Auxinas são hormônios vegetais considerados derivados do indol. Eles são caracterizados por alta atividade fisiológica. Com a ajuda de produtos à base dessas substâncias, é possível ativar o crescimento de frutos e brotos das lavouras. Se a concentração de auxina numa planta diminuir, a sua folhagem começa a murchar. Para prevenir tais problemas, recomenda-se o uso de preparações especiais à base de auxinas.
Qual o efeito das auxinas?
Essas substâncias são responsáveis pelo crescimento das raízes e pela redistribuição de elementos benéficos nas plantas.Sua característica distintiva é a capacidade de se espalhar pelos tecidos. Este efeito é alcançado devido ao fluxo de seiva.
As substâncias fornecem dominância apical. Isso significa que o broto cresce para cima e não para arbustos. Neste caso, as raízes, pelo contrário, crescem para baixo. Isso os ajuda a obter umidade das estruturas inferiores do solo.
A auxina mais comum é o ácido heteroáxico. Os químicos aprenderam a sintetizar esta substância artificialmente. Os fitohormônios participam de processos importantes. Eles ajudam a obter os seguintes resultados:
- Ative o crescimento celular durante a formação ativa. Isso permite manter a elasticidade dos tecidos. A deficiência de auxinas é indicada pelo murchamento da folhagem.
- Estimular a formação de tecido cambial, localizado sob as membranas externas. O câmbio garante a transferência dos elementos benéficos que são produzidos pelas folhas e chegam às raízes.
- Coordenar a interação de diferentes órgãos vegetais. Este efeito é alcançado através da movimentação dos fitohormônios.
- Acelere o crescimento de raízes semelhantes a cabelos. Eles ajudam a absorver elementos úteis do solo. A formação de brotos radiculares afeta a taxa de sobrevivência das culturas durante o plantio e acelera seu crescimento após o estresse. Estes incluem precipitação prolongada, tempo seco, alta umidade, flutuações de temperatura, desenvolvimento de doenças e ataques de insetos nocivos.
As auxinas não pertencem à categoria de fertilizantes ou produtos fitofarmacêuticos. Ao mesmo tempo, têm um efeito auxiliar pronunciado na fertilização e no tratamento de culturas contra doenças e parasitas.
Quais plantas precisam deles?
Esses produtos são adequados para o processamento de diferentes culturas. O efeito positivo é alcançado dependendo do tipo:
- Ao processar fruteiras, é possível minimizar a quantidade de carniça e melhorar a qualidade dos frutos. Ao mesmo tempo, as auxinas devem ser utilizadas em doses para não esgotar o solo.
- Embeber sementes de beterraba, tomate ou cenoura em solução de auxinas aumenta os parâmetros de germinação e torna as plantas mais resistentes ao ataque de parasitas e ao desenvolvimento de doenças.
- Dosagens aumentadas de auxinas ajudam a lidar com as ervas daninhas. Ao mesmo tempo, as substâncias não prejudicam as plantas cultivadas.
Vantagens e regras de aplicação
O uso de tais substâncias na produção agrícola apresenta as seguintes vantagens:
- aumentar a resistência das plantas às condições climáticas desfavoráveis;
- fortalecer a imunidade das culturas;
- pleno desenvolvimento das plantas;
- alta produtividade;
- aumentando o rendimento e a qualidade dos frutos;
- prevenção da acumulação de elementos nocivos em todos os tipos de frutas, vegetais e bagas;
- reduzindo o custo de fertilizantes e produtos caros de proteção de culturas.
As preparações à base de fitohormônios devem ser utilizadas corretamente. Uma overdose de auxinas retarda os processos de crescimento das culturas.
Com a chegada da primavera, a floração de cada árvore frutífera pode coincidir com o início do retorno das geadas. Como resultado, os botões florais congelam sem formar um ovário. Para retardar o desabrochar das flores, as plantas precisam ser tratadas com uma solução concentrada de preparações à base de auxina. Neste caso, as substâncias inibem processos importantes.
Depois de usar fitohormônios, as árvores frutíferas congelam por um certo tempo. Porém, com o aparecimento de condições favoráveis, o desenvolvimento e a floração das culturas são retomados. Isso ajuda a evitar perdas de colheita.
Preparações à base de auxina
Hoje existem muitos produtos à base de auxina à venda. Os remédios mais eficazes nesta categoria incluem:
- “Kornevin” - promove o enraizamento das plantas após o plantio de mudas de culturas herbáceas, estacas, mudas de espécies arbóreas durante a propagação vegetativa. Com sua ajuda, é possível ativar o crescimento de brotos jovens. Além disso, a substância permite minimizar o impacto negativo dos fatores de estresse.
- "Heteroauxin" - usado da mesma forma que "Kornevin". Uma característica distintiva deste remédio é o seu efeito mais rápido. Porém, dura menos.
- "Kelpak" é um regulador de crescimento sistêmico. Inclui 7 variedades de auxinas. Além disso, a composição contém 12 tipos de outros fitohormônios vegetais. Isto ajuda a obter um efeito combinado nas culturas.
- "Gulliver" é um remédio combinado. Contém fitohormônios e ácido succínico.
Medidas de segurança
Para garantir que as preparações à base de auxina não causem danos ao organismo, devem ser seguidas regras de segurança ao utilizá-las. Ao trabalhar com produtos, é necessário usar equipamentos de proteção individual - óculos de proteção, respirador, luvas.
Compatibilidade
Os produtos à base de auxina podem ser combinados com muitos fungicidas e preparações inseticidas. Para avaliar a compatibilidade, é necessário misturar 2 produtos em pequenos volumes. Se aparecerem sedimentos ou flocos, é melhor recusar o uso da composição.
As auxinas são hormônios vegetais eficazes que ativam os processos de crescimento. Para que os medicamentos baseados nesses medicamentos tenham efeito, eles devem ser usados de acordo com as instruções.