O canal de vídeos “Harvest Garden Tatyana” traz muitas informações interessantes sobre o cultivo de mudas de hortaliças sem terra: em vermiculita, em papéis enrolados. Essa semeadura deve ser dominada por quem cultiva muitas variedades de tomate. Prós do plantio sem terra:
- economizando espaço;
- germinação rápida de sementes;
- gasto mínimo de dinheiro e esforço;
- É conveniente sistematizar as mudas por nome e data de plantio.
Revisão em vídeo Colheita da horta Tatyana - quando semear tomates
Você pode semear sementes de tomate em momentos diferentes.Os jardineiros que possuem estufas de primavera sem aquecimento podem semear as primeiras sementes de tomate no final de janeiro. Com o vídeo você pode aprender como cultivar mudas fortes tomates em sacos.
Ao determinar a época de semeadura, leve em consideração características do tomate, como o período de maturação.
Espécies de maturação precoce para terreno aberto podem ser semeadas do final de março a meados de abril. As mesmas variedades precoces para estufas de primavera devem ser semeadas em fevereiro-março, variedades intermediárias e tardias - em março.
Ao determinar a data, você não precisa fazer nenhum ajuste no calendário lunar. Tudo o que uma pessoa ocupada precisa é de um pouco de tempo livre, bom humor, sementes, água e materiais disponíveis. A saúde das mudas é influenciada não pela fase da lua durante o plantio, mas pelos bons cuidados: aplicação de fertilizante na hora certa, rega, criação de microclima.
Vermiculita - mudas de tomate saudáveis
A vermiculita é um material a granel ecologicamente correto. Seu principal objetivo é soltar o solo, geralmente é adicionado ao solo no cultivo de plantas ornamentais e vegetais. Descobriu-se que as sementes de tomate germinaram com sucesso neste material. Mudas em grânulos crescem até a colheita.
O hidrogel pode ser adquirido em qualquer loja de jardinagem. Preparar o hidrogel para o plantio é simples: despeje os grânulos em uma bandeja rasa, encha com água e após 20-30 minutos o substrato está pronto para o plantio. A semeadura se resume a espalhar as sementes na superfície da vermiculita.
Resta indicar o nome do tomate na bandeja, cobri-lo com papel celofane e colocá-lo para germinar. A uma temperatura de 25–28 °C, os brotos aparecerão dentro de 5–7 dias.
Após o aparecimento das primeiras folhas, as mudas são plantadas em recipientes separados. A vantagem desse método é óbvia - a ausência de patas pretas nas mudas de tomate.
Mudas em rolos de papel
A maioria dos residentes de verão começa a semear tomates na região de Moscou no início de março. Para um cigarro enrolado você precisa de um saco de comida comum medindo 24 x 31 cm e um rolo de papel higiênico branco ou cinza.
Coloque o saco dobrado ao meio sobre a mesa e coloque 3 camadas de papel higiênico por cima:
- primeira camada ao longo da borda superior;
- segundo ao longo da borda inferior;
- o terceiro está novamente no topo.
É assim que o papel é colocado com sentido: as raízes, à medida que crescem, não cairão entre as camadas e as mudas serão mais fáceis de colher. Umedeça o papel com água usando uma lâmpada médica de borracha. Adicione peróxido de hidrogênio (3%) à água: 1 litro de água, 2 colheres de sopa. eu. instalações. Essa fertilização estimula a germinação das sementes.
Afastando-se 10 mm da borda superior, espalhe as sementes, mantendo um degrau de 1,5 a 2 cm, um cigarro enrolado contém até 20 sementes. Enrole o filme em um rolo solto e coloque-o em um copo plástico com água. Despeje um pouco de água - 1 cm é o suficiente. Coloque um saco em cima do vidro de enrolar e retire-o somente depois que aparecerem os brotos verdes. Recolha as mudas após o aparecimento de 2 folhas.
Cultivamos mudas fortes em sacos
Plantar mudas em sacos é cômodo e prático. Para obter uma colheita antecipada, plante as mudas em sacos pretos e resistentes com volume de 10 litros. Prepare o substrato com terra de jardim, fibra de coco e vermicomposto.
Dobre o saco até uma altura de 15–20 cm e encha-o com terra úmida. Primeiro coloque uma camada de cascas de ovo (não amassadas) no fundo. Shell - alimentação e drenagem ao mesmo tempo. Aperte as raízes das mudas durante o transplante.
Adicione substrato aos sacos à medida que as mudas crescem. O tomate cultivado em saco tem sistema radicular bem desenvolvido, praticamente não adoece no transplante, cresce rápido, floresce e frutifica mais cedo. Vale a pena plantar variedades precoces em sacos grandes.
Você pode aprender muito sobre o cultivo de tomates no canal de vídeo “Tatyana’s Harvest Garden”. As informações serão úteis não apenas para iniciantes em jardinagem, mas também para horticultores experientes.