O arbusto spirea está repleto de uma variedade de variedades, a mais popular das quais é Anthony Waterer. O arbusto compacto há muito se tornou um dos favoritos dos paisagistas devido às suas cores vivas, razão pela qual é frequentemente encontrado em chalés de verão ou áreas de parques. Outra qualidade positiva da planta é a sua despretensão, por isso, na hora de escolher arbustos coloridos para o jardim, os veranistas optam pela spirea.
- Descrição e características da planta
- Vantagens e desvantagens da spirea Anthony Waterer
- Características de cultivo da variedade
- Hora e lugar
- Preparação de material de plantio
- Esquema e processo de plantio
- Instruções de cuidados
- Regar e fertilizar
- Afrouxando o solo e podando
- Cuidados de inverno
- Doenças e pragas
- Propagação de arbusto
- Projeto paisagístico
Descrição e características da planta
Spiraea Anthony Waterer ou Anthony Waterer é um híbrido de spirea de flor branca e japonesa. A planta é muito compacta, as copas não ultrapassam 80 centímetros. O arbusto cresce lentamente e raramente ganha mais de 5 centímetros por ano. O formato do arbusto é esférico, com ramos retos.
As folhas são pontiagudas e recortadas. Quando florescem, ficam com uma tonalidade escarlate, depois ficam verdes escuros e no outono, antes de cair, ficam vermelhos. As flores de Spiraea são pequenas, rosa brilhante, com tonalidade lilás. Coletadas em exuberantes inflorescências que cobrem a planta, com diâmetro de cerca de 15 centímetros. O período de floração é de 100 dias, de junho a setembro.
Importante! A poda regular de inflorescências murchas prolonga o período de floração..
Vantagens e desvantagens da spirea Anthony Waterer
O arbusto Anthony Waterer tem uma série de vantagens inegáveis:
- floração longa;
- despretensão;
- compacidade;
- resistência ao gelo;
- resistência a doenças com cuidados adequados;
- baixo custo das mudas;
- adequado para plantios individuais e em grupo;
- bela aparência e cheiro agradável.
Apesar dos aspectos positivos, a spirea ainda apresenta diversas desvantagens que devem ser descritas:
- durante a seca, é necessária rega adicional, caso contrário a planta secará;
- Com cuidados inadequados, existe uma grande probabilidade de infecção do arbusto por fungos e invasão de pragas.
Características de cultivo da variedade
Para que o arbusto cresça saudável e resistente a doenças, é necessário seguir as regras de plantio.
Hora e lugar
A época recomendada para o plantio de arbustos é em setembro, quando o sol não está tão forte. Spiraea é uma planta que adora luz, por isso o local mais vantajoso é sem sombra, que fica iluminado o dia todo.O solo deve ser gramado ou frondoso, sem lençol freático e caracterizado pela maior fertilidade. Definitivamente, você deve adicionar turfa e areia ao solo antes de plantar.
Importante! Quanto mais fértil for o solo, mais exuberante e abundantemente a spirea florescerá.
Preparação de material de plantio
Para plantar spirea, deve-se escolher um dia nublado ou chuvoso de setembro. O material adequado para plantio ou transplante são brotos fortes e saudáveis ou mudas bem enraizadas. Ao escavar o solo, o sistema radicular deve ser preservado tanto quanto possível, sem danificá-lo. Os rebentos doentes, secos e fracos precisam ser cortados. Mudas fortes aparadas devem ser embebidas em ácido succínico por meia hora antes do plantio.
Se uma muda for comprada em uma loja, você precisa se certificar de que não há danos externos ao sistema radicular e ao próprio eixo.
Esquema e processo de plantio
Antes de plantar a planta, o solo deve ser desenterrado e fertilizado com areia e turfa ou húmus, e então começar a cavar covas de plantio. Sua profundidade deve ser de cerca de 50 centímetros e sua largura deve ser metade do tamanho do sistema radicular. A distância entre as covas de plantio é de pelo menos meio metro. O fundo dos buracos deve ser drenado, especialmente se a água subterrânea fluir para o solo. Argila expandida ou pequenos seixos são adequados para isso.
As raízes da muda devem ser distribuídas sobre o buraco de forma que fiquem livres e o colo da casca fique no nível do solo ou um pouco mais alto. Em seguida, o futuro arbusto é borrifado com solo fertilizado com areia e turfa e depois bem compactado. Quando tudo estiver pronto, a muda deve ser regada com um balde d'água e coberta com turfa.
Instruções de cuidados
Para que uma planta com flores encante seus proprietários, é necessário seguir regras simples de cuidado.
Regar e fertilizar
Como já mencionado, a spirea não gosta de secas severas, portanto, em verões especialmente quentes, a planta deve ser regada duas vezes por mês e os arbustos com menos de 3 anos - uma vez por semana. A rega também é necessária no primeiro ano de vida do arbusto. Um balde de água é suficiente. Antes disso, o solo deve ser escavado para que o líquido não fique estagnado e, após a rega, deve ser coberto com serragem ou turfa para evitar o ressecamento.
Além disso, não se esqueça da alimentação. Fertilizantes de potássio, fosfato, nitrogênio ou mistos devem ser aplicados duas vezes por ano. A primeira vez na primavera - antes da formação dos botões, a segunda vez - em junho, antes da floração.
Afrouxando o solo e podando
O afrouxamento do solo é realizado na primavera, no outono, durante a rega e antes da cobertura morta. Isto irá saturar o solo com oxigênio, evitar a estagnação do líquido, prevenir o aparecimento de fungos e reduzir o risco de parasitas.
A poda é outro ponto importante no cuidado da spirea. A poda regular do arbusto aumentará o crescimento da planta, aumentará o número de inflorescências e protegerá contra o murchamento prematuro. A poda é realizada na primavera - antes do aparecimento dos botões, ou no outono - quando o arbusto murcha:
- galhos secos e doloridos são completamente cortados e os velhos são encurtados;
- quanto mais velho o arbusto, mais abundante é a poda - uma planta com mais de 5 anos é encurtada para 50 centímetros e outra com mais de 6 anos é cortada completamente até o toco. A poda de plantas velhas é realizada apenas no outono;
- Na spirea com mais de 3 anos, os rebentos inferiores e os ramos velhos são cortados.
Os cortes resultantes devem ser queimados.
Cuidados de inverno
Spiraea é resistente à geada, mas os arbustos jovens precisam de aquecimento adicional.Antes do início do tempo frio, as mudas e arbustos jovens são cobertos com ramos ou folhas de abeto e, após a precipitação, devem ser polvilhados com neve.
Doenças e pragas
Uma infecção que pode atacar a spirea é o fungo ou a podridão das raízes. Para evitar isso, você deve evitar a estagnação da água e cavar e cobrir regularmente o solo. Em relação aos parasitas, os mais perigosos para os arbustos são:
- pulgões (o pico de infecção ocorre nos meses de verão, o tratamento tardio é fatal para a planta);
- ácaro-aranha (não menos perigoso que os pulgões, e também leva à morte de um arbusto em flor; sobrevive com calma ao frio nas folhas);
- rolos de folhas;
- mineiros.
Para evitar a invasão de pragas, você deve monitorar cuidadosamente cada mudança nas folhas, caules e flores, e também aparar regularmente a planta, soltar e cobrir o solo.
Propagação de arbusto
Como propagar a spirea você mesmo:
- ramos: esta divisão é feita na primavera, escolhendo rebentos jovens e fortes. Os galhos devem ser cuidadosamente dobrados ao solo até tocarem, e fixados, e então cobertos com terra em todo o comprimento. Regue os brotos 2 vezes por mês. Para o inverno cubra com folhas ou turfa. Na nova primavera, o arbusto jovem pode ser separado da mãe e transplantado para um novo local;
- estacas: este método é realizado em junho, quando os ramos jovens finalmente se transformam em ramos maduros. Para isso, são cortados e divididos em pequenos brotos, com cerca de 10 centímetros de comprimento. Depois disso, as mudas devem ser mergulhadas em solução que estimule o crescimento por 12 horas e depois plantadas em solo adubado com turfa e areia, regando a cada dois dias.
Não será possível aumentar o número de plantas Anthony Waterer no local com sementes, pois esta espécie é híbrida e os grãos produzirão um dos genitores desta variedade.
Projeto paisagístico
Na maioria das vezes, a spirea é usada em projetos paisagísticos, como sebe ou plantada ao longo de becos. O arbusto combina bem com coníferas e outras árvores, o que permite que designers ou simplesmente pessoas criativas criem uma imagem real da planta.