A variedade Rose Freedom é uma planta popular que possui excelentes propriedades decorativas. Para ter sucesso no cultivo desta cultura, é recomendável prepará-la adequadamente para o plantio e prestar cuidados de qualidade. Deve incluir aplicação oportuna de fertilizantes, umidade do solo e poda. A proteção contra doenças e pragas não é de pouca importância.
- História da aparência
- Descrição e características da rosa Freedom
- Vantagens e desvantagens
- Nuances do cultivo
- Quando e onde plantar?
- Preparação de material de plantio
- Instruções de pouso
- Dicas de cuidados com a Rosa da Liberdade
- Regar e fertilizar
- Aparar
- Preparando-se para o inverno
- Maneiras de combater doenças e pragas
- Métodos de propagação de rosas
- O uso de rosas inglesas do parque em projetos paisagísticos
História da aparência
Esta variedade foi criada pelo cientista alemão Hans Jürgen Evers. Isso aconteceu em 1997. No momento do registro, a planta recebeu o nome de Tantau. Porém, ao entrar no mercado em 2004, a cultura se chamava Freedom, que se traduz como “liberdade”.
Descrição e características da rosa Freedom
Esta cultura é caracterizada por botões em forma de cálice que atingem uma altura de 6 a 8 centímetros. Seu diâmetro é de 5 a 7 centímetros. Quando aberto, esse número aumenta para 9 a 11 centímetros. O botão inclui 45-55 pétalas. Eles têm uma cor vermelha escura ou bordô.
As flores são caracterizadas por bordas onduladas e superfície aveludada.
Esta cultura de elite tem um caule reto e grosso. Existem poucos espinhos nisso. As folhas são grandes, de textura brilhante e com uma rica tonalidade verde. A altura é de 40 a 120 centímetros. A opção mais popular são as rosas com altura de 60 a 70 centímetros.
Vantagens e desvantagens
Esta variedade de rosa não só possui excelentes propriedades decorativas, mas também é fácil de cultivar. Os floristas destacam as seguintes vantagens:
- resistência à mancha preta e ao oídio - isso é importante quando se seguem as recomendações agrotécnicas;
- tolerância normal à precipitação;
- a possibilidade de reflorescimento - é observada com a remoção oportuna dos botões murchados.
As desvantagens incluem resistência não muito alta ao gelo. Portanto, é recomendável cobrir os arbustos para o inverno. Outra desvantagem é a possibilidade de reprodução exclusivamente por via vegetativa.
Nuances do cultivo
Para que a planta se desenvolva normalmente, é recomendável cuidar bem dela. Para isso, é necessário realizar o trabalho de plantio corretamente e umedecer o solo a tempo.
Quando e onde plantar?
A cultura é fácil de cuidar e não possui requisitos especiais de plantio. Para que o arbusto cresça rapidamente e floresça abundantemente, vale a pena considerar as seguintes características:
- A planta deve ser plantada em uma colina. Se você plantar uma rosa em uma planície, ela murchará e morrerá rapidamente. Isto é devido ao acúmulo de excesso de umidade e ar frio.
- Para o plantio recomenda-se escolher um local com boa circulação de ar. É importante que a área esteja protegida de fortes rajadas de vento.
- As rosas crescem melhor em áreas ensolaradas. No entanto, a sombra parcial também é aceitável.
Recomenda-se realizar os trabalhos de plantio no final de abril ou início de maio. No sul, é permitido plantar a planta no outono.
Ao mesmo tempo, vale a pena garantir que o arbusto tenha tempo de criar raízes.
Preparação de material de plantio
Antes do plantio, é recomendável inspecionar cuidadosamente a muda. Todos os brotos secos e danificados devem ser removidos. O corte é feito acima da primeira gema. Depois disso, vale a pena encurtar os brotos saudáveis. Antes do plantio, é recomendável mergulhar o arbusto em estimulador de crescimento.
Instruções de pouso
Para realizar o trabalho de plantio, deve-se realizar os seguintes passos:
- Faça um buraco para plantar. Sua profundidade e largura devem ser de 60 centímetros.
- Coloque uma camada de drenagem com 10 centímetros de espessura no fundo. Inclui cascalho e pequenas pedras.
- Coloque fertilizantes orgânicos no topo da camada de drenagem.
- Em seguida, recomenda-se colocar uma camada de solo fértil.
- O trabalho de plantio deve ser realizado com cuidado. Recomenda-se endireitar as raízes e cobri-las gradativamente com terra.
- Ao plantar, o colo da raiz deve ser colocado 3 centímetros abaixo da superfície do solo.
- Por fim, regue bem as mudas e cubra-as com uma camada de cobertura morta.
Dicas de cuidados com a Rosa da Liberdade
Para que a cultura cresça e se desenvolva normalmente, é recomendável cuidar bem dela.
Regar e fertilizar
Recomenda-se regar esta rosa regularmente. Evite deixar o solo secar ou umedecê-lo demais. Após regar, certifique-se de soltar o solo. A remoção oportuna de ervas daninhas não é de pouca importância. Também vale a pena aplicar periodicamente fertilizantes minerais e matéria orgânica.
Aparar
O mato é caracterizado por um rápido desenvolvimento. Portanto, é recomendável cortá-lo em tempo hábil, dando-lhe o formato desejado. O procedimento deve ser realizado no início da primavera.
Preparando-se para o inverno
A planta possui parâmetros moderados de resistência à geada. É por isso que precisa de isolamento. Para fazer isso, polvilhe o arbusto com turfa. A espessura desta camada deve ser de 20 centímetros.
Maneiras de combater doenças e pragas
A cultura muitas vezes sofre ataques de besouros, lagartas ou larvas de mosca-serra. Essas pragas violam a integridade da planta e reduzem a duração da floração. Os inseticidas ajudam a controlar os parasitas.
Quando exposto a fatores desfavoráveis, existe o risco de enfraquecimento das rosas. Ao mesmo tempo, tornam-se menos resistentes a infecções fúngicas. Em tal situação, as flores podem sofrer de oídio, manchas pretas e ferrugem. Os fungicidas ajudam a combater infecções.
Métodos de propagação de rosas
Para a propagação de rosas, é permitido o uso de mudas prontas adquiridas em viveiro ou estacas. A segunda opção é considerada mais difícil. No entanto, muitos jardineiros usam esse método de propagação com sucesso.
O uso de rosas inglesas do parque em projetos paisagísticos
Para criar composições harmoniosas com rosas, vale considerar as seguintes características:
- selecionar como “parceiras” plantas que tenham os mesmos requisitos de solo, umidade e luz;
- Não se deve combinar rosas com plantas de curto período decorativo;
- ao escolher complementos para rosas, deve-se levar em consideração a altura da colheita e o momento de sua floração;
- Você não deve plantar culturas com flores grandes e brilhantes próximas a elas.
Rose Freedom é considerada uma cultura popular que possui excelentes propriedades decorativas e é fácil de cuidar.
Para ter sucesso no cultivo de uma planta, é recomendável regá-la, alimentá-la e podá-la em tempo hábil.