A flor hosta é frequentemente usada para decorar o jardim e é um elemento do projeto paisagístico. A planta é perene, por isso é importante saber preparar adequadamente o hosta para o inverno.
- Descrição e recursos
- Características regionais e tempo
- Pista do meio
- Região do Volga
- Urais e Sibéria
- Sul da Rússia
- Região de Leningrado
- Como se preparar para o inverno
- Removendo botões que floresceram
- Rega abundante
- Cobertura
- Cobertura morta
- Poda de outono
- Isso é necessário
- Prazos
- Como aparar corretamente
- Proteção contra pragas e doenças
- Abrigo
- Erros comuns
- Fertilização com nitrogênio
- Sem cobertura morta
- Usando materiais especiais para abrigo
- Secagem excessiva do solo
- Transferir
- Efeito estufa
- Quando nasce depois do inverno
- Opção de cobertura morta “viva”
- Dicas úteis
Descrição e recursos
Para que a flor continue seu desenvolvimento com o início da primavera, os preparativos para o frio devem começar no outono. O processo de preparação padrão consiste em seguir as regras da tecnologia agrícola e utilizar material de cobertura. Também é importante escolher o período certo para a realização das atividades preparatórias.
Características regionais e tempo
O momento da preparação do hosta para o inverno depende diretamente das condições climáticas do ambiente. No preparo é preciso levar em consideração as características da região de cultivo.
Pista do meio
Nas condições de crescimento das flores na zona intermediária, incluindo a região de Moscou, o abrigo para o inverno é um pré-requisito. Para proteger a planta, bastará cobrir a área da raiz com uma camada de cobertura morta, que pode ser usada como casca de árvore, composto ou turfa misturada com grama. Tempo ideal de preparação: final de setembro - início de outubro.
Região do Volga
Na região do Volga, a flor tolera geadas sem abrigo especial. Ao cultivar uma planta nesta área, basta polvilhar ramos de abeto ou neve. Durante o inverno gelado, você pode cobrir a área das raízes com uma densa camada de turfa misturada com serragem. Os trabalhos de cobertura podem ser realizados no início de outubro.
Urais e Sibéria
O clima dos Urais e da Sibéria é caracterizado por invernos gelados e temperaturas extremamente baixas. Hosta mantém a capacidade de continuar o desenvolvimento se hibernar sob cobertura morta densa. O período de cobertura da planta nos Urais e na Sibéria é todo o mês de setembro.
Sul da Rússia
As plantas cultivadas nas regiões sul do país requerem abrigo mínimo. Você pode começar a se preparar para o inverno no final de outubro - primeira quinzena de novembro.
Região de Leningrado
A região de Leningrado é caracterizada por invernos amenos e quentes, por isso não há necessidade de cobrir o hosta com materiais especiais. Proteção suficiente é fornecida pela cobertura morta da área radicular. É necessário fazer uma camada de cobertura morta na segunda quinzena de outubro.
Como se preparar para o inverno
O processo de preparação do hosta para o frio pode ser dividido em várias etapas. A implementação correta de todas as etapas é a chave para um inverno favorável da planta.
Removendo botões que floresceram
Cuidar do hosta começa com a remoção de botões antigos. A floração começa no final de agosto e durante o outono alguns botões murcham. Para preservar a nutrição da planta para o inverno, é necessário remover antecipadamente os elementos desnecessários. Para realizar o procedimento, você deve preparar uma tesoura de poda ou tesoura de jardim, que permitirá cortar os botões com cuidado.
Rega abundante
Hosta é uma planta que adora umidade, por isso precisa de cuidados adequados para manter um crescimento ativo. No outono, é necessário umedecer abundantemente o solo até a profundidade de 0,5 m, tentando não atingir as folhas. À medida que a temperatura ambiente diminui, o consumo de água e a frequência de rega são reduzidos.
Cobertura
A primeira porção de fertilizantes após o plantio e adaptação às novas condições é aplicada no início do verão, o que favorece o crescimento da folhagem. Na preparação para o inverno, você precisa alimentar a planta no início do outono ou no final de agosto. Para manter o hosta em boas condições, recomenda-se o uso de formulações contendo potássio e fósforo. Esses componentes são absorvidos pelas raízes e fornecem nutrição durante a floração subsequente.
Cobertura morta
Ter uma camada de cobertura morta ajuda a manter a planta suficientemente quente. Hostas espalham massa orgânica na área da raiz, que é adequada para:
- turfa;
- serragem;
- grama seca.
Ao começar a preparar a cobertura morta, deve-se tratá-la com preparações inseticidas que proporcionem proteção contra pragas. O acúmulo de parasitas na matéria orgânica pode causar danos à planta e ao desenvolvimento de infecções.
Poda de outono
Parte do processo de preparação consiste em podar a planta antes do inverno. A poda é necessária para eliminar o excesso de folhagem, onde as pragas se instalam e comem a planta.
Isso é necessário
A poda do hosta é um pré-requisito para a preparação. Se a folhagem for deixada na planta, ela acabará se transformando em uma massa viscosa e atraindo parasitas.
Prazos
Comece a podar quando as folhas amarelas caírem. Neste ponto, a nutrição com componentes minerais vai para a parte inferior da planta. É permitido combinar a formação de hosta com tratamento protetor.
Como aparar corretamente
O excesso de folhas do hospedeiro deve ser cuidadosamente cortado com tesoura ou podador. Não é recomendável colher a folhagem com as mãos, pois pode danificar acidentalmente a planta.
Proteção contra pragas e doenças
Para evitar que o hospedeiro seja afetado por doenças e insetos nocivos, é necessário um tratamento protetor. Os fungicidas são pulverizados contra doenças e os inseticidas são usados para repelir parasitas.
Abrigo
A cobertura morta orgânica é usada como cobertura principal e um material especial fornece proteção adicional. É melhor cobrir o hosta em climas quentes e sem vento, quando o solo está seco. Primeiro, a planta precisa ser coberta com cobertura morta e depois coberta com material. Pedras são colocadas no topo do abrigo ao longo do perímetro para proteger o material e bloquear o acesso de roedores.
Erros comuns
Jardineiros inexperientes muitas vezes cometem erros ao preparar hostas para a geada.Para concluir o processo corretamente, você deve se familiarizar com as violações comuns.
Fertilização com nitrogênio
A aplicação de fertilizantes nitrogenados antes do início do inverno leva ao crescimento ativo da flor. O crescimento intensivo da massa foliar provoca um escoamento dos componentes nutricionais necessários à planta durante o inverno.
Sem cobertura morta
A parte inferior da folhagem do hospedeiro seca durante o outono e forma uma camada protetora natural. Muitos jardineiros acreditam que esta camada será suficiente para proteger a planta, mas em condições de geada severa as raízes carecem de calor adicional.
Usando materiais especiais para abrigo
Não se pode usar filme plástico e feltro para cobertura, pois se formará condensação sob eles e a umidade causará apodrecimento e aparecimento de fungos. Os materiais mais adequados para cobrir hostas são:
- saco;
- agrofibra;
- fiado
Secagem excessiva do solo
Mesmo no inverno, as raízes da planta precisam da presença de umidade. O solo seco não fornece à flor a nutrição necessária e a qualidade das raízes deteriora-se.
Transferir
Transferir uma flor para um novo local enfraquece as funções de proteção, pois leva tempo para se adaptar às novas condições.
Recomenda-se replantar o hosta até agosto.
Efeito estufa
A causa do efeito estufa é o uso de materiais de proteção inadequados. Acreditando que as condições de estufa ajudarão a planta a se manter aquecida, os jardineiros interrompem o processo de crescimento natural do hosta e ele começa a apodrecer. Em alguns casos, o processo de apodrecimento não é imediatamente perceptível, pois começa nas raízes.
Quando nasce depois do inverno
No cultivo de hostas em terreno aberto a flor brota tarde.As plantas esperam até que o calor estável seja estabelecido e só então retomam o crescimento e desenvolvimento ativo.
Opção de cobertura morta “viva”
Jardineiros experientes conhecem a possibilidade de usar cobertura morta viva. Este termo refere-se a culturas de cobertura ou adubos verdes. Centeio, aveia, mostarda, calêndula e facélia são mais frequentemente cultivados para esse fim. O principal requisito é selecionar uma espécie de crescimento ativo e cortar a massa verde antes do início da floração. As plantas cortadas são esmagadas e deixadas na área da raiz ou incrustadas na camada superficial do solo.
Dicas úteis
As regras básicas na preparação para o inverno são seguir os cuidados básicos e controlar a floração da hosta. Durante o inverno, jogar neve tem um efeito benéfico na planta - ela é varrida e uma colina é construída ao lado dos arbustos para proteção adicional. Depois que a neve derreter, é necessário remover a cobertura morta antiga para reduzir o risco de pragas que hibernam na matéria orgânica.