Abeto e árvore de Natal nem sempre são a mesma coisa. Essencialmente, árvore de Natal é um termo coletivo usado para se referir a produtos artificiais e árvores florestais reais. As árvores de Natal também são chamadas de eventos festivos. Esta palavra é frequentemente usada para se referir a uma árvore conífera que se veste para o Ano Novo. Ao mesmo tempo, nem todas as pessoas entendem exatamente como um abeto difere de uma árvore de Natal.
É possível chamar um abeto de árvore de Natal?
A diferença entre as plantas está na terminologia. A árvore de Natal é mais frequentemente chamada de abeto comum ou abeto europeu. Spruce é um termo coletivo mais completo.É utilizado para designar árvores que pertencem à família dos Pinheiros. Possui aproximadamente 40 espécies de plantas.
Principais diferenças
Então, como exatamente os conceitos em questão diferem? O abeto é geralmente chamado de abeto comum. Essas culturas crescem no norte da Europa. Eles estão localizados nas encostas dos Cárpatos, dos Bálcãs e dos Alpes.
Essas plantas são árvores perenes que possuem um sistema radicular subdesenvolvido e pouco resistente. Podem atingir 50 metros de altura. A coroa tem formato de cone. Os galhos são caídos e presos ao tronco de forma espiralada e em forma de anel.
O abeto da Noruega é uma planta monóica que poliniza em maio. A árvore produz sementes 4 vezes por ano. A cultura é caracterizada por pequenas sementes de apenas 4 milímetros, que ficam localizadas nas axilas dos cones.
A árvore de Natal é considerada uma cultura tolerante à sombra e pouco exigente para a composição do solo. É uma espécie formadora de floresta. A relativa suavidade da madeira torna a planta um material de construção popular. Taninos e óleos essenciais são obtidos de pinhas. Uma tintura é preparada a partir dos botões da planta, que possui propriedades antimicrobianas pronunciadas.
Spruce como gênero inclui 40 espécies de plantas. As mais comuns incluem espécies siberianas, brancas, orientais, canadenses e Ayan. Essas culturas são encontradas predominantemente em zonas de clima temperado. As árvores podem ser vistas em muitas regiões da Eurásia e da América do Norte.
Essas plantas vivem aproximadamente 300 anos. Porém, na Suécia existe uma árvore que é considerada a criatura mais antiga do planeta. Sua idade é de 9.550 anos. A madeira dessas culturas é usada para fazer papel, breu e terebintina. Também são utilizados para a produção de celulose e instrumentos musicais. Uma decocção de agulhas de abeto há muito é considerada um remédio eficaz para o escorbuto. Hoje o material é usado para fazer farinha vitamínica, que é dada aos animais domésticos.
Qual é a diferença com outras coníferas
A planta apresenta diferenças significativas em relação a outras culturas coníferas. Os recursos mais significativos são mostrados na tabela:
árvore de Natal | Pinho | Abeto |
Caracterizado por uma baixa taxa de crescimento. A altura média de uma árvore é de 30 metros. | Tem uma taxa média de crescimento. A altura das árvores é de 40 metros. | Caracteriza-se por uma taxa de crescimento normal e atinge uma altura de 80 metros. |
Distingue-se por grandes cones castanho-avermelhados. | Possui cones marrom-amarelados de tamanho médio. | Distingue-se pelos cones marrons, que se caracterizam por um formato alongado. |
As agulhas caem gradualmente. Ao mesmo tempo, leva de 8 a 12 anos para atualizá-lo completamente. As agulhas atingem 3 centímetros de comprimento. | As agulhas caem rapidamente e são completamente renovadas em 2 anos. As agulhas crescem até 6 centímetros. | As agulhas caem gradualmente. Demora 4 anos para atualizá-lo. O tamanho médio das agulhas é de 5 centímetros. |
O abeto e a árvore de Natal têm muito em comum. Essas plantas diferem ainda mais no contexto do uso de conceitos. O abeto é considerado um termo mais amplo, enquanto o abeto é um tipo específico de cultura.