Os pombos tornaram-se tão comuns nas ruas das cidades que ninguém presta mais atenção aos ágeis pássaros. Eles correm de um lado para outro em parques, perto de mercados, em aterros. Eles imploram às pessoas que caminham por algo comestível e sentam-se na cabeça ou nos ombros sem medo. Porém, assim que o sol toca o horizonte, os malandros cinzentos desaparecem, como se nunca tivessem existido. Onde os pombos passam a noite na cidade e a que horas vão para a cama?
A que horas e onde os pombos adormecem?
Como a maioria dos pássaros, esses moradores urbanos emplumados começam a se preparar para dormir ao pôr do sol e acordam ao nascer do sol. Nas diferentes estações, o horário de despertar e o número de horas de vigília variam. No verão, os pássaros dormem menos, no inverno mais, pois a duração do dia é significativamente reduzida.
Na natureza, os pombos passam a noite em locais diferentes - depende da espécie e do habitat. O pombo das estepes repousa em arbustos e árvores densos. As espécies comuns cinza-azuladas originalmente nidificavam em rochas, montanhas e costas marítimas. Hoje mudou quase completamente para as cidades. De uma forma ou de outra, com a aproximação do frio, todos os pombos tentam se aproximar da habitação humana, onde há oportunidade de se aquecer e encontrar comida com facilidade.
Os pássaros urbanos preferem construir ninhos onde haja comida e comida por perto, mas a ameaça de intervenção humana é reduzida a zero. São sótãos, casas abandonadas, canteiros de obras, varandas dentro da cidade. Quanto mais alto e inacessível for o edifício, melhor para as aves.
Qual é a duração do sono
A ave do mundo é diurna e, portanto, é muito difícil avistá-la após o pôr do sol. Os pombos passam de 8 a 10 horas por dia dormindo. Claro, se necessário, os pássaros podem tirar uma soneca em um galho durante o dia.
Quando as pombas acordam
Os pássaros acordam com os primeiros raios de sol, arrumam a plumagem e vão em busca de alimento. Curiosamente, em tempo nublado, as aves podem dormir mais do que o normal, são menos ativas e mais cautelosas.
Se os pombos forem colocados em uma gaiola e cobertos com um pano preto impenetrável, mesmo no meio do dia, os pombos irão imediatamente para o lado. Portanto, ainda não está completamente claro o que controla os padrões de sono e vigília destas criaturas? Biorritmos ou apenas percepção visual de uma fonte de luz.
Características da vida na cidade
Os pombos, como muitos outros animais, rapidamente perceberam que viver lado a lado com as pessoas traz muitas vantagens. Isto significa abrigo, calor e comida acessível. E embora não existam inimigos naturais - animais predadores - na cidade, outro perigo permanece - o próprio homem. Como os pombos aprenderam a sobreviver em um ambiente urbano?
As aves habitam o ambiente humano desde os tempos antigos. Eles começaram a nidificar há muito tempo em torres altas, campanários e sótãos. Hoje, os pombos tentam se reunir em locais onde há muita gente: mercados, parques, pontos de transporte público.
Apesar de sua aparente credulidade, essas aves não são tão simples. Eles permitem que as pessoas se aproximem, mas em caso de perigo recuam rapidamente para o telhado mais próximo.
A maioria das pessoas considera os vagabundos de asas azuis estúpidos, mas isso está longe de ser o caso. Experimentos e muitos anos de história provaram que essas criaturas constroem sua hierarquia em matilha e também reconhecem objetos de uma imagem. Um grande grupo de pombos no parque se divide em busca de comida; quando ela é encontrada, todos os membros do grupo se aglomeram para a festa.
Quando há escassez de alimentos, os pássaros não hesitam em comer em aterros sanitários e vasculhar sacos de lixo. Por causa disso, são considerados quase as aves mais impuras. Isso não é inteiramente verdade. Mas na verdade os pássaros transmitem muitas doenças perigosas. Portanto, após interagir com eles, você deve lavar bem as mãos.