Numa época em que a correspondência de pombos era um dos meios de comunicação, os pássaros voadores capazes de encontrar um lar com precisão eram de particular valor. O pombo-dragão, do tipo esportivo, foi criado para entregar cartas e participar de competições de aves por distância e velocidade de vôo. Hoje, o pássaro colorido, que os criadores exibem de boa vontade em exposições e concursos, adquiriu uma finalidade decorativa.
Descrição e características
O pombo-dragão distingue-se por uma série de traços característicos, graças aos quais a espécie é facilmente reconhecível.As aves têm um corpo alongado, forte e musculoso, com um peito bem desenvolvido. A cabeça oval com uma coroa arredondada transita suavemente para um pescoço forte e de comprimento médio, alargando-se para baixo.
As pernas alongadas do pombo têm canelas musculosas e densamente emplumadas. Asas com penas lisas e duras estão localizadas nas laterais do corpo. A plumagem dos dragões pode ter cores diferentes:
- branco;
- preto;
- cinza azul;
- Azul-marinho;
- amarelo;
- tijolo vermelho;
- luz vermelha.
A principal característica distintiva dos dragões é a cerejeira espessa e pronunciada acima do bico do pombo e ao redor dos olhos. O grau de desenvolvimento da formação de pele espessada depende da subespécie da ave. Existem 2 tipos de pombos-dragão - o grande de Londres, com uma cereja proeminente e o de Birmingham, de aparência mais esportiva, com uma dobra de pele menos espessa e justa no bico e nas órbitas dos olhos.
Os pombos-dragão são ativos e móveis, o que é especialmente verdadeiro para os machos, que frequentemente entram em conflito entre si. A razão do comportamento agressivo das aves também é a fome ou a sede. O espírito de luta muitas vezes se torna a razão para pássaros hostis se estabelecerem em células separadas. As fêmeas são mais pacíficas, calmas e menos propensas a causar problemas ao seu dono.
Vantagens e desvantagens
Os pombos-dragão são de interesse dos criadores, pois apresentam uma série de vantagens e desvantagens devido às características da fisiologia e do temperamento das aves.
A vantagem das fêmeas de dragão é considerada um instinto maternal desenvolvido. As pombas se reproduzem e cuidam dos filhotes de boa vontade.
Requisitos para manter pombos-correio
O pombal deve ser espaçoso e acolhedor, com muitos locais para os pássaros descansarem na parte superior do cômodo. Para proteção contra ventos frios, as paredes do pombal são isoladas, eliminando correntes de ar e umidade. Para as fêmeas, os ninhos de madeira ou vime são feitos com laterais de até 15 centímetros de altura.
Uma das principais condições para manter dragões é a atividade física diária. As raças esportivas de pombos devem voar muito, independentemente do clima e da estação. Para o treinamento, é montada uma área com base de malha próxima ao pombal para os pássaros passearem na estação fria.
O que alimentar os pássaros?
A questão da dieta dos dragões requer uma abordagem cuidadosa. Os pombos têm um excelente apetite que, aliado à falta de atividade física, muitas vezes se torna a causa da obesidade. A base da dieta dos pombos é:
- grãos (trigo, cevada, milho, milho);
- leguminosas (ervilhas, lentilhas);
- sementes oleaginosas (sementes de girassol, colza, cânhamo).
A necessidade diária de grãos para um pombo adulto é de 40-50 gramas. As leguminosas contêm proteínas vegetais e as oleaginosas contêm gorduras, cuja quantidade não deve ultrapassar 20% do volume total da ração.
Para o desenvolvimento harmonioso e prevenção de doenças, a dieta dos pombos-dragão deve conter vitaminas A, E, D e grupo B.Para prevenir a hipovitaminose, óleo de peixe e preparações vitamínicas são adicionadas à ração.
A solução ideal é usar rações balanceadas prontas contendo os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para alimentar os dragões. Os pombos devem sempre ter acesso a água limpa. Para evitar que as aves derrubem os recipientes de água, são instalados bebedouros especiais.
Doenças dos pombos-dragão
Sob condições desfavoráveis, as aves tornam-se vulneráveis a diversas doenças infecciosas e infestações parasitárias. Infeccioso doenças dos pombos, causadas por bactérias e vírus, são consideradas perigosas e contagiosas. As doenças se espalham rapidamente para o rebanho e, às vezes, para os humanos, e requerem tratamento oportuno.
Os pombos são suscetíveis às seguintes doenças:
- Psitacose. Manifesta-se como alteração do formato dos olhos, cor da íris, lacrimejamento, falta de ar e respiração ofegante, rinite, diarreia e paralisia do corpo.
- A varíola é uma doença viral. Caracterizada por apatia, problemas respiratórios, secreção nos olhos e nariz, manchas vermelhas na pele e manchas calvas.
- Doença giratória (doença de Newcastle, pseudopeste). O pássaro gira no lugar, cai de lado ou fica desgrenhado e desgrenhado.
- A salmonelose é uma doença contagiosa que ocorre em várias formas (latente, intestinal, articular, manifesta, nervosa).
- Coccidiose (causada por protozoários). Manifesta-se como pombo eriçado, sonolência, diarreia com sangue, perda de coordenação, redução do tamanho da cabeça e paralisia.
- Infestações helmínticas.
- Aspergilose (infecção fúngica).
- Tuberculose (transmitida aos humanos).
Os animais jovens são mais vulneráveis a doenças. Para evitar a propagação de doenças, é necessário monitorar a limpeza do pombal, processar os comedouros e bebedouros em tempo hábil e inspecionar regularmente as aves.