Astilbe é uma decoração para áreas sombreadas do local. É apreciada pelos jardineiros por sua despretensão, floração longa e delicadeza de folhagem. Astilbe Arendsa Ametista é uma variedade muito apreciada pelos jardineiros. Esta linda planta floresce por um mês com inflorescências lilases. Mais informações sobre como plantar e cuidar de árvores abaixo.
- História do desenvolvimento da variedade Ametista
- Vantagens de uso em paisagismo
- Breves características e descrição
- Condições necessárias para o crescimento
- Como plantar uma colheita no jardim
- Escolhendo uma muda saudável e forte
- Preparando o local
- Momento e tecnologia de plantio
- Cuidados com as plantas
- Rega
- Fertilizando
- Formação de arbusto
- Tratamentos preventivos contra doenças e insetos
- Transferir para um novo local
- Métodos de reprodução
- Os principais problemas encontrados ao cultivar astilbe
História do desenvolvimento da variedade Ametista
No século 20, o botânico alemão Georg Arends e o botânico francês Emile Lemoine desenvolveram muitas variedades de astilbe de diferentes alturas, períodos de floração e cores de inflorescência. Eles foram os fundadores da classificação das formas e variedades das plantas. Após sua morte, a planta ficou esquecida por algum tempo, mas agora renasce.
Atualmente, o trabalho de seleção continua. Astilbe Arends é um grupo comum de variedades muito popular entre os jardineiros por sua beleza. Além da Ametista, os floricultores plantam nas áreas de Brautschleiger, Rose Pearl, Diamond e Fanel.
Vantagens de uso em paisagismo
Astilbe serve de decoração para o jardim. É usado em mixborders, combinado com lírio, flox e aquilegia. As folhas perfuradas de astilbe se destacarão efetivamente contra o fundo de hostas, bergenia e arbustos perenes. Pode ser plantada em vasos, que depois são transportados para diversos locais do local.
Será benéfico plantar a planta próximo a culturas bulbosas: narcisos, tulipas, muscari, flocos de neve, açafrões, jacintos. Quando eles desaparecem, resta uma clareira com troncos feios, salientes e secos. À medida que se desenvolve, o astilbe cobrirá a área com suas espetaculares folhas e inflorescências.
Breves características e descrição
Astilbe Amethyst é um arbusto herbáceo perene que atinge uma altura de 80-100 centímetros. A planta se espalha de 50 a 80 centímetros de largura. As folhas são verdes, a inflorescência estreita lilás consiste em numerosas flores pequenas. Seu comprimento é de cerca de 30 centímetros, largura – 7 a 10 centímetros.
Astilbe floresce por 30 dias, começando no final de junho. Após a floração, formam-se vagens de sementes. A planta se desenvolverá melhor em sombra parcial. A ametista é uma variedade resistente à geada e não precisa de abrigo durante o inverno.
Condições necessárias para o crescimento
O local para o plantio do astilbe deve ser escolhido à sombra, com lençol freático elevado. O sistema radicular desenvolve-se bem em ambiente úmido. A planta não faz reivindicações especiais quanto à composição do solo, mas é preferível solo solto com acidez normal. Um arbusto pode se desenvolver em um local por cerca de 10 anos.
Conselho! Embora o arbusto possa florescer já no primeiro ano após o plantio, é melhor prevenir. Primeiro, a planta deve ficar mais forte e crescer um rizoma para poder hibernar bem.
Como plantar uma colheita no jardim
Para desenvolver arbustos, é preciso escolher a muda certa, escolher o local de plantio e plantar o rizoma no período desejado.
Escolhendo uma muda saudável e forte
Você precisa comprar rizomas com brotos curtos o mais cedo possível. Se o tempo ainda estiver fresco, você pode guardá-lo na geladeira ou em outro local frio. Ao atrasar a compra, o jardineiro corre o risco de adquirir uma planta com brotos alongados e retorcidos. Além disso, ao escolher um rizoma, é preciso prestar atenção para garantir que ele esteja livre de fragmentos podres e secos.
Preparando o local
Antes de plantar astilbe de ametista, a área é limpa de detritos, desenterrada e adicionado esterco podre. Após o aumento da área, são feitos furos a uma distância de pelo menos 30 centímetros um do outro. Seu tamanho deve ser tal que os rizomas tenham espaço suficiente para crescer e se desenvolver.
Momento e tecnologia de plantio
Astilbe Ametista é plantada após o aquecimento do solo. Isso geralmente acontece em maio.O plantio é feito da seguinte forma:
- são cavados buracos, o solo neles é misturado com cinzas, fertilizantes minerais, além de um hidrogel que ajuda a reter a umidade do solo;
- os buracos são regados com água, neles são plantados rizomas;
- as plantações estão cobertas de terra.
Astilbe tem um sistema radicular raso, então a planta não é plantada profundamente no solo. Para reter a umidade no solo, as plantações são cobertas com turfa ou casca de árvore.
Cuidados com as plantas
O cuidado consiste em regas frequentes, principalmente em verões secos, afrouxamento cuidadoso e cobertura morta do solo. Além disso, para garantir cores ricas, é necessário alimentar a planta. Os arbustos também são inspecionados para identificação de pragas e doenças. Se necessário, as plantações crescidas são replantadas.
Rega
Astilbe Ametista é uma plantação que adora umidade. Portanto, precisa ser regado com frequência, nos verões secos, duas vezes ao dia: de manhã e à noite. Se não houver umidade suficiente no solo, a planta reduz suas qualidades decorativas: as inflorescências ficam menores e perdem a riqueza de cores.
Fertilizando
Para plantas jovens, a fertilização aplicada durante o plantio é suficiente. Os arbustos adultos são fertilizados com nitrogênio imediatamente após o aparecimento dos brotos. Ajuda as plantas a se adaptarem mais rapidamente após o inverno e também promove o crescimento da folhagem perfurada.
A próxima alimentação é feita diretamente durante a brotação com uma mistura de fósforo e potássio. Contribuirá para a floração abundante e duradoura da Ametista astilbe. Para garantir que os arbustos sobrevivam bem ao inverno, no outono aplicam outro fertilizante com predominância de potássio.
Importante! Para o inverno, os arbustos, principalmente os plantados no outono, precisam ser cobertos com turfa, cascas de árvores, folhas secas e também cobertos com ramos de abeto.
Formação de arbusto
Astilbe não necessita de poda: forma sozinho uma coroa.Para deixar a planta esteticamente agradável, você precisa remover os caules das flores desbotadas e as folhas que secaram por qualquer motivo. Não há necessidade de sair do broto da flor: as sementes resultantes enfraquecem o desenvolvimento da planta.
Tratamentos preventivos contra doenças e insetos
Astilbe Ametista raramente é atacada por pragas e doenças, mas às vezes isso acontece. A planta, por exemplo, pode ser favorecida pela pennitsa. Um sinal do seu aparecimento é a presença de espuma abundante nos caules.
Você pode se livrar dos centavos tratando a planta com um inseticida. Para evitar o aparecimento de pragas, é necessário não engrossar as plantações, e também retirar ervas daninhas e restos de plantas do local. Para prevenir doenças, os arbustos são pulverizados com fungicida na primavera.
Transferir para um novo local
Se o local do local não for adequado para astilbe, ele deverá ser replantado. O procedimento é realizado na primavera ou no outono da seguinte forma:
- Um buraco de pouso é cavado com antecedência. Em tamanho, deve ser 2 vezes maior que o sistema radicular do arbusto.
- O astilbe é desenterrado e imediatamente transplantado para um novo local.
- As raízes são cuidadosamente esticadas e cobertas com terra.
- Os arbustos são regados e cobertos com turfa para reter a umidade.
Astilbe deve ser replantado o mais cedo possível. Isso torna mais fácil para a planta se adaptar a um novo local.
Métodos de reprodução
Em suas parcelas, os jardineiros geralmente propagam o astilbe dividindo o arbusto. Para isso, um arbusto adulto é desenterrado na primavera ou no outono e dividido em partes, cada uma das quais deve ter rizoma e brotos. Os delenki são plantados em local permanente, regados e cobertos com cobertura morta.
Outro método é a propagação na primavera por botões de renovação. Nesse caso, o botão com rizoma é plantado em substrato composto de turfa e areia, regado e coberto com filme.Os arbustos são plantados em terreno aberto no outono. A propagação do astilbe por sementes é de longo prazo e geralmente não é usada pelos jardineiros. É utilizado pelos criadores para desenvolver novas variedades.
Os principais problemas encontrados ao cultivar astilbe
Na maioria das vezes, ao cultivar uma plantação, surgem os seguintes problemas:
- Os arbustos desenvolvem-se mal. Isso pode acontecer quando o astilbe é plantado em local muito ensolarado ou, ao contrário, à sombra. O melhor local para isso é a sombra parcial.
- Astilbe não floresce. Isso pode acontecer por vários motivos: o arbusto está muito velho e precisa ser replantado; a planta é muito jovem, floresce no ano seguinte após o plantio; excesso de fertilizante nitrogenado.
Observação! Um excesso de nitrogênio pode fazer com que o arbusto não floresça, mas apenas cresça abundantemente a folhagem.
Plantar astilbe Ametista ajudará o jardineiro a decorar o local de uma forma inusitada e impressionante. É fácil de cuidar e raramente é atacado por pragas e doenças. Na paisagem, o astilbe é plantado próximo às mesmas plantações que gostam de sombra. É especialmente indispensável nas plantações de plantas bulbosas, após a floração das quais cobre a feia clareira com a sua folhagem rendada.