O tomate La La Fa F1 é uma espécie determinada. Caracteriza-se por períodos de maturação médios e frutificação abundante. Entre as vantagens da variedade está a versatilidade no uso de frutos pequenos.
Características híbridas
A descrição e as características da variedade de tomate La La Fa incluem tanto a aparência do fruto quanto as características biológicas da planta vegetal.
Como o híbrido de tomate pertence à primeira geração de variedades cruzadas F1, as sementes da variedade devem ser adquiridas em lojas especializadas. Produzem um arbusto de um metro e meio de altura, com grande número de pincéis, bem frondosos.Os primeiros cachos de flores aparecem nos tomates La La Fa após seis ou sete folhas, e os subsequentes com intervalo de uma ou duas folhas. O período de maturação do tomate é de 100-115 dias após os primeiros brotos. Cada pincel fornece cinco a seis tomates.
Os frutos do tomate têm uma série de características:
- Têm formato redondo com ligeiro achatamento.
- A cor da pele grossa é vermelha.
- A polpa é suculenta, sem lacunas, com quatro a seis câmaras para sementes.
- A casca não racha, por isso os tomates podem ser transportados por longas distâncias.
- Os frutos têm um sabor muito agradável e o seu aroma é verdadeiramente de tomate.
- Os tomates vermelhos permanecem frescos por muito tempo sem estragar ou alterar o sabor.
- O peso da fruta chega a 130-160 gramas.
- Para o inverno, os produtos enlatados de tomate são preparados em marinada e salmoura. Os tomates também são adequados para secar.
O rendimento dessa variedade de tomate chega a três quilos por arbusto quando cultivado corretamente.
Segredos para cultivar e cuidar do tomate
Como todas as espécies determinadas, a variedade de tomate La La Fa é adequada para solo aberto e fechado, dependendo das condições climáticas de crescimento.
Como de costume, as sementes de tomate são plantadas no final de março para as mudas. Certifique-se de selecionar sementes adquiridas e desinfetá-las para prevenir doenças. O solo também é desinfetado com solução de permanganato de potássio ou água fervente.
Para obter mudas de alta qualidade, são necessários cuidados cuidadosos na forma de:
- umidade oportuna do solo;
- aplicação de fertilizantes minerais e orgânicos;
- afrouxando o solo;
- manter temperatura e umidade estáveis no ambiente;
- garantindo iluminação ideal.
Antes do plantio em ambiente interno ou aberto, as mudas do híbrido F1 são endurecidas por dez a quinze dias ao serem expostas ao ar. Os tomates são plantados no final de abril em estufa e nos primeiros dez dias de maio - em campo aberto. Para os tomates, escolha as áreas ao sul do jardim, com lençóis freáticos profundos.
A disposição das mudas de tomate em local permanente consiste em colocar até quatro hortaliças em um metro quadrado. O alto rendimento dos pés de tomate depende disso.
Para que os arbustos se desenvolvam bem e frutifiquem, eles devem:
- regar moderadamente;
- alimentar a cada dez dias, alternando verbasco diluído na proporção de 1:5 e fertilizantes minerais - superfosfato, sal de potássio, nitrato de amônio na quantidade de quinze a trinta gramas por balde de água;
- afrouxe o solo ao redor dos arbustos após regar;
- Pulverize com calda bordalesa para prevenir doenças.
Embora a variedade do tomate seja determinante, a abundância de frutos nos arbustos pode quebrar os caules do tomate. Portanto, eles precisam de uma liga. É realizado cravando estacas próximas à planta. E escolha tomates É melhor quando eles estão amarrados. E para o tomate La La Fa esse procedimento é obrigatório. A formação de um arbusto ocorre em duas ou três hastes.
E quando os tomates estiverem amarrados, beliscar será mais bem-sucedido e rápido.
Como amarrar arbustos de tomate corretamente
Para evitar que a planta morra e quebre o caule, não se pode usar linha áspera, linha de pesca ou arame como liga. A escolha ideal seriam tiras de tecido de três a quatro centímetros de largura. Se quiser que os tomates não percam a apresentação, compre um clipe de plástico para amarrar. Vai durar muito tempo e é conveniente para amarrar tomates.
Se as estacas forem cravadas perto do caule, fazem-no de forma a não destruir a planta. Varetas de metal, reforço cortado e ripas de madeira são usadas como estacas. O comprimento das apostas não deve ser curto. Eles penetram bem no solo perto dos tomates, excedendo a altura dos tomates La La Fa em vinte a trinta centímetros.
Alguns produtores de vegetais usam suportes verticais especialmente feitos - treliças. Eles são especialmente úteis para o cultivo de tomates em estufa. É construído a partir de postes, entre os quais são esticados arame, malha ou ripas. Neste caso, os caules e escovas do tomate são direcionados para cima ao longo do suporte. Graças a este desenho é cómodo regar as plantas, pois não caem ao solo nem apodrecem.
Os tomates da variedade La La Fa sentem-se bem quando bem cuidados e deliciam-se com excelentes colheitas.
Críticas sobre tomates
O híbrido musical F1 possui apenas características positivas. A partir das avaliações do tomate feitas pelos horticultores, fica claro que a variedade tem uma série de vantagens:
- A variedade La La Fa é uma das melhores em termos de cultivo e facilidade de cuidado.
- Tomates pequenos são frequentemente usados para enlatados. E no pote retêm o sabor e o aroma do tomate. E os frutos não estouram, mantendo sua integridade devido à casca densa.
- Os tomates híbridos são caracterizados por alta resistência à maioria das doenças vegetais. A planta não é suscetível à podridão das pontas das flores ou fusarium.
- O vegetal adapta-se bem às condições de terreno aberto e estufas.
Mas o que os jardineiros mais valorizam na variedade La La Fa é que ela produz rendimentos consistentemente elevados de frutas. A abundância e duração da frutificação permitem fazer muitos preparos com tomates saborosos e suculentos.