O momento de plantar mudas de tomate para estufa é difícil de calcular com antecedência, principalmente se a estufa estiver fria e o clima de primavera for instável, o que é típico de latitudes temperadas e frias. Em qualquer caso, a colheita futura deve ser protegida da influência das mudanças climáticas, escolhendo a variedade certa e resistente ao frio e preparando e replantando adequadamente as mudas jovens.
Escolhendo as sementes certas para estufas
Sementes de tomate corretamente selecionadas ditam toda a colheita futura. Variedades com um longo período de cultivo ou com vinhas longas que excedem significativamente a altura da estufa não são adequadas para estufas.. Para mudas destinadas ao cultivo em interior, é importante ter capacidade de autopolinização e resistência suficiente a doenças associadas a elevados níveis de humidade, por isso semeamos apenas variedades destinadas especificamente a solo de interior. Também importante é o alto rendimento de cada arbusto individual e a possibilidade de colheitas repetidas - de preferência até o final do outono. Você precisa ler informações sobre a frutificação de uma variedade antes de cultivar tomates. Todas as informações sobre como semear esse tipo de tomate e quanto tempo levará para a colheita da futura colheita estão na embalagem com o material de plantio.
As sementes preparadas de forma independente em uma das safras anteriores devem ganhar força por pelo menos um ano - só podem ser plantadas depois de perder um ou dois verões. É importante lembrar que para a semeadura das mudas são utilizadas apenas variedades puras e não mistas. Nem um único jardineiro experiente semeia sementes que herdou de variedades desconhecidas ou, se houver suspeita de que os tomates uma vez semeados sejam uma espécie híbrida.
Quando semear sementes para mudas
O momento em que as sementes de tomate podem ser semeadas é calculado com base em vários fatores:
- características da estufa (isolada, fria);
- previsões para a primavera (se são esperadas geadas tardias);
- a capacidade de germinar sementes em casa (ou a necessidade de semear tomates imediatamente em terreno fechado).
Cálculos matemáticos simples entram em vigor, ajudando a determinar o momento do plantio em uma determinada latitude. Então, desde o momento de semear uma semente de tomate até o dia plantar mudas de tomate em estufa, passarão dois meses (55-65 dias). Ao final deste período, certas condições devem ser atendidas - a temperatura diurna na estufa não deve cair abaixo de 24 0C, noite - fique dentro de 17 0C. Em uma estufa aquecida, tais condições não são difíceis de alcançar, portanto o momento do plantio das mudas não será limitado a nenhuma época do ano.
Tendo uma simples estufa de verão sem aquecimento, o jardineiro deve estar preparado para o fato de que durante metade do período de cultivo as mudas de tomate serão aquecidas em casa. Em alguns casos, as mudas são plantadas em local permanente até 20 de maio. Porém, mesmo na melhor das hipóteses, com bom clima estável e umidade suficiente, a transferência das mudas de tomate para uma estufa do tipo “fria” ocorrerá apenas nos primeiros dias do último mês da primavera (aproximadamente de 3 a 5 de maio).
Levando em consideração todos os fatores acima, podemos determinar aproximadamente o período ideal para plantar tomates em mudas. Para latitudes médias com clima temperado e ao escolher uma variedade precoce de tomate, o momento da semeadura do tomate varia de 1 a 5 de março; para as latitudes meridionais, com primavera predominantemente quente e, caso se pretenda cultivar variedades de maturação tardia, as datas de plantio do tomate para estufa são adiadas para o final de fevereiro. Em qualquer caso, apenas são semeadas sementes processadas e desinfetadas.
Quando plantar mudas de tomate em estufa
O desejo compreensível do jardineiro de plantar mudas de tomate cedo e colher a primeira colheita, quando os ovários estão apenas começando a se formar nas estufas vizinhas, pode resultar na morte de todas as mudas ou, na melhor das hipóteses, em uma extensão da adaptação das mudas período. O cuidado excessivo com as plantas e a transferência das mudas para uma estufa quando os “botões” verdes já se formaram nos caules inferiores dos frutos também não é a melhor opção, pois os primeiros ovários provavelmente cairão durante a adaptação.Então, qual é a melhor época para plantar tomates em estufa?
E novamente tudo é decidido por cálculo matemático, só que agora é preciso avaliar a aparência da própria muda:
- 15 cm é a altura correta para um arbusto curto e maduro e 30 cm para um arbusto alto;
- De 8 a 12 folhas verdadeiras - é quanto deve ter um pé de tomate, pronto para ser transplantado para local permanente;
- de 5 a 7 mm - essa deve ser a espessura da haste;
- de 1 a 2 flores sem indícios de formação de ovário é um bom indicador de que as mudas podem ser plantadas em estufa.
É claro que, mesmo que todos os sinais acima estejam presentes, o fator decisivo na questão do transplante serão as condições climáticas. Se tomarmos como modelo a primavera média sem indicadores de temperatura anormais, então o prazo para o plantio do tomate pode se enquadrar no seguinte quadro:
- de 27 a 29 de abril – em estufa permanente permanentemente aquecida;
- de 2 a 5 de maio - em estufa permanente sem aquecimento artificial, mas com cobertura interna de filme;
- de 15 a 21 de maio - em estufa permanente sem aquecimento e tenda de filme em seu interior;
- de 23 a 28 de maio - sob uma simples moldura de filme montada em arcos.
Além disso, devemos lembrar que nem todos os jardineiros têm a oportunidade de cultivar mudas por conta própria e ir ao mercado mais próximo para comprá-las. Como determinar o horário de desembarque neste caso?
As mudas adquiridas devem ser plantadas no dia da compra - é impossível reabilitá-las se os brotos não forem viáveis. Portanto, preste atenção imediatamente na aparência das mudas e tenha em mente que as histórias dos vendedores de que as mudas ganharão vida magicamente na estufa são pura jogada de marketing.. As plantas adquiridas não devem:
- estar mole ou apresentar sinais de quebra nos caules e folhas;
- têm folhas danificadas e manchadas;
- têm caule grosso e folhas densas e coriáceas;
- já está coberto de flores ou tem ovários.
Definitivamente, você deve perguntar ao vendedor se as mudas foram endurecidas e em que condições. O ideal é que as plantas sejam cultivadas em estufa, ou seja, tenham passado por adaptação nas mesmas condições onde serão cultivadas futuramente.
Quando plantar mudas - os segredos da adaptação adequada
Já descobrimos que as datas de plantio devem ser determinadas pela aparência das plantas e pelas condições de temperatura na estufa. Agora vamos falar sobre como levar as próprias mudas de tomate a um estado em que o transplante para um novo local lhes cause danos mínimos. A etapa mais importante do preparo será o endurecimento dos tomates plantados em recipientes individuais, aproximando as condições de sua permanência daquelas que os aguardam em seu local permanente.
Quando plantar tomates em estufa? Duas semanas antes da data prevista para o plantio do tomate na estufa, a temperatura do ambiente onde estão as mudas é baixada artificialmente, para isso basta abrir as partes superiores das janelas. Após 3-4 dias dessa adaptação “primária”, as mudas de tomate já podem ser levadas para a varanda ou colocadas em frente à parte inferior aberta da janela (se não houver corrente de ar). Aos poucos, ao longo de uma semana, a presença de mudas na varanda aumenta de uma hora para seis. As plantas que já estão na estufa são endurecidas simplesmente abrindo as molduras pelo mesmo período.
Ao final da primeira semana de adaptação, se as mudas já apresentarem flores, toda a planta é borrifada em um borrifador com uma solução de 0,5 g de ácido bórico e 0,5 litro de água. Alguns dias antes de plantar tomates em uma estufa, retire as duas folhas inferiores.Porém, isso não é necessário se você não tiver certeza da precisão do momento do transplante, pois após pinçar as folhas, o cacho do fruto começará a se desenvolver mais rápido e será impossível interromper o processo. Neste caso, o período de plantio do tomate na estufa será ditado pela necessidade.
Se o jardineiro decidir plantar tomate cedo, ou se o tomate para mudas já passou por todas as etapas de preparo e não é desejável atrasar ainda mais, deve-se separar as plantas que já estão totalmente maduras daquelas que ainda podem esperar pelo replantio. Um túnel de filme é puxado para dentro de uma estufa sem aquecimento, de preferência dupla, com vão entre as paredes de 1 a 3 cm, e as mudas totalmente preparadas e endurecidas são transferidas para um local permanente. O tomate para estufa pode assim ser plantado em várias etapas, o que significa que a colheita pode ser prolongada por um período mais longo.