O tomate é uma das principais culturas da horta. Os criadores desenvolveram muitas variedades para cultivo em campo aberto, sendo o tomate Podarok Kuban uma das áreas promissoras para trabalhos futuros. Como o nome sugere, foi desenvolvido especificamente para a região de Krasnodar. Curiosamente, a variedade enraíza-se bem nas margens norte e sul do rio Kuban.
informações gerais
O tomate Kubanets é bastante despretensioso, prefere crescer em clima ameno, à beira-mar, ao sul de Tuapse. Aqui as condições lembram mais a pátria do tomate, a ensolarada América do Sul.Antepassados selvagens e semi-selvagens de variedades modernas, bem preservadas até hoje, ainda são encontrados aqui.
O resto do Território Krasnodar é mais árido, ocupando mais de 2/3 de todo o território – cerca de 70%. Uma fronteira condicional pode ser traçada ao longo do rio Kuban, que divide a área em duas partes desiguais. As condições locais são mais adequadas para estufas do que para o cultivo de hortaliças ao ar livre. Isso aumentará a produtividade e pagará pelo design caro.
Dadas as altas temperaturas do verão, deve-se decidir com antecedência a variedade. A folhagem dos arbustos deve ser densa e as próprias folhas largas. Ou seja, os tomates da região de Krasnodar devem crescer dentro do mato, bem cobertos com folhas do sol escaldante.
A intensidade da luz solar pode ser controlada com blocos de policarbonato, instalando-os em um desenho simples sobre as camas.
Tecnologia agrícola
Como você sabe, os tomates podem ser cultivados:
- utilização de mudas;
- usando o método sem sementes.
Ambos têm uma justificativa econômica. Um clima árido requer a presença de mudas e condições de estufa. As algas macias são nativas das plantações de tomate, aqui você pode sobreviver semeando sementes em canteiros abertos.
O solo
O solo deve ser leve e nutritivo. Uma mistura de húmus, areia e terra é ideal. Normalmente o solo é preparado no final do outono, espalhando húmus por toda a área. Durante o inverno e parte da primavera ele descansa, alguns dos nutrientes são absorvidos pelo solo com a ajuda da água do degelo. Depois disso, fertilizantes complexos são adicionados e desenterrados. Resta escolher o momento certo para plantar as mudas, cuidar delas e aguardar a colheita.
As características do solo da região de Krasnodar devem ser levadas em consideração no momento do plantio. As terras áridas das estepes consistem em chernozems carbonatados e lixiviados.A alimentação mineral é necessária aqui.
Geralmente são usados fertilizantes complexos - o risco de superalimentar a planta com um único elemento é reduzido. Às vezes, há necessidade de alimentação localizada de variedades de tomate para o Território de Krasnodar - o terreno aberto permite a aplicação de fertilizantes por métodos líquidos ou secos.
Para esses fins eles costumam usar:
- superfosfato (teor de fósforo 20%) ou superfosfato duplo (45%);
- nitrato de potássio;
- ureia
Para plantar arbustos nesse solo, ele é pré-tratado com os três tipos de fertilizantes. A proporção recomendada é 1:1:1. Após o aparecimento dos primeiros frutos, a proporção muda - 3:9:1.
A composição proporcional dos elementos fundamentais em Krasnodar e na região é selecionada individualmente por região. O solo é diferente em todos os lugares, após a colheita sua composição muda muito. O aumento na quantidade de potássio e fósforo durante a formação dos frutos se deve ao aumento da necessidade da cultura por esses elementos. Os horários de aplicação de fertilizantes podem ser considerados zoneados - sua composição varia em toda a área da região.
O principal é não superalimentar a planta. Níveis aumentados de nitrogênio, potássio, fósforo e magnésio levam a doenças, diminuição da produtividade e crescimento mais lento.
A folhagem é uma espécie de indicador do aumento da concentração de elementos:
- magnésio, fósforo - leva ao escurecimento das folhas nas bordas;
- nitrogênio - amarelecimento;
- potássio - desenvolvimento de necrose;
- o cálcio é um estimulador do crescimento, a cultura não aguenta tal carga e morre por falta de outros elementos.
Plantinha
Todo jardineiro, antes do início da temporada, se pergunta quando plantar tomates. O período habitual é de 40 a 45 dias antes do início do desembarque. Ao crescer, eles se esforçam para criar uma planta que atenda a certos requisitos:
- cor - verde escuro rico;
- perna elástica forte;
- o número de folhas totalmente formadas é de 5 a 6;
- altura - pelo menos 20 a 30 cm;
- a aparência é fresca.
Você pode usar um calendário de plantio e decidir quando plantar mudas de tomate. Também é chamado de lunar. Acredita-se que as mudas crescem melhor quando a lua está nascendo. Por que isso está acontecendo? Talvez a planta receba mais luz da lua ou esteja exposta a campos gravitacionais.
Jardineiros experientes planejam com antecedência a hora de plantar tomates e estudar a previsão do tempo.
Os principais riscos associados ao seu crescimento:
- Você pode obter mudas crescidas. Nesse caso, torna-se impróprio para o plantio. Antes de semear tomates para mudas, é necessário planejar a fertilização. Quando há uma overdose de elementos benéficos, os brotos crescem muito rapidamente. O caule é fino, incapaz de segurar folhagens e ovários.
- A falta de iluminação pode fazer com que a planta cresça rapidamente. Geralmente em Kuban, quando a temporada começa, o tempo está ensolarado. Ao crescer em casa, as nuances são possíveis. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se o uso de iluminação artificial. Isso é feito usando lâmpadas LED especialmente instaladas nas cores vermelha, verde e azul. É necessário que a luz lave a planta - neste caso, forma-se um caule grosso e uma folhagem elástica.
- Normalmente eles levam de três a dez dias a partir do momento em que as sementes são plantadas. Isso é feito para verificar a germinação - sementes de baixa qualidade demoram muito para produzir os primeiros brotos. Sementes saudáveis e fortes produzem os primeiros brotos já no terceiro dia após o plantio.
Para verificar a germinação, primeiro você deve testar suas variedades favoritas ou melhores de tomate. A semente é colocada em água morna e aguardada por pelo menos 10 minutos.
As sementes saudáveis ficarão rapidamente saturadas de água e depositar-se-ão no fundo do recipiente. Os ocos permanecerão na superfície. Eles precisam ser classificados. Não é recomendado o uso de sementes ocas.
Variedades para a região de Krasnodar
Muitas variedades de tomates para terreno aberto toleram bem quedas de temperatura de curto prazo. Ao mesmo tempo, o crescimento desacelera, mas o rendimento é preservado. Este recurso é usado para o cultivo de variedades tardias. Eles tentam aproveitar ao máximo o outono. A temperatura mais atraente para o tomateiro é de +18 a 25 graus.
Cedo:
- Gigante Carmesim;
- Chinês;
- Mistério;
- Anastasia;
- Caqui;
- Fogo de artifício.
Período médio de maturação:
- Alpinog;
- Gigante Novikov;
- Digitomandra;
- tomate Kubanets f1;
- Gigante russo;
- Mestre F1;
- F1 burguês.
Período de maturação tardia:
- tigrado;
- Gota Dourada;
- Gigante do Oriente;
- Limão-Liana;
- Guardião Longo;
- Do Carão;
- Coração de touro.
Muitas dessas variedades têm sabor doce, com leve acidez. Existem também híbridos complexos, como Barin F1 ou Bourgeois F1. Estas são as melhores e mais populares variedades de tomates para os territórios de Stavropol e Krasnodar.
Características de crescimento
Cada cultura possui características individuais de crescimento, que se resumem à implementação de recomendações gerais. Isso o ajudará a obter uma boa colheita: o cultivo do tomate requer atenção especial. O processo é bastante problemático, a cultura requer muito tempo para cuidar.
A rega dos tomates em estufa ou em campo aberto deve ser feita à noite ou de manhã. Não é recomendado usar aspersão de manhã à tarde. O sol quente da tarde aquece rapidamente a água das folhas, o que pode danificar sua delicada estrutura.Poeira ou sujeira se acumulam nas folhas, para melhorar os processos de fotossíntese, às vezes você pode mimar a planta com aspersão.
Recomenda-se regar pela raiz. O sol quente e o clima quente que caracterizam a região de Krasnodar justificam o uso de precauções. Às vezes, o esquema de irrigação é complicado. Tubos de plástico com pulverizadores especiais são colocados ao longo de todo o comprimento dos canteiros. Com esse método de rega, cada arbusto recebe sua porção de água.
A fertilização é feita 3-4 vezes por temporada, tudo depende das condições do solo Kuban. A frequência depende dos períodos de crescimento das plantas.
Frequência de alimentação
A primeira fertilização é feita imediatamente após o plantio das mudas. Isso é necessário para reduzir o período de adaptação durante o transplante. Durante vários dias os arbustos vão se acostumar com as novas condições e composição química do solo.
O segundo é produzido após o aparecimento dos primeiros tomates pequenos. Para um crescimento intensivo, a planta necessita de nutrição adequada. O tempo após pousar aqui varia muito. Depende do estado dos arbustos, da variedade e das condições de detenção.
A seguir, é preciso fazer uma excelente colheita, o que também exigirá força. A frequência nesta fase é de 10 a 15 dias. Tudo depende do esgotamento do solo.
As mudas precisam acima de tudo de alimentação, requerem um clima de estufa e são sensíveis à irrigação e à iluminação. As sementes são plantadas imediatamente no solo preparado, mas há etapas de fertilização que se recomenda seguir:
- A primeira é após o aparecimento de uma ou duas folhas maduras.
- A segunda é depois do mergulho.
- A terceira é antes do desembarque.
Freqüentemente, as mudas são cultivadas em estufas, diretamente na horta.Isso facilita o transporte e possibilita a realização do endurecimento antes do plantio.
Em alguns casos, para proteger os arbustos do sol, são utilizados blocos de policarbonato resistentes ao calor ou filtros especiais que dispersam a luz solar, reduzem a intensidade da radiação ultravioleta prejudicial e transmitem um determinado espectro de cores. Eles consistem em materiais resistentes ao calor que não alteram suas propriedades com o tempo.
O cumprimento de certas regras de produção agroindustrial permite obter excelentes tomates New Kuban ou outra variedade. Todos os tomates estão adaptados às difíceis condições climáticas da região e, com os devidos cuidados, deliciam os seus proprietários com frutas suculentas e saborosas.