Como e quando podar o astilbe em preparação para o inverno, é necessário cobrir

Preparar o astilbe para o inverno é a parte mais importante da tecnologia para o cultivo desta cultura em um terreno pessoal. A hibernação da cultura, o seu crescimento e desenvolvimento no próximo ano, a abundância e a beleza da floração dependem da correcção da sua execução. Negligenciar até mesmo o aspecto aparentemente mais insignificante dessas medidas preparatórias pode levar ao enfraquecimento e à morte completa da planta.


Como preparar uma flor para o inverno

A preparação de uma colheita de flores como o astilbe para o inverno inclui poda, cobertura morta e fertilização..

Preciso podar a planta para o inverno?

Na maioria dos casos, a poda desta cultura para o inverno deve ser feita por vários motivos:

  1. As sementes que amadurecem em caixas sobre inflorescências paniculadas secas retiram grande quantidade de nutrientes, enfraquecendo a planta.
  2. As folhas danificadas pelas primeiras geadas ainda morrerão, criando condições para o desenvolvimento de doenças e hibernação de pragas.
  3. Em arbustos com mais de 5 anos, bem como em climas adversos, é necessário cortar a parte aérea para cobrir a planta da geada e do frio de forma mais eficaz e confiável, usando vários materiais de cobertura, filme plástico.

Além disso, a poda permite dar à planta, que vai perdendo folhas gradativamente, um aspecto mais limpo e bem cuidado.

aparar a planta

Prazos

A poda inclui a remoção de caules de flores com inflorescências paniculadas desbotadas e folhagens danificadas pela geada que começaram a secar. Os pedúnculos com panículas são retirados após a floração, assim que as pétalas começam a cair da inflorescência e esta adquire coloração marrom-amarelada. Dependendo das características da variedade, esta parte da poda é realizada no período de julho a agosto. A folhagem é cortada no outono, quando ocorrem as primeiras geadas noturnas - outubro-novembro.

Regras de poda

A tecnologia de poda desta flor inclui as seguintes etapas:

  1. As inflorescências desbotadas e douradas são completamente removidas junto com os pedúnculos.
  2. A folhagem é cortada na superfície do solo. Neste caso, os tocos restantes não devem sobressair mais do que 15-20 milímetros acima da superfície do solo.

A poda é feita com tesoura de poda ou tesoura afiada previamente desinfetada em solução de permanganato de potássio a 1%. A poda de outono desta cultura não é realizada quando ela é plantada nesta época - nesses casos, o arbusto anual de astilbe é podado apenas no próximo outono.

regras de poda

Cobertura morta

Após a poda, o solo ao redor da planta é cuidadosamente solto a uma profundidade de 10 a 12 centímetros e coberto com uma camada de cobertura morta de 5 a 6 centímetros. Composto bem podre, húmus, palha, grama seca e turfa de várzea são usados ​​​​como materiais de cobertura morta.

Não é desejável usar serragem de carvalho fresca, folhas molhadas que começaram a apodrecer ou qualquer material polimérico hermético como cobertura morta.

Fertilizante

A fertilização no outono é necessária para fortalecer a planta e garantir que ela sobreviva bem ao inverno. É realizado com fertilizantes fosfatados e potássicos na dose de 20 gramas de cada princípio ativo. Em peso físico, são cerca de 40 gramas de sulfato de potássio e 50 gramas de superfosfato duplo.

Esses fertilizantes são aplicados de duas maneiras:

  1. Na forma seca - espalhada, ao soltar o solo antes ou depois da poda da parte aérea da planta, com incorporação obrigatória até uma profundidade de 10-12 centímetros.
  2. Na forma de solução - durante a rega de outono que recarrega a umidade.

Quando adicionado como solução, o superfosfato é primeiro dissolvido em água fervente e depois misturado com sulfato de potássio diluído em água fria.

fertilizante de fósforo

Abrigo Astilbe para o inverno

Os arbustos jovens, após poda e cobertura morta em climas temperados, não precisam de abrigo. A partir dos 5 anos, quando o rizoma crescido já se projeta fortemente acima da superfície do solo, a planta necessita de abrigo obrigatório.

O abrigo mais simples, mas ao mesmo tempo confiável para esta cultura é feito da seguinte forma:

  1. Tendo recuado cerca de 10-15 centímetros do rizoma, 4 blocos de madeira são presos ao lado da planta.
  2. As barras são amarradas com tábuas.
  3. As folhas secas são colocadas dentro da moldura resultante.
  4. A moldura com folhagem é revestida com material não tecido poroso - lutrasil.
  5. Um filme plástico denso e grosso é colocado sobre o lutrasil, pressionando suas bordas com tijolos, pedras ou borrifando terra.

Esse abrigo protegerá o rizoma e os botões do congelamento durante o inverno e protegerá a planta dos danos causados ​​​​por roedores.

abrigo de astilbe

Quais são as características do preparo do astilbe em diferentes regiões?

Dependendo das condições da região de inverno da safra, existem algumas peculiaridades no seu preparo para o inverno.

Nos Urais e na Sibéria

Nos rigorosos invernos da Sibéria, as plantas desta espécie, em qualquer idade, devem ser cobertas durante o inverno após a poda. Para fazer isso, eles constroem grandes molduras sobre eles ou simplesmente os cobrem com uma grande camada de ramos de abeto e palha. Além disso, nessas condições, o astilbe é frequentemente cultivado em vasos grandes, que, com o início das primeiras geadas, são levados para ambientes secos e frescos durante o inverno, onde podem ter garantia de preservação no inverno.

coloque na bolsa

Na zona intermediária e região de Moscou

Nas condições da Zona Média, as plantas jovens devem ser podadas e cobertas com cobertura morta para o inverno, para os arbustos mais velhos é feito um abrigo de estrutura.

Na região do Volga

Na região do Volga, o preparo da safra para o inverno tem as seguintes características:

  1. A colheita não é coberta para o inverno, limitando-se a podas e cobertura morta.
  2. Nas regiões mais meridionais desta região, caracterizadas por invernos amenos, limitam-se a aparar apenas os caules das flores, deixando as folhas intactas.

Primeira neve

Erros típicos na preparação para o inverno

Os principais erros mais comuns cometidos pelos jardineiros ao preparar o astilbe para o inverno são os seguintes:

  1. Poda incompleta - muitos jardineiros não cortam as inflorescências desbotadas, o que faz com que a planta fique muito enfraquecida, cedendo uma quantidade muito grande de nutrientes para a formação das sementes.
  2. Negligência da fertilização com fósforo e potássio - na ausência de medidas como a aplicação de fertilizantes com fósforo e potássio na cultura, o astilbe entra no inverno não forte o suficiente. Isto, no caso de frio extremo e isolamento insuficiente, pode desempenhar um papel fatal.
  3. Cobertura inadequada - uma pequena camada de cobertura morta pode fazer com que, mesmo em caso de geadas leves, o solo ao redor da planta congele mais intensamente, causando danos ou morte total do rizoma.

Além disso, em áreas com invernos rigorosos e quando a planta tem mais de 5 anos, o erro mais grave é o mau isolamento do arbusto, levando à sua danificação ou morte total.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim