Chiado em pombos pode ser um sinal de doenças infecciosas, em qualquer caso, este sintoma deve ser observado. Vejamos algumas doenças contagiosas das aves, seus principais sintomas e possível tratamento, quantos dias pode levar para os pombos desaparecerem com chiado no peito, bem como um conjunto de medidas preventivas que ajudarão a evitar que os animais de estimação sejam infectados em casa.
Por que os pombos chiam e como tratá-los?
A respiração ofegante é um sinal de lesão do aparelho respiratório, por isso é preciso procurar a causa nas doenças respiratórias.Porém, a infecção nem sempre está localizada apenas no trato respiratório, podendo afetar outros órgãos e todo o corpo.
Rinite
Um corrimento nasal infeccioso pode ser causado por hipotermia; as aves podem ser infectadas por parentes doentes, através de alimentos, água e roupas de cama contaminados. Um sinal de rinite em pombos é um líquido mucoso secretado pelas narinas, primeiro transparente e depois cinza-esverdeado. Às vezes, formam-se crostas nas narinas, o que interfere na respiração normal. Sem tratamento, a rinite pode durar muito tempo – até 2 meses.
Laringotraqueíte
A fonte da infecção são pombos portadores de vírus doentes e também recuperados. Os patógenos são transmitidos através de alimentos e água, roupas de cama e equipamentos. A infecção penetra principalmente pelas vias nasais, traquéia e conjuntiva. A infecção é promovida pela umidade interna, superlotação e má alimentação. O curso agudo é caracterizado por depressão, recusa em comer, respiração pesada, respiração ofegante e lacrimejamento. O tratamento da laringotraqueíte é feito com o auxílio de antibióticos (ampicilina, eritromicina, tetraciclina) e medicamentos que aliviam os sintomas (lavagem nasal com solução de ácido bórico, permanganato de potássio). Dura uma semana.
Tricomoníase
As Trichomonas entram no corpo dos pombos com água; os filhotes são infectados quando alimentados por adultos. A infecção é facilitada pela ingestão de alimentos de baixa qualidade ou ásperos, que ferem as membranas mucosas; o patógeno entra no corpo através de feridas. A faringe, a boca e o esôfago são afetados, formando-se neles crescimentos amarelos e densos, dificultando a deglutição e a respiração.Isto é o que causa chiado no peito.
Para o tratamento, use o antibiótico “Metronidazol” por 5 dias ou preparações especiais Cocci-Tricho, Orisept, Siegertauben Anti-gelb, Tricho 40, Cocci-Tricho Tab.
Aspergilose
Doença fúngica; os patógenos podem estar nos alimentos, nas camas, nos ninhos ou na superfície das paredes. São resistentes a desinfetantes e podem ser destruídos pelo tratamento com fogo. A doença se desenvolve em ambientes sujos e úmidos, com aglomeração. A aspergilose afeta o sistema respiratório, bem como o sistema cardiovascular. As aves apresentam respiração ofegante, tosse, falta de ar e distúrbios do ritmo cardíaco. Se o sistema nervoso estiver danificado, pode ocorrer a morte.
Para tratar a aspergilose, o iodeto de potássio é administrado na dose de 0,15-0,3 mg por cabeça. Além disso, você pode dar aos seus animais de estimação Nistatina na dose de 400 mil unidades. por 1 kg por 7 a 10 dias com alimentos, “Intraconazol”, “5-Florocitosina”, “Anfotericina B”, “Micoplazol”. A prevenção requer medidas preventivas.
Tuberculose aviária
A infecção de aves com tuberculose é facilitada pela umidade, manutenção em quarto escuro e má alimentação. Os patógenos se espalham de pombos doentes para pombos saudáveis por meio de roupas de cama, alimentos, equipamentos e água. O tratamento da tuberculose é realizado com uma combinação de medicamentos: Isoniazida (30 mg/kg), Etambutol (30 mg/kg), Rifampicina (45 mg/kg). Ou uma mistura de Pirazinamida, Ioniazida, Estreptomicina, Rifampicina. Em caso de transporte bacteriano, administre Rifampicina e Isoniazida por 3-4 meses, todos os dias ou em dias alternados.
psitacose de pombo
A infecção afeta o sistema nervoso e os pulmões, manifesta-se por febre, intoxicação e aumento do baço e do fígado. Os pombos desenvolvem pneumonia, espirros, coriza e respiração ofegante.A doença pode ocorrer de forma latente, sem sintomas evidentes.
A terapia para psitacose é de longo prazo, pode levar de 2 a 3 meses, são necessários antibióticos específicos Orni Injection e Orni Cure e vitaminas A, E, D3. Sem tratamento, a doença torna-se crônica, a ave fica constantemente deprimida, sua atividade e produtividade diminuem.
Varíola diftérica
Os sinais de varíola são protuberâncias no bico, perto dos olhos, e também podem estar dentro da garganta. Ao mesmo tempo, respirar e comer tornam-se difíceis e os pombos começam a chiar. A doença se espalha quando há muita umidade no ambiente, se há correntes de ar ou quando faz frio. As fontes de infecção são água, ração, roupas de cama sujas e equipamentos contaminados. Os pombos recuperados permanecem portadores por 1-2 meses.
Tratamento: agentes antivirais (Aciclovir) e complexos vitamínicos, tratamento de crescimentos com pomada de tetraciclina. Em casos avançados, a ave é abatida.
Doença de Newcastle ou redemoinho
Sinais da doença: letargia, perda de apetite, danos aos órgãos respiratórios, asfixia, respiração ofegante, diarréia, secreção de muco pelas narinas, conjuntivite. Não existe terapia específica para a doença de Newcastle; ela pode ser prevenida por medidas preventivas e vacinação de aves de 1 mês de idade com Colombovac PMV. A imunidade é formada por 1 ano.
Medidas de prevenção
As infecções nas populações de pombos têm maior probabilidade de se espalhar onde as aves estão localizadas e são forçadas a viver em condições desfavoráveis. Por exemplo, se forem mantidos em camas sujas e úmidas que não mudam por muito tempo, se estiver frio e úmido no aviário no inverno. A nutrição insuficiente ou deficiente é importante. Isso enfraquece o corpo da ave, que apresenta baixa resistência a patógenos.
A probabilidade de doenças pode ser reduzida mantendo regularmente a limpeza das camas, poleiros, ninhos e equipamentos.Alimente os pombos com uma variedade de alimentos dos quais eles possam obter nutrientes, vitaminas e sais minerais.
Durante a época de propagação da infecção, as instalações devem ser desinfectadas e as aves vacinadas. Ao adquirir novos, envie-os para quarentena; retire imediatamente os doentes e guarde-os separadamente durante o tratamento. Se o desenvolvimento da doença estiver em estágio avançado, envie esses pombos para abate.
Chiado em pombos é um sintoma que indica uma doença infecciosa. Muitas vezes, outros sinais podem ser notados: coriza, depressão, diminuição da atividade, disfunção do trato gastrointestinal. Uma ave doente precisa de tratamento oportuno com antibióticos ou medicamentos antivirais. Você mesmo pode curar os pombos se souber exatamente o que eles estão doentes, mas é melhor consultar um veterinário.