Descrição da actinidia Kolomikta Adam, seu plantio e cuidado, aplicação

A família Actinidia inclui mais de 75 variedades. São vinhas lenhosas com frutos comestíveis e folhas de cor incomum. Com base no sabor e no tamanho dos frutos, o tipo de planta mais famoso é o kiwi. Os jardineiros respeitam a variedade Adam de Actinidia Kolomikta por suas folhas bicolores. Esta variedade não dá frutos, mas poliniza outras variedades. O resultado são frutas com sabor superior ao da uva e com efeito medicinal.


Origem da actinídia Kolomikta Adam

A pátria da planta é o Extremo Oriente. Kolomikta é a variedade mais comum. Seu habitat natural é a China, o Japão, as Ilhas Curilas e a Coréia. Na Rússia, a liana do Extremo Oriente cresce no sul do território de Khabarovsk, na ilha de Sakhalin. A planta ornamental está adaptada ao clima rigoroso da Sibéria.

A videira arbustiva lenhosa também é conhecida como trepadeira. Desde meados do século XIX, a planta é plantada em parques e propriedades. A variedade Adam foi cultivada seletivamente. Seu criador é o botânico polonês Szczepan Marchinski.

Descrição de Actinidia Adam

A planta é uma videira rasteira. Os brotos do arbusto entrelaçam-se nos suportes e no próprio tronco.

Características principais:

Nome Descrição
Altura 1 metro
Comprimento da filmagem 10-12 metros
Tamanho da folha 5-13 centímetros
Latido Castanho escuro, liso

A variedade é interessante pela mudança na cor da folhagem. Antes da floração, as pontas passam de verdes para brancas e, após a floração, tornam-se primeiro rosa e depois carmesim brilhante. No outono, as folhas mudam completamente de cor para amarelo ou vermelho-púrpura. Os arbustos que crescem em áreas ensolaradas parecem especialmente coloridos.

Flores de Actinidia Adam

A planta floresce no quinto ano. A floração começa em junho e dura 20 dias. Flores com perianto duplo e pétalas brancas atingem 2 centímetros de diâmetro. Os botões são coletados em inflorescências de 2-3 peças. Sua formação começa em maio. As flores abrem em junho e têm aroma de limão.

Actinidia Kolomikta Adam

A variedade Adam foi criada exclusivamente para polinização e abre flores “masculinas”. É plantada junto às variedades “femininas”.

Frutos de Actinidia Adam

A variedade vegetal “masculina” não dá frutos. Mas, como resultado da polinização, frutos comestíveis aparecem nas variedades “femininas”. Suas características:

  • casca verde escura com listras longitudinais;
  • formato redondo alongado;
  • comprimento 3 centímetros;
  • largura 1,5 centímetros;
  • uma baga contém 90 sementes pequenas.

A frutificação vai de agosto a setembro. Os frutos maduros são macios, com sabor adocicado de abacaxi e parecem groselhas.

Onde Actinidia Adam cresce

A variedade selecionada é adaptada a regiões frias e quentes. É adequado para cultivo na região de Moscou e Primorye.

Na natureza, o cipó do Extremo Oriente cresce em florestas de coníferas. O arbusto atinge tamanhos especialmente grandes nas proximidades de abetos, cedros e abetos. Os matagais são encontrados perto de riachos, em áreas desmatadas.

As condições favoráveis ​​​​para o desenvolvimento da planta estão nas cinzas da floresta. É também um típico habitante de bordas de florestas e vegetação rasteira.

Resistência à geada de Actinidia Adam

O arbusto trepador é o representante do gênero mais resistente à geada. O limite inferior de temperatura de uma planta adulta é de 40-45 graus abaixo de zero. Os rebentos anuais são mais vulneráveis ​​​​do que os perenes e congelam ligeiramente em invernos rigorosos. Além disso, os ramos jovens podem sofrer geadas repentinas na primavera.

Foto de Actinidia Kolomikta Adam

Preferências de solo de Actinidia Adam

O arbusto rasteiro desenvolve-se bem em húmus, solo fértil, solto e rico em oxigênio. Solo neutro e ligeiramente ácido é adequado para Kolomikta variegado.

Aplicação de frutas Actinidia Adam

O criador soviético IV Michurin viu um grande futuro comercial para o cipó do Extremo Oriente. Ele acreditava que os frutos da planta ornamental são mais saborosos que os frutos da uva e são adequados para qualquer forma de alimentação.

Os frutos do mato têm efeitos antibacterianos e antifúngicos devido aos fitoncidas, e também estimulam a função cardíaca devido aos glicosídeos. O alto teor de vitaminas ajuda a normalizar a condição do corpo com deficiência de vitaminas.

Os curandeiros tradicionais do Extremo Oriente usavam bagas de Kolomikta para tratar escorbuto, tuberculose, bronquite e estomatite. Uma substância especial, a actinidina, promove a liberação de enzimas para a digestão de alimentos duros. As frutas Kolomikta são úteis para a constipação.

Tintura de álcool e vinho, geléia e compota são preparados a partir dos frutos aromáticos da planta. O arbusto é uma planta de mel, adequada para plantio próximo a um apiário.

Vantagens e desvantagens da actinídia Kolomikta Adam

A planta é mais útil em projetos paisagísticos. Um arbusto unissexual só tem valor econômico se houver outras variedades por perto. Então, além da bela coloração das folhas, as vinhas também darão deliciosos frutos silvestres.

Aspectos positivos do cultivo da variedade Adam:

  • design brilhante do gazebo, parede, cerca;
  • decoração de jardins em plantações individuais e em composições;
  • resistência à geada e à seca.

A planta raramente fica doente e não atrai insetos. Somente em alta umidade o fungo se desenvolve na copa.

Actinidia Kolomikta Adam

Desvantagens da planta:

  • nas regiões do norte, é necessário abrigo durante o inverno para proteger os rebentos;
  • atrai gatos.

Animais de estimação e animais vadios podem danificar seriamente o Kolomikta na fase de muda. Os galhos da planta contêm suco que atua como a valeriana. Os gatos não roem a casca densa dos arbustos maduros, mas os brotos macios são facilmente transformados em trapos. Portanto, no primeiro ano de plantio, é necessário colocar proteção nos brotos - pedaços de mangueira de borracha cortados longitudinalmente.

Regras para plantio de actinidia Kolomikta Adam

A planta está pronta para plantio em campo aberto aos 3-4 anos de idade. A época favorável é a primavera, após o fim das geadas.

Um local ensolarado ou ligeiramente sombreado, protegido do vento, é adequado para o arbusto. O local deve ser plano, sem fontes subterrâneas próximas e água da chuva estagnada.

Método de plantio de Kolomikta:

  • cave um buraco com 50 centímetros de profundidade;
  • colocar drenagem feita de seixos e fragmentos de tijolos no fundo;
  • misture o solo retirado da cova com húmus, fertilizantes de fósforo e potássio e nitrato de amônio;
  • despeje parte da mistura na drenagem e instale a muda;
  • preencher o buraco com o restante do solo, deixando o colo da raiz no nível de sua superfície.

O plantio é finalizado com rega abundante. Os arbustos são plantados em intervalos de 1,5 a 2 metros. Nas proximidades é instalado um suporte e as mudas são amarradas a ele para direcionar o crescimento dos brotos para cima.

Recomendações para cuidar da actinídia Kolomikta Adam

A liana do Extremo Oriente requer cuidados tradicionais para uma trepadeira - poda e rega moderada. Em condições favoráveis, o arbusto ornamental viverá até 100 anos.

Actinidia Kolomikta Adam

Poda de Actinidia Kolomikta Adam

A planta é podada pela primeira vez no segundo ano após o plantio. Na primavera, remova os galhos danificados e encurte o arbusto em um terço para estimular o desenvolvimento da copa.

No verão, a planta é podada para manter a forma, mas somente após o término da floração.

A poda de outono é realizada antes das primeiras geadas, removendo os ramos internos emaranhados.

Regar e alimentar actinidia Kolomikta Adam

Tanto a falta como o excesso de umidade são prejudiciais aos arbustos. A drenagem e o afrouxamento do tronco da árvore ajudam a prevenir a estagnação da água.Em climas quentes, os arbustos precisam ser regados generosamente uma vez por semana ou com mais frequência, evitando que o solo resseque e se aglomere.

Os fertilizantes são aplicados na forma líquida junto com água:

  • solução de uréia ou excremento de frango - na primavera;
  • uma solução de potássio e fósforo - após a floração e antes do inverno.

Um arbusto adulto requer 60 litros de água por rega. No verão, as plantas jovens são pulverizadas adicionalmente de manhã e à noite, se o tempo estiver seco. Quando chove, não é necessário regar e pulverizar.

Invernada de actinidia Kolomikta Adam

No primeiro ano após a plantação, as vinhas são retiradas dos suportes, colocadas e envoltas em agrofibra isolante ou cobertas com ramos de abeto. Nos anos seguintes, as plantas cultivadas nas regiões do sul com invernos amenos ficarão sem abrigo. Em climas frios, é melhor cobrir os arbustos para proteger os rebentos.

Foto de Actinidia Kolomikta Adam

Controle de doenças e pragas de Actinidia Kolomikta Adam

A falta de sol e o alagamento levam ao aparecimento de doenças fúngicas na planta. Companheiros frequentes de vinhas que crescem em condições desfavoráveis:

  • oídio felpudo branco;
  • manchas marrons de ramulária nas folhas;
  • botões e folhagens jovens comidos por besouros de folhas.

Para tratar e prevenir doenças, o arbusto é borrifado com calda bordalesa. Os rebentos danificados são podados. Para combater os besouros, são utilizados os produtos “Aktara” e “Iskra”.

Reprodução de Actinidia Kolomikta Adam

A trepadeira da variedade masculina é propagada por estacas. Os rebentos com dois anos de idade são adequados para a colheita. Eles são cortados de forma que haja 3 rins em cada pedaço. Uma extremidade do corte é oblíqua.

Os preparativos criam raízes se forem embrulhados em um pano úmido e mantidos aquecidos por uma semana. As estacas germinadas são plantadas em recipientes cheios de uma mistura de solo e turfa.

Avaliações de actinidia Kolomikta Adam

Os jardineiros observam o rápido crescimento da planta e a boa taxa de sobrevivência nos invernos perto de Moscou. Nas folhas da variedade “masculina”, a mudança na cor das folhas no verão é mais pronunciada do que nas variedades “femininas”, mas nos anos quentes a intensidade da cor rosa diminui.

A liana do Extremo Oriente produz brotos basais, mas não é agressiva se comparada ao lúpulo ou às uvas virgens. Os moradores de verão também aconselham o plantio da variedade não frutífera Adam para decorar gazebos, já que os frutos caem rapidamente e poluem a área.

mygarden-pt.decorexpro.com
Adicione um comentário

;-) :| :x :torcido: :sorriso: :choque: :triste: :rolar: :razz: :opa: :o :senhor Verde: :lol: :ideia: :verde: :mal: :chorar: :legal: :seta: :???: :?: :!:

Fertilizantes

Flores

Alecrim