom fertilizar com substâncias orgânicas, principalmente esterco, depois as inflorescências vazias saem da planta. O equilíbrio das flores femininas e masculinas volta ao normal.
Os jardineiros costumam usar ácido bórico para combater flores vazias.Nutre a planta e dá-lhe o impulso necessário para ativar os ovários.
As plantas são pulverizadas com uma solução de ácido bórico. Prepare o produto da seguinte forma: tome 2 g de ácido bórico para cada 500 ml de água morna e mexa bem. Em seguida, a solução é levada a um volume de 10 litros com água decantada.
O fertilizante adequadamente selecionado pode não apenas corrigir a situação das flores estéreis, mas também melhorar a qualidade e a quantidade da colheita. O excesso de fertilizante nitrogenado pode causar crescimento excessivo de folhagens e caules.
Medidas preventivas para floração intensiva
Para o crescimento produtivo da abobrinha, vale a pena tomar medidas preventivas:
- A rega deve ser feita apenas pela raiz e exclusivamente com água decantada. Se regarem com água fria, por esse motivo aparecerão inflorescências vazias nos arbustos.
- A floração será uniforme e intensa se seguir as regras básicas, as abóboras são plantas despretensiosas e por isso não requerem cuidados especiais. É importante monitorar o solo e evitar o aparecimento de pragas. Afinal, é necessário muito esforço para combater todos os tipos de fungos e pragas.
Conselhos de um jardineiro experiente
A abobrinha floresce como uma flor estéril devido ao solo ácido. A situação pode ser corrigida com cal comum, espalhando-a na proporção de 1 kg por 10 m².
Freqüentemente, os remédios populares também vêm em socorro - jardineiros experientes que há anos usam vários métodos para combater flores estéreis nas plantas revelam seus segredos.