Herbicidas são usados para matar a vegetação em uma área específica. Este grupo de produtos é utilizado na agricultura, sendo também procurado por particulares para a limpeza das suas dachas ou quintais. Os herbicidas de dois componentes, como o Octave, são mais eficazes devido à combinação de diferentes produtos químicos, bem como aos seus efeitos complexos direcionados.
- Composição, forma de liberação e finalidade do herbicida Octave
- Mecanismo de ação do herbicida
- Sinais de ação herbicida
- Principais vantagens e desvantagens
- Taxas de consumo de drogas
- Como preparar uma solução funcional
- Instruções para usar a mistura de trabalho
- Precauções ao usá-lo
- Toxicidade do produto
- Compatibilidade
- Como armazenar adequadamente o medicamento
- Existem análogos?
Composição, forma de liberação e finalidade do herbicida Octave
Octave é uma mistura de duas substâncias químicas que, quando combinadas em um frasco, não se misturam fisicamente devido à natureza de suas estruturas. A dispersão de óleo resultante da ligação destina-se ao tratamento de culturas anuais e perenes.
O Octave pertence ao grupo dos herbicidas seletivos, o que significa um tipo de efeito direcionado, quando o tratamento com o produto é direcionado a uma cultura específica.
A composição do Octave é uma mistura de nicosulfuron e florasulam. A proporção das substâncias está dentro da fórmula: 60 gramas por litro a 3,6 gramas por litro, respectivamente. A dispersão é produzida no volume de 10 litros, engarrafada em vasilhames plásticos com tampa bem rosqueada de plástico denso.
Referência! Este medicamento não representa perigo para o homem, sendo classificado na classe 3 entre os pesticidas sistêmicos.
Mecanismo de ação do herbicida
A principal substância base da droga atua como um bloqueador da taxa de reações químicas que resultam na divisão celular. Devido à cessação da produção da enzima central, o crescimento das plantas daninhas diminui, a necrose se desenvolve gradualmente e então ocorre a morte da planta.
O segundo elemento da composição reforça o efeito global na síntese proteica, e também quebra agressivamente a cadeia que garante o desenvolvimento das plantas a nível celular.
Sinais de ação herbicida
O efeito herbicida desenvolve-se ao longo de 2 a 4 semanas; a reação pode ser prevista com mais precisão se as características da cultura a ser tratada forem levadas em consideração. A análise da eficácia do impacto é realizada em etapas temporais.
Cada um deles possui características distintas:
- na fase inicial, os processos de crescimento param;
- então começa a se desenvolver clorose, que se expressa no amarelecimento perceptível das folhas;
- Após alguns dias, os sintomas de necrose tecidual tornam-se perceptíveis.
Principais vantagens e desvantagens
Dentre as vantagens do medicamento, destacam-se os traços distintivos característicos das formulações à base de dois componentes:
- ambos os componentes proporcionam penetração máxima no tecido vegetal;
- a base de óleo ajuda a criar uma tela no solo que impede o crescimento de novas mudas;
- o resultado máximo é alcançado com a utilização de uma pequena quantidade de produto, pois devido à presença de duas bases ele é mais concentrado;
- o período prolongado de ação do medicamento é explicado pelas peculiaridades da estrutura do medicamento;
- a composição é potencializada com adjuvantes que contribuem para o efeito herbicida.
Taxas de consumo de drogas
Para tratar 1 hectare podem ser necessários 100 a 200 litros de solução de trabalho. A vazão exata depende do tipo de solo, bem como das características das ervas daninhas que precisam ser pulverizadas.
Como preparar uma solução funcional
A composição para pulverização é diluída antes do uso direto. Instruções para preparar a composição necessária:
- Para 10-20 litros de água, tome a quantidade necessária da substância, levando em consideração que o percentual total do conteúdo não deve ultrapassar 50 unidades.
- A mistura resultante é agitada com um dispositivo especial.
- O pulverizador está cheio de líquido.
- O recipiente da mistura preparada é enxaguado com 1-2 litros de água e o líquido resultante é adicionado ao pulverizador.
Instruções para usar a mistura de trabalho
A solução de trabalho é despejada em pulverizadores especialmente projetados para processamento com mangueiras equipadas com pontas especiais. Em seguida, o pulverizador é colocado em condições de funcionamento e o tratamento da área é iniciado.
Após o tratamento, o tanque do pulverizador é lavado e seco. A área onde ocorreu o reabastecimento é adicionalmente lavada.
Informação! Os tanques devem atender aos padrões estabelecidos e ser projetados para o uso de pesticidas.
Precauções ao usá-lo
A preparação da mistura de trabalho, o processamento das colheitas e o reabastecimento são realizados com luvas de proteção e máscaras faciais. Para proteger as roupas de produtos químicos, são utilizados aventais especiais de polietileno.
Toxicidade do produto
O medicamento Octava pertence ao grupo dos pesticidas sistêmicos. É uma composição de baixo risco para humanos e abelhas.
A classe de perigo 3 permite que seja utilizado no processamento de hortaliças, mas não é utilizado próximo a corpos d'água para que as substâncias da composição não possam entrar na água e afetar a vida dos anfíbios.
Compatibilidade
Antes de utilizar a mistura do tanque, é realizado um teste geral de compatibilidade. Os elementos são misturados em um pequeno recipiente. O resultado é avaliado 1 minuto após a mistura e 30 minutos após a mistura.
Referência! A compatibilidade dos medicamentos não pode ser prevista com precisão, pois cada caso é individual.
As propriedades físico-químicas da composição podem mudar devido ao uso de degelo, chuva ou água excessivamente dura.
Como armazenar adequadamente o medicamento
A oitava é armazenada sem perda de qualidade por 2 anos a partir da data de fabricação.Neste caso, é necessário manter a integridade do recipiente e não congelar ou aquecer adicionalmente o recipiente.
Existem análogos?
O herbicida Octava, por ser um herbicida seletivo de dois componentes, não possui análogos quanto à presença de substâncias básicas, mas entre o grupo dos agrotóxicos existem preparações semelhantes que são utilizadas no tratamento de culturas anuais ou perenes.
Aegis é um medicamento sistêmico altamente eficaz contra ervas daninhas. Ajuda a criar uma tela de solo, evita o surgimento de novos brotos e pode substituir o Octave no processamento do milho.