Em 2008, criadores do Território de Primorsky introduziram tomates para salada da variedade Toptyzhka na região do Extremo Oriente. Os produtores de vegetais testaram o novo tomate nas suas parcelas e ficaram bastante satisfeitos.
Descrição do tomate:
- meia temporada;
- arbusto padrão determinado;
- aprovado para a região do Extremo Oriente;
- salada;
- para terreno aberto em lotes residenciais particulares;
- saborosos tomates de tamanho médio (100–160 g);
- rendimento 2,1–3,6 kg/m2.
O curto verão da região do Extremo Oriente torna as variedades de tomate mais comuns inadequadas para o cultivo. Para condições tão espartanas, são necessárias variedades “fortes” zoneadas, uma das quais foi o tomate Toptyzhka.
As características gerais desta variedade permitem aos horticultores amadores cultivar verdadeiras culturas nas suas parcelas.
Plantinha
O tempo de semeadura das mudas é calculado dependendo da região de cultivo. Você precisa contar 55-60 dias a partir do horário normal da última geada. Para a colheita da variedade padrão Toptyzhka, são adequados vasos com volume de 0,5 a 0,7 litros, seu sistema radicular não é muito desenvolvido.
Mudas de Toptyzhka não são propensas a esticar e crescer demais. Mas nas condições da região do Extremo Oriente, a iluminação total com lâmpadas do espectro diurno é obrigatória. 2 semanas antes do plantio no solo, as mudas estão endurecidas.
Formação de arbusto
O arbusto padrão tem caule grosso e aparência atarracada (60–75 cm), as folhas são médias e grandes, verde-escuras.
Você pode plantar tomates no jardim com bastante densidade, a uma distância de 30 a 40 cm; o sistema radicular de Toptyzhka é compacto. A princípio, à noite e em dias frios, é melhor cobrir o plantio do tomate com filme. Esta cultura não tolera temperaturas abaixo de 14–16 ⁰C.
Os produtores de sementes consideram a variedade como não necessitando de liga. Mas as avaliações dos produtores de vegetais diferem ligeiramente nesta questão. O abundante ovário de Toptyzhka é capaz de colocar no chão até mesmo um arbusto tão forte e atarracado. Portanto, perto de plantas especialmente “bem-sucedidas”, você terá que construir um suporte com estacas. Este tomate quase não forma enteados. Mas se aparecerem, serão removidos. Isso ajudará a planta a dedicar todas as suas forças ao amadurecimento da colheita.
A variedade padrão elimina o contato das folhas e frutos com o solo, o que ajuda a proteger a cultura do apodrecimento.
O solo
Na região do Extremo Oriente, os tomates são geralmente plantados em canteiros “quentes” para aumentar a temperatura do solo em 2–3 ⁰C.Para isso, no outono, uma camada de galhos, esterco, composto, folhas, serragem e outros componentes orgânicos é colocada em trincheiras com 0,5–0,6 m de profundidade. Você não pode usar a parte superior de nenhuma erva-moura.
30 cm de solo fértil são colocados por cima e cobertos com uma camada de turfa ou esterco. Bordas feitas de tábuas são instaladas ao longo das bordas e o nível da cama é elevado. No inverno, a matéria orgânica apodrece e na primavera está pronta para o plantio de mudas. Em um canteiro “quente”, os tomates crescem mais rápido e resistem ao frio com mais facilidade.
Colheita
102–110 dias após a germinação, você pode esperar os primeiros tomates Toptyzhka. Frutos verdes verdes com uma mancha escura perto do pedúnculo. Os tomates maduros são de uma cor rosa intensa e com nervuras. O tamanho do fruto é médio, cerca de 100–160 g, mas alguns exemplares pesam até 220 g.
Segundo avaliações de horticultores, os tomates são carnudos, de casca fina, suculentos e muito saborosos em saladas. Na conservação, Toptyzhka tem se mostrado bem em ketchups, sucos e marinadas. Se necessário, os tomates amadurecem bem no parapeito da janela. A variedade foi cultivada para cultivo em fazendas particulares e não tolera bem o transporte.