Actinidia é comum na Sibéria e é cultivada usando métodos especiais. Os frutos silvestres têm sabor único e são ricos em minerais essenciais, incluindo vitamina C. A colheita pode ser armazenada sem reduzir as suas características.
- É possível cultivar actinídios na Sibéria?
- Variedades adequadas
- Características do cultivo de plantas nesta região
- Seleção do local e composição do solo
- Quando plantar
- Como escolher a muda certa
- Pousar
- Sutilezas de cuidar da actinídia na Sibéria
- Rega
- Aparar
- Treliça
- Cobertura
- Controle de pragas e doenças
- Cultura reprodutiva
- Colheita de Actinidia na Sibéria
É possível cultivar actinídios na Sibéria?
A planta é famosa pelo sabor e aparência atraente do arbusto, que é frequentemente usado como decoração decorativa de jardins. Para regiões como a Sibéria, variedades resistentes à geada são adequadas. A planta adora calor, por isso muitas pessoas acreditam que é impossível cultivar actinídios na Sibéria. No verão, a temperatura do ar nas regiões da Sibéria chega a +27, então o cultivo é possível, mas para se obter uma colheita é preciso ter cuidado.
Variedades adequadas
As bagas de Actinidia são pequenas e têm sabor de kiwi, além de apresentarem um alto nível de preservação após a colheita. As seguintes variedades podem ser usadas para cultivo na Sibéria:
- Doutor Szymanowski. O híbrido tem uma aparência atraente de arbusto e é frequentemente usado para paisagismo de jardins. O arbusto deve ser plantado próximo a cercas ou prédios, os frutos ficam amarelos e caem após o amadurecimento.
- Adão. O aspecto da cultura distingue-se pelas folhas brancas e rosadas entre o maciço verde. O cipó aumenta rapidamente de comprimento. Os frutos são verdes e de formato oblongo.
- Rainha do Jardim. Difere no tamanho dos frutos, que chegam a 4 gramas. Os arbustos crescem até dois metros. Galhos serpenteiam ao longo das cercas.
- Waffle. Esta variedade de cultura distingue-se pelas características gustativas dos frutos com elevada presença de açúcar. A fruta pesa até 3,5 gramas. Os arbustos são altos, podendo atingir até 5 metros de altura.
- Pessoal. Esta variedade apresenta frutos castanhos e é resistente a doenças, bem como presença de notas de morango no paladar.
- Ter esperança. A variedade é caracterizada pela imunidade e maturação precoce dos frutos.
Na hora de escolher uma variedade, é necessário levar em consideração o tipo de solo e as características dos cuidados com as plantas.
Características do cultivo de plantas nesta região
A região da Sibéria se diferencia pelo clima e solo, portanto, no cultivo é necessário observar algumas características para o desenvolvimento da planta e obtenção do rendimento necessário.
Seleção do local e composição do solo
A planta é perene, portanto na hora de escolher o solo é necessário levar em consideração todas as características, caso contrário os actinídios podem morrer.
O solo deve atender aos seguintes requisitos:
- acidez neutra;
- é dada preferência a solos argilosos e férteis;
- a quantidade de umidade é moderada, o acúmulo de líquido pode causar apodrecimento na região da raiz.
Na hora de escolher um local é necessário dar preferência a áreas ensolaradas, principalmente em morros. Como os brotos do arbusto têm o aspecto de uma videira, é necessário providenciar uma cerca ao longo da qual os galhos se enrolarão no futuro. O arbusto deve ter muito espaço, uma área com grande número de árvores não é adequada para o plantio.
Quando plantar
Actinidia é plantada nos Urais na primavera. No outono, a colheita pode não ter tempo de ficar mais forte antes das primeiras geadas. Na primavera, o material de plantio é plantado no início de maio, quando o ar esquenta.
Se ainda houver geadas leves, a planta aguenta sozinha sem prejudicar as raízes e os brotos.
Importante. Para proteger a muda de possíveis baixas temperaturas, é necessário utilizar saco plástico nas primeiras semanas após o plantio para cobrir a lavoura durante a noite.
Como escolher a muda certa
Na escolha do material de plantio, as seguintes características devem ser levadas em consideração:
- As raízes da cultura devem ser fechadas, pois muitas vezes podem ser danificadas durante o transporte.
- Não deve haver vedações ou danos nos cortes.
- As mudas não devem ter mais de 1 ano. Esse material de plantio se adapta rapidamente a um novo local de crescimento.
- É necessária a aquisição de mudas em locais especializados. No momento da compra é necessário verificar a disponibilidade de mudas masculinas e femininas.
Mudas não podem ser armazenadas por muito tempo. Portanto, após a compra, é recomendável plantar imediatamente a planta no solo, caso contrário a estaca enfraquecerá.
Pousar
Durante o processo de plantio devem ser observadas as seguintes regras:
- Limpe o local de plantio de vegetação. Cave um buraco com 40 cm de profundidade.
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco.
- A terra retirada da cova deve ser misturada em proporções iguais com húmus, um copo de superfosfato e 50 gramas de fertilizante potássico.
- Um quarto do buraco é preenchido com uma composição nutritiva, formando um monte.
- A estaca é liberada da película que preserva a integridade do caroço nas raízes, e os brotos livres da raiz no monte são cuidadosamente esticados. A mistura de nutrientes restante é colocada no buraco e compactada.
- Um poste é instalado próximo ao corte para apoiar a planta durante o crescimento.
- Regue o buraco com bastante água morna.
No plantio, é necessário manter uma distância entre covas de pelo menos 60 cm.
Sutilezas de cuidar da actinídia na Sibéria
Actinidia costuma ser usada como decoração, mas para fazer a colheita é preciso seguir as regras de cuidado da planta.
Rega
A planta não gosta de solo muito úmido, o que pode causar doenças. A cultura é umedecida conforme necessário. Em média, a rega é realizada a cada 3 dias. No local onde a cultura é plantada é necessário fazer drenagem para escoar o excesso de líquido.
Aparar
A poda da planta começa no segundo ano de crescimento. Ao podar pela primeira vez, você precisa remover todos os brotos, exceto 2-3 vinhas fortes. No ano seguinte, sobram mais alguns brotos para formar um arbusto. Os demais brotos devem ser amarrados a um suporte para que possam enrolar-se na direção vertical.
Todos os anos é necessário retirar os ramos danificados e o topo das vinhas por vários botões. No terceiro ano de crescimento é necessário desbastar o arbusto, retirando galhos quebrados e encurtando os brotos onde se formam os frutos.
Treliça
Para que os actinídios não danifiquem os brotos e formem um arbusto, é necessário fazer um suporte especial chamado treliça. Isso pode ser feito usando o seguinte algoritmo:
- preparar ramos com diâmetro de 1 cm no valor de 20-30 peças;
- cave o número necessário de galhos na mesma distância;
- amarrar galhos horizontalmente em corpos de prova escavados, formando uma rede em distâncias iguais;
- nos locais onde se formam diamantes, é necessário fixar adicionalmente arame para fortalecer a estrutura;
- galhos salientes são cortados para formar uma seção;
- o número dessas seções depende do número de arbustos.
A treliça pode ser feita de qualquer material. Este tipo de suporte é instalado no segundo ano de desenvolvimento da planta.
Importante. Para não utilizar suporte, a cultura pode ser plantada próximo a um prédio onde seja previamente instalada uma tela de arame.
Cobertura
Os fertilizantes são aplicados de acordo com o seguinte esquema:
Tipo de fertilizante | Período de aplicação |
Sal de potássio | Aplicar em abril no solo (30 gramas por metro quadrado) |
Fertilizantes fosfatados | Usado em maio |
Cinza de madeira | Aplicar no meio do verão |
Superfosfato | Usado em setembro a uma taxa de 35 gramas por metro quadrado |
Húmus | Antes de cobrir a planta para o inverno |
A alimentação oportuna estimulará o desenvolvimento e a formação de frutos da colheita.
Controle de pragas e doenças
Actinidia tem forte imunidade a doenças, mas podem surgir os seguintes tipos de problemas:
- A filosticose é um tipo de doença fúngica. Mais frequentemente, afeta culturas adultas e se manifesta na forma de manchas nas folhas e troncos. Para eliminar a doença, é necessário pulverizar com calda bordalesa.
- Ramularia - manifesta-se na forma de manchas brancas nas folhas. Para eliminar a patologia, os brotos danificados são removidos. O arbusto é tratado com calda bordalesa.
- Oídio - manifesta-se na forma de placa nas folhas. Para removê-lo, é necessário pulverizar com uma solução de carbonato de sódio.
Dentre as pragas que podem ocorrer nos actinídios, é necessário destacar:
- besouro das folhas - danifica folhas e brotos jovens, fazendo com que a planta murche;
- cochonilha - afeta os brotos e frutos da cultura.
Para remover, pode-se usar calda bordalesa ou uma solução leve de sulfato de cobre. Em casos difíceis, é necessário o uso de produtos químicos contra pragas.
Cultura reprodutiva
Actinidia é propagada das seguintes maneiras:
- A utilização de camadas de arco é realizada na primavera. Um rebento jovem é selecionado, borrifado com terra e deixado até o aparecimento das raízes. Depois de um ano, o broto é separado da mata-mãe e transplantado para um novo local.
- Estacas. Para a propagação é necessário cortar um broto anual e dividi-lo em várias partes. Cada segmento deve ter 3 botões. Coloque as mudas na água. Em seguida, plante-o no solo e cubra-o com filme ou jarra de vidro.
- Sementes.Para obter mudas, é preciso pegar uma fruta madura e amassá-la com um garfo. A polpa resultante é lavada com bastante água, as sementes são secas e armazenadas em saco de tecido até o plantio. As sementes são plantadas para mudas em fevereiro, para isso são utilizados recipientes especiais para mudas.
A propagação por estacas é o método utilizado. Essas plantas se adaptam mais rapidamente a um novo local e toleram doenças com mais facilidade.
Colheita de Actinidia na Sibéria
A época de colheita da safra depende da variedade. Actinidia na Sibéria amadurece no início de agosto, as variedades tardias amadurecem em meados de setembro. As frutas podem ser colhidas com antecedência para armazenamento adicional. Para isso, devem ser espalhados em camada fina no parapeito da janela e mexidos regularmente para amadurecer por todos os lados.
O cultivo na Sibéria não requer cuidados complexos. Para obter uma colheita é necessário escolher variedades que resistam às baixas temperaturas e se adaptem às mudanças bruscas de temperatura. Os frutos silvestres são utilizados para consumo in natura e também como preparo para o inverno.